Tomilho é uma planta aromática que traz vários benefícios

Inicio » Agricultura » Tomilho é uma planta aromática que traz vários benefícios
27/08/2019 Por
Tomilho é uma planta aromática que traz vários benefícios

Tomilho é uma das ervas mais versáteis que podemos encontrar

O tomilho é uma das ervas mais versáteis da natureza. A planta não é apenas um item obrigatório na cozinha, como a matéria-prima de vários produtos aromáticos presentes hoje no mercado.

Sem dúvidas, o tomilho possui uma ampla gama de usos terapêuticos e medicinais. Suas propriedades se devem graças ao potente composto anti séptico timol, encontrado nas folhas da planta.

tomilho

O que é tomilho?

Tomilho é um subarbusto aromático da família das Labiadas. Ele é um remédio eficaz e popularmente conhecido no tratamento de tosses e dores de garganta.

Estudos indicam que os benefícios do tomilho ainda envolvem propriedades antimicrobianas e anticancerígenas, além de outras vantagens à saúde, ainda em pesquisa.

A planta é, sem dúvida, considerada uma das ervas mais versáteis encontradas hoje na natureza.

Óleo essencial de tomilho

O óleo essencial de tomilho está surgindo no setor agrícola devido à ampla demanda de mercado. A produção dos plantios cultivados nas fazendas abastecem o comércio de óleos essenciais e demais aromáticos.

Derivado do Thymus vulgaris, um membro da família das mentas, o óleo de tomilho é usado em elixires, na culinária, na aromaterapia e nos perfumes.

Origem do tomilho

O tomilho é uma erva muito apreciada por seus valores aromáticos. A planta é originária do Oriente, da Ásia Menor, do Norte da África e do Mediterrâneo.

Em suas regiões nativas, a erva é usada há séculos na forma de condimento. Além disso, a planta é comumente considerada um dos elementos chave para rituais e cerimônias.

A palavra thymus é derivada do idioma grego, onde, além dos verbos “limpar” e “fumigar”, significa “coragem”. Desse modo, não é difícil compreender porque seu uso em rituais se tornou tão imperativo em regiões nativas.

Durante a Idade Média, por exemplo, as donzelas ofereciam ramos da planta aos cavaleiros como um incentivo para que conjurassem coragem nas batalhas.

Além disso, a erva também era regularmente usada em defumações de ambientes, a fim de desinfetar e limpar a casa. No âmbito místico, a planta era aludida à saúde e ao amor.

De acordo com algumas crenças, um modo de evitar pesadelos é depositando um ramo da erva no interior de um travesseiro. Por outro lado, quando armazenados dentro de bolsas e bolsos, a erva ganha a fama de afastar a energia pesada e os maus fluidos dos ambientes.

tomilho

Como plantar tomilho?

A erva possui muitos benefícios culinários, curativos e econômicos, tanto para plantações de jardim quanto para práticas agrícolas. Contudo, o cultivo da erva pede cuidados específicos que devem ser considerados antes de apostar no plantio. A seguir, você conhecerá os quesitos para começar sua plantação de tomilho.

Solo

A planta prefere um solo leve, mas fértil, e calcário para um bom crescimento e teor de óleo. Isto é, em solos pesados ​​e úmidos, o aroma das folhas será menor e há chances de que as plantas sequem logo.

Clima

Um clima quente é o mais adequado para o cultivo da planta. Por isso, o clima tropical do Brasil é ideal para o plantio de tomilho.

Ademais, é possível cultivá-lo tanto nas colinas quanto nas planícies. As regiões montanhosas, no entanto, são mais adequadas para o seu cultivo. Lembre-se, contudo, que as plantas são suscetíveis à geada.

Temporada

As sementes da erva podem ser semeadas em viveiros em temporadas anteriores ao verão. Afinal, o término do verão é reservado para o transplante das mudas ou o plantio de mudas enraizadas.

Propagação

O tomilho pode ser propagado por sementes ou vegetativamente pela divisão de plantas velhas. As sementes são semeadas diretamente ou em canteiros bem preparados e com bom solo. Soluções adequadas podem ser usadas para imergir as sementes ou estacas por vinte minutos antes do plantio.

Este tratamento de imersão aumenta a germinação das sementes ou a porcentagem de enraizamento das estacas. Além disso, um bom solo é preferível para os viveiros, pois as mudas são muito pequeninas e permanecem inconspícuas por várias semanas após a germinação.

Sementeira e plantio

Quando as sementes são semeadas diretamente, elas podem ocupar fileiras de 90 cm de distância. Posteriormente, quando as sementes germinarem, as plântulas podem ser desbastadas a 30-45 cm dentro da fileira. Uma irrigação leve é ​​recomendada após o plantio.

Irrigação

Uma vez que o plantio é feito no final do verão, o cultivo da erva requer irrigações frequentes durante os períodos secos.

tomilho

Capinação

O hábito da capina deve ser realizado em intervalos regulares para incentivar o bom crescimento das plantas. Nas colinas, a fim de evitar o congelamento das plantas durante o inverno, é feita uma cobertura morta. A adubação foliar deve ser feita uma vez por mês.

Pragas e doenças

A planta não é danificada por nenhuma praga grave da natureza, mas a doença da murcha bacteriana é um grande problema no cultivo de tomilho. Esta doença pode ser controlada melhorando a sanidade vegetal.

Colheita e rendimento

As folhas e flores utilizadas para fins culinários e medicinais são colhidas cinco meses após a semeadura ou plantio. Estas são arrancadas das plantas ou rebentos com cerca de 15 cm. Isto é, primeiramente, as folhas e flores são cortadas das plantas.

Imediatamente após as colheitas, secam à sombra ou com auxílio de secador. Em seguida, são armazenadas em recipientes herméticos para evitar a perda de sabor.

As folhas secas são enroladas, apresentando uma coloração verde acastanhada, geralmente não maior que seis ou sete mm. Os rebentos secos podem também ser triturados e embalados.

Em condições favoráveis, o rendimento da erva seca é de cerca de 1.100 a 2.200 kg por hectare. No entanto, é preciso ter em mente que o rendimento é comparativamente baixo durante o primeiro ano de cultivo.

Além disso, no decorrer do tempo, as plantas se tornam lenhosas. Dessa maneira, o replantio se torna necessário após três ou quatro anos. É importante manter-se atento.

Para extrair o óleo, o tomilho fresco é coletado no estágio em que a erva começa sua floração. No momento da coleta, as porções inferiores do caule, junto a quaisquer folhas amarelas ou marrons, precisam ser rejeitadas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo