Fabaceae é uma família botânica composta por diversas flores

Inicio » Agricultura » Fabaceae é uma família botânica composta por diversas flores
07/10/2020 Por
Fabaceae é uma família botânica composta por diversas flores

Fabaceae é facilmente reconhecida pelo fruto. Também muito conhecida como Leguminosae, é uma planta muitíssimo famosa para todas as pessoas que são amantes da natureza e, de certa forma, entendem das famílias e espécies de cada uma de suas plantas e flores.

Além disso, a Fabaceae não passa nunca despercebida por conta de suas tonalidades vibrantes e a forma como nasce. Dessa maneira, se torna uma flor totalmente diferenciada das demais, fazendo com que sua aparência seja marcante e chamativa.

Fabaceae

O que é Fabaceae?

Fabaceae é derivada de uma família monofilética, chamada de plantas com flor. É conhecida também como Leguminosae, que é a responsável por incluir as espécies que são popularmente conhecidas como leguminosas, ou família Fabaceae.

Outrossim, é considerada uma das mais preciosas plantas cultivadas, tendo grande importância econômica e sendo muito procurada para plantio, seja por estética ou como forma de renda. A sua família de plantas agrupa, aproximadamente, 750 gêneros.

O nome Fabaceae é derivado do seu antigo nome Faba. O termo é latino e em português significa “fava” ou “feijão”. Do ponto de vista que visa comercializar essa planta com flor, as Fabaceaes estão entre as mais importantes famílias cultivadas.

Além disso, muitos a compram para ser usada para fins medicinais. Estudos recentes vêm comprovando que, na verdade, o conjunto de Fabaceae forma uma única família. Essa conclusão é muito bem suportada quando é avaliado o grau de inter-relação dos grupos da família.

Aliás, para se ter ideia do tamanho da importância da família de Fabaceae, junto aos cereais e demais frutos tropicais, a Fabaceae era utilizada como alimento humano há muitos milênios de anos. Isso significa que é uma planta extremamente antiga e que contribuiu grandemente para o desenvolvimento humano.

Além disso, também é a família mais frequentemente encontrada em florestas tropicais que possuem alto nível de umidade. Nas florestas secas, situadas na América e África, também é possível localizar essa família tão vasta.

Essa família botânica tão popular também é considerada a espécie de maior riqueza na grande maioria das florestas neotropicais. Logo, pode-se deduzir que é uma planta facilmente encontrada em florestas secas e tropicais, além das neotropicais.

Como é uma família muito abundante em quantidade de espécies, a Fabaceae também sofreu muita modificação com o tempo.

Fabaceae

Fabaceae

Em relação aos seus hábitos, a família Fabaceae mostra uma variedade imensa nas suas formas de crescimento, assim como os seus hábitos que variam desde as plantas herbáceas anuais, até as trepadeiras.

As espécies herbáceas dentro dessa família podem ser anuais, bienais ou perenes. Além disso, as espécies dessa família se apresentam até mesmo como trepadeiras, contorcidas em torno de algo.

Assim, em relação ao nascimento de suas flores, podem produzir, algumas vezes, uma única flor. Na grande maioria das vezes, podem apresentar um único capelo e um ginóforo muito pequeno. Após passar por uma fertilização, as plantas dessa família produzem frutos tipo a vagem.

Principalmente, uma das maiores e mais importantes características presentes nessa família, é que suas raízes desenvolvem um acontecimento conhecido como Nódulos Radiculares. Neles, se concentram colônias de bactérias que servem para fixação de azoto.

Em contrapartida, suas folhas podem ser pinadas, bipinadas, em número par ou ímpar. Elas geralmente apresentam limbos com margens inteiras serradas, ou ocasionalmente. As suas flores apresentam, na grande maioria das vezes, sépalas fundidas e cinco pétalas livres.

Ainda, as flores podem se apresentar como zigomorfas ou actinomorfas. De qualquer forma, acabam sendo raramente monoclamídeas e hermafroditas. As Fabaceae são frequentemente polinizadas por insetos, já que são chamativas e potencializam a atração de insetos polinizadores.

Em relação aos seus frutos, essa espécie possui um ovário que se desenvolve dentro de uma vagem, que é uma característica conhecida de diversas leguminosas. Essa vagem é uma espécie de fruto que possui as seguintes características:

  • Seco;
  • Simples;
  • Deiscente.

Logo, a vagem pode ser aberta ao longo de sua costura que se encontra nos dois lados. Apesar de ser conhecido como vagem, é importante frisar que ela não é a mesma vagem utilizada comumente como alimento humano.

Fabaceae

Ervilhaca

A ervilhaca faz parte da família como sendo uma leguminosa herbácea. Seu ciclo é anual e ela possui forte hábito trepador, o que faz com que possua raízes profundas e bem ramificadas. Ela é ótima para uma boa cobertura e proteção do solo.

Além disso, é muito utilizada como uma espécie de adubo verde e é também como alimentação animal. Essa espécie se adapta muito mais aos climas frios, afinal, é realmente uma planta que sobrevive tranquilamente em geadas e temperaturas extremas de até -5 °C.

Por conta disso, é uma planta que somente deve ser cultivada em regiões em que o frio seja constante, pois não sobrevive à seca e nem ao calor excessivo. Os solos encharcados também colaboram muito para a sua morte.

Ela é uma opção ótima para ser cultivada entre o outono e o inverno, como adubo verde e planta forrageira, devido à sua forma de crescimento. Ela pode ser consorciada junto a uma gramínea, o que faz com que ela produza maior quantidade de massa verde.

Os meses mais adequados para que o plantio ocorra são entre março e junho, sendo importante observar que a época mais tardia é muito favorável para a produção de grãos quando em relação à produção das biomassas vegetais.

Comercialização de febaceae

Inegavelmente, a família de plantas Febaceae é muito requisitada por inúmeros profissionais que procuram obter uma renda extra ou até mesmo principal com a produção e venda de flores e plantas. Todas as plantas derivadas dessa família, como pudemos observar até o momento, tendem a ter um apelo estético muito forte e cada uma delas possui uma particularidade especial que tem o poder de chamar atenção dos olhares atentos.

Portanto, as plantas da família Febaceae são muito procuradas por pessoas que gostam de enfeitar a casa com flores alegres ou, simplesmente, por aquelas que possuem interesse em estudar e colecionar tal espécie. É importante frisar que é uma família muito grande e que deve ser estudada com atenção. Sem dúvida, você só encontrará belezas pelo caminho!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo