Estragão é uma planta muito utilizada como tempero

Inicio » Agricultura » Estragão é uma planta muito utilizada como tempero
04/10/2020 Por
Estragão é uma planta muito utilizada como tempero

O estragão, ou estragão francês, como é conhecido, é uma planta para fins medicinais, porém, muito utilizada também como tempero. Além de tempero, o estragão também pode render um ótimo chá para cólicas menstruais.

O estragão possui um sabor bem delicado, sendo muito semelhante ao anis-estrelado.

Estragão

O que é estragão?

Estragão é uma planta que também é usada muito como tempero e que agrega diversos benefícios para o corpo humano. Pode chegar tranquilamente a 1 metro de altura, além disso, apresenta flores minúsculas e como nome científico é conhecido por Artemisia dracunlculus.

Como possui um sabor adocicado, é uma planta extremamente agradável de ser consumida, seja como chá ou como tempero. Além disso, possui ação digestiva, estimulante, vermífuga, etc. Isso ocorre pois possui a presença dos famosos taninos, a cumarina, os flavonoides e também óleo essencial.

Uso terapêutico do estragão

Para finalidades terapêuticas, essa planta pode ser usada como estragão desidratado. Além disso, traz incríveis benefícios à saúde. Também é extremamente utilizado como diurético e estimulante de apetite, pois pode agir como um tônico em casos de desnutrição e problemas relacionados a vitaminas.

Porém, é necessário lembrar que é sempre bom consultar um médico ou profissional capacitado da área da saúde para fazer o uso de forma monitorada. De qualquer forma, são infinitas as explicações sobre para que serve o estragão.

Plantio do estragão

Para saber como plantar estragão, basta escolher entre um canteiro ou um vaso. Da mesma forma que outras ervas, como o estragão manjerona, o tempero estragão precisa de muito sol e um solo que tenha muita fertilidade. Somente dessa forma, é possível fazer com que ele floresça de forma saudável e eficaz.

Além disso, é sempre necessário um certo cuidado e atenção. Um exemplo: é preferível que sua terra seja adubada a cada 30 dias, principalmente se ele for plantado em um vaso.

É compreensível que vasos estejam sendo cada vez mais escolhidos para o plantio de diversas flores e temperos, afinal, as residências estão sendo projetadas em tamanhos menores. Além disso, muitas pessoas estão optando viver em apartamentos, levando em conta a privacidade e maior segurança do local.

Isso não tem problema nenhum, afinal, cada um deve morar onde se sente bem. Porém, é necessário lembrar que o tempo de germinação da planta dura até uns 20 dias e, assim, a planta chega até quase 1 metro.

Por isso, o local onde será plantado deve ser muito bem escolhido, a fim de evitar problemas caso a residência seja alugada e pequena. Mesmo que a planta não interfira em nada, pode ser que haja pessoas no local que tenham alergia ou apenas não gostem de plantas.

Estragão

Armazenamento do estragão

Para armazenar o estragão, é necessário que fique em local seco, escuro e totalmente longe do calor. Afinal, caso o ambiente seja muito quente, isso pode alterar e degradar o sabor e as propriedades dessa planta.

Logo, não deve ser guardado perto do fogão ou, até mesmo, da máquina de lavar louça. Além disso, o recipiente que contém a erva não pode ficar com a prateleira aberta. Em resumo, deve ser evitado qualquer lugar onde ele corra o risco de ficar exposto ao calor ou umidade.

Para que ele seja guardado de forma correta e bem protegido desses fatores degradantes, basta lavar bem – e com delicadeza – as folhas. Depois de secas, elas devem ser armazenadas em um pote ou algum outro recipiente fechado e guardadas diretamente na geladeira ou freezer, se preferir.

Inclusive, muitas pessoas preferem armazenar temperos em geral dentro do freezer. Assim, é possível ter uma durabilidade muito maior, além do tempero estar congelado e não necessitar de pressa para usá-lo.

Como usar o estragão?

Usar o estragão como um azeite aromatizado é uma das ideias favoritas de muitas pessoas. Para isso, basta pegar um vidro e colocar nele o azeite extravirgem, aproximadamente cinco dentes de alho já descascados, uma colher de sobremesa de alecrim, três ou quatro folhas de louro, pimenta malagueta a gosto e uma colher de sopa do estragão.

Assim, é só ir utilizando conforme a preferência. Porém, antes de usar, é necessário que a mistura fique descansando por aproximadamente duas semanas. Outro ponto importante para prestar atenção é que, para fazer o azeite, é preferível que todas as ervas estejam desidratadas.

Receitas com estragão

Como é uma erva de grande importância na cozinha, pode ser usada em diversos pratos. Como o gosto do estragão é acentuado e levemente doce, é muito utilizado em saladas e molhos. Além disso, dentre esses molhos, os mais famosos são os: tartare, hollandaise e béarnaise.

Outras receitas com estragão envolvem o frango, que também é perfeito para casar com gosto do tempero. Como falado anteriormente, o sabor lembra o anis-estrelado, logo, é ótimo para servir com sobremesas feitas à base de maçã.

Duas das melhores receitas para usar o estragão estão apresentadas em seguida.

Estragão

Frango com molho de estragão

Para essa receita, basta ter frango cortado em pedaços, limão, cebola, sal, cenoura, uma colher de sopa de estragão, óleo e demais temperos.

Após isso, basta cortar a cebola em anéis e refogar junto ao alho, se preferir. Logo, é só dourar os pedaços de frango na mesma panela em que a cebola. Após isso, é só temperar com sal, cúrcuma e outros temperos a gosto. O vinho também é uma ótima ideia.

Depois de feito o molho já com o frango, é só separar o frango em outra panela e colocar o mesmo molho no liquidificador. Após bater, peneire o molho sobre o frango e sirva com arroz.

Molho de estragão para saladas

Para fazer esse molho para saladas, basta ter duas colheres de mostarda, vinagre de estragão a gosto, azeite de olive (quatro colheres, aproximadamente), ½ copo de água e sal. É só misturar todos os temperos e deixar descansando por alguns dias, caso prefira sabores mais presentes. Assim, ele ficará com o gosto mais acentuado e forte.

Caso prefira um molho de estragão mais suave para a salada, então basta misturar todos os ingredientes, esperar algumas horas e depois temperar com a quantidade que achar melhor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo