Expointer é uma grande feira anual do setor agropecuário

Inicio » Agronegócio » Expointer é uma grande feira anual do setor agropecuário
01/09/2020 Por
Expointer é uma grande feira anual do setor agropecuário

Uma das feiras mais tradicionais do Brasil, de primeira edição em 1901, a Expointer é conhecida tanto nacionalmente como internacionalmente. A feira movimenta bilhões de reais anualmente e conta com diversas atrações para entreter o público, e mais de 400 mil pessoas visitaram a última edição da Expointer.

Sediada no Rio Grande do Sul, a Expointer ano após ano vem assinalando crescimento não só em termos de eventos, mas de números. Em 2017 arrecadou um pouco mais de 2 bilhões de reais, em 2018, 2 bilhões e 30, e na edição do ano passando superou os 2 bilhões e 500 de lucro.

Expointer

O que é Expointer?

Expointer é uma feira tradicional sediada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil na cidade de Esteio, município do Rio Grande do Sul. É um evento voltado para a agropecuária cuja principal atração é a exposição de animais.

O evento é considerado o maior do gênero na América Latina, por tabela, um dos maiores do mundo.

Em 2020 será realizada a 43ª edição da feira, apesar de a primeira exposição ter ocorrido no começo do século XX, em 1901, ainda sem o nome pela qual ficaria consagrada. Esse desencontro de números se dá pelo fato da Expointer não ter conseguido manter a regularidade anual do evento por uma série de motivos, mas desde os anos 1990 mantém uma rotina de realizações que segue firme e forte até os dias que se seguem.

Foi somente em 1970 que a Expointer veio a ser realizada no município gaúcho de Esteio. A primeira edição ocorreu na cidade de Porto Alegre. Em 2004 foi um ano especial para feira, quando bateu o seu recorde de visitantes, 720 mil pessoas.

A média de visitantes nos últimos anos tem ultrapassado a marca de 350 mil pessoas. Na última edição, em 2019, o público total que visitou a exposição foi de 416.416 pessoas.

Quais são as atrações da Expointer?

Durante os 9 dias de evento no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, ocorrem centenas de eventos e atrações, mais de 400. Sem dúvida, há atrações que são mais populares e motivo da atração de maior parte do público. Abaixo segue uma rápida descrição desses eventos.

Exposição de animais

Para os amantes da natureza, dos animais, principalmente os vistos em fazendas, a Expointer tem uma atração de grande sucesso neste público: a exposição de animais.

Nessa atração são expostas mais de 150 raças de animais como bovinos de corte, de leite e mistos. Equinos também têm presença garantida, assim como caprinos, aves, coelhos e diversos outros tipos de animais.

Leilões e julgamento de animais

Certamente você deve saber o que significam os leilões de animais, a comercialização desses seres por meio de lances de interessados que tentam oferecer o melhor preço de acordo com as qualidades do animal e do poder de compra.

Mas o “julgamento” pode pegar desprevenidos os menos afeiçoados a esse universo e influenciar que tirem conclusões equivocadas. O julgamento, no caso, é uma avaliação da aparência externa do animal para classificar o seu tipo e identificar as suas qualidades e defeitos.

Expointer

Desfile de campeões

Trata-se do desfile de animais que foram premiados durante a Expointer. Nessa celebração há presença de autoridades, representações estrangeiras e grande público, pois se trata do evento de inauguração da exposição.

Feira de agricultura familiar

Essa atração é o momento dos produtores rurais gaúcho venderem o seu peixe, pois é o espaço dedicado à divulgação e comercialização de produtos agrícolas, da culinária gaúcha. Exemplos de produtos são pães, bolos, licores, embutidos, etc.

Show de máquinas

É o momento para quem adora novidades tecnológicas, veículos de grande porte com novas funcionalidades, pois o show de máquinas apresenta o que há de mais moderno, saindo direto das instalações das fábricas nacionais. Nesse show, as novidades são apresentadas fazendo pequenas demonstrações para o público de suas inovações e qualidades.

Palestras

As palestras são ótimas oportunidades proporcionadas pela Expointer para se inteirar sobre o que é tendência no ramo da agropecuária, os principais desafios, as soluções previstas e dicas de divulgação de descobertas que ajudam no aprimoramento da agropecuária.

Freio de Ouro

Tradicional prova funcional entre as raças equinas. O objetivo é fazer uma avaliação rigorosa sobre o animal, submetendo-o aos diversos tipos de testes físicos como de trote, corrida, tranco, entre outras. É, sem dúvida, um dos eventos mais populares e concorridos da Expointer.

Expoargs

Falando de eventos concorridos, a Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul, Expoargs, também não deve nada em popularidade. É a atração mais importante para os artesãos da região, o local de exposição de produtos característicos, muitos deles feitos com couro, metal, lã crua, todos os objetos de alguma forma refletindo aspectos das várias etnias do Estado.

Expointer

Números da agropecuária no Brasil

A agropecuária é um dos setores mais fortes economicamente no Brasil, país que vive basicamente de produção e exportação de alimentos aos grandes mercados, por isso tem o campo, as qualidades da terra e do clima como principais trunfos, o patrimônio mais importante para a geração de riquezas.

A safra da agropecuária em 2019, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi de 564,32 bilhões de reais. O total representou uma leve retração em comparação ao ano anterior, quando obteve safra de 570,31 bilhões.

Separando por setor, a agricultura em 2019 teve desempenho de 372,2 bilhões e, a pecuária, 192,24 bilhões.

Expointer 2020

A Expointer Rio Grande do Sul a ser realizada em 2020 ainda não tem data confirmada, mas considerando o padrão estabelecido nos anos anteriores, tudo indica que a edição deste ano ocorrerá entre o fim de agosto e começo de setembro.

As atrações devem seguir o mesmo roteiro das edições passadas, embora todo ano apresente alguma novidade, mas o certo é que as mais populares com certeza não ficarão de fora.

A Expointer 2020 será a 43ª deste evento que teve seu projeto embrionário em 1901 em uma exposição que já nasceu grande. A primeira edição reuniu cerca de 2.200 expositores, atraindo 67 mil pessoas nos pavilhões fechados no Campo da Redenção, números expressivos para a época.

Se o que procura é se envolver de corpo e alma no mundo da agropecuária, conhecer mais a fundo o setor, entrar no clima, com certeza, o local mais indicado para visitar é a Expointer. Fique de olho na programação do evento deste ano que ainda será divulgada!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo