Farofa é invenção do povo tupi-guarani. Com grande carga histórica, a receita surgiu como uma fonte de alimento rica em vitamina e demais proteínas. Isso porque é um alimento que mistura vários ingredientes em um só e, dessa forma, vira uma espécie de bomba de energia no corpo humano.
Além disso, com o passar do tempo, passou por diversas modificações e novas receitas, sendo muito comum para comer com feijão, churrasco e outros acompanhamentos que tornam o sabor da farofa algo ainda melhor.
O que é farofa?
Farofa é um alimento criado pelos índios tupis-guaranis, tendo surgido muito antes da colonização brasileira. Mistura feita com diversos ingredientes, acredita-se que surgiu como um alimento que era consumido como fonte certeira de vitamina.
Mesmo hoje em dia, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o que é farofa de fato, pois ela se apresenta de diferentes formas. Porém, a verdade é que qualquer mistura feita com a farinha e com ingredientes nutritivos é tida como farofa.
Assim, tendo como base o principal ingrediente que é a farinha de mandioca, na época, foi misturada na carapaça vazia de uma tartaruga que foi posta para assar. Com isso, percebeu-se que a gordura, junto à farinha, criava uma espécie de mistura que fornecia energia e sustância ao corpo.
No entanto, com o início da colonização no Brasil, os portugueses pegaram a receita e acrescentaram diversos outros ingredientes, como ovos, carnes, legumes, entre outros. Com tamanha diversidade de ingredientes, nasceu a farofa como conhecemos hoje em dia.
Além disso, é importante frisar que a farofa tem um grande e importante impacto positivo no agronegócio, já que permite que diversos ingredientes utilizados possam ser consumidos ao mesmo tempo.
Assim, alimentos como a soja, por exemplo, são consumidos em grande escala por pessoas não adeptas da carne. Dessa forma, a soja é vendida com maior frequência e isso auxilia de grande forma na economia do país.
Como fazer farofa?
Na verdade, não há nenhum mistério em aprender como fazer farofa. Afinal, os ingredientes da farofa ficam totalmente a critério de quem está cozinhando. Em geral, os mais comuns são:
- Bacon;
- Frango;
- Ovo;
- Cenoura;
- Carne de churrasco;
- Milho e ervilha.
Além disso, existem muitos outros ingredientes que podem ser utilizados na receita. Para quem não possui muito tempo, inclusive, é possível juntar os ingredientes e colocar a farinha já torrada e temperada no preparo. Ou, então, colocar a farinha de mandioca pura para realizar o preparo completo.
É válido afirmar que, com a farinha crua, o preparo fica muito melhor e mais versátil. Isso porque, assim, é possível que seja acrescentada uma série de temperos como pimenta, orégano, temperos verdes, entre outros.
Além disso, também é possível preparar os mais diversos tipos de farofa, como:
- Fria;
- Quente;
- Doce;
- Farofa crocante;
- Farofa de soja;
- Apimentada;
- Farofa para churrasco;
- Farofa de cuscuz.
Como dito anteriormente, o tipo de farofa, tempero e demais características ficam a critério de quem está preparando a mesma, já que ela é um alimento que permite incluir uma grande quantidade de ingredientes e testar novas e diferentes ideias.
Receita de farofa
A receita de farofa não é algo tão difícil quanto se pensa, mas nem tão fácil. Afinal, é preciso temperá-la de uma forma que não fique enjoativa ou forte demais. Logicamente, tudo depende do gosto de cada um, mas o fato é que o tempero deve estar agradável e aceitável ao paladar.
Logo, é possível encontrar uma infinidade de receitas de farofa, como a farofa com bacon, que é uma das mais tradicionais e consumidas. Como o bacon é um alimento forte, algumas pessoas preferem colocá-lo em menor quantidade, outras, em maior quantidade.
A receita é feita da seguinte forma:
- 100 g de bacon picado;
- Cebola picada a gosto;
- Ameixa preta picada ou uva passa a gosto;
- 3 xícaras de farinha de mandioca crua;
- Salsa picada a gosto;
- Sal e pimenta a gosto.
Em uma panela, frite o bacon até que ele fique dourado e solte bastante gordura. Não descarte a gordura e utilize-a para refogar a cebola. Aos poucos, vá adicionando a farinha e doure-a até achar que está adequado para seu gosto.
Enquanto mexe sem parar, acrescente a ameixa seca picada ou uva passa preta, tempere e sirva ainda quente. Caso ache necessário, basta retirar o bacon e fazer a farofa fria. Ademais, é possível substituir o bacon por outro ingrediente ou mantê-lo na receita.
Farofa de cenoura
A farofa de cenoura é uma das preferidas de quem não possui o hábito de comer carne. Seja por não simpatizar ou por simplesmente seguir o estilo vegetariano. Para fazer essa receita, será necessário separar os seguintes ingredientes:
- 2 colheres de manteiga ou margarina;
- 1 cebola picada;
- 3 xícaras de farinha crua de mandioca;
- 1 cenoura ralada;
- Sal a gosto.
Em uma panela, derreta a manteiga, frite a cebola e adicione a cenoura, deixando refogar por alguns momentos. Após, coloque a farinha e tempere.
Farofa de ovo
A farofa de ovo requer atenção no seu preparo para não deixar os ovos cozidos demais, já que isso pode atrapalhar. Outra dica é que, caso queira o preparo mais molhado, será necessário acrescentar a manteiga ou margarina.
A última dica é: tente seguir a receita exatamente como está. Isso porque as medidas estão exatas para não desequilibrar nenhum dos ingredientes:
- 2 colheres de margarina;
- 1/2 colher de sopa de óleo;
- 3 ovos comuns;
- 1 xícara de farinha de mandioca crua;
- Sal a gosto;
- Pimenta a gosto (opcional);
Em uma frigideira que comporte os ingredientes, derreta a margarina junto ao azeite. Logo, coloque os ovos e mexa-os, fazendo com que os pedaços não fiquem tão grandes, mas nem tão pequenos.
Em seguida, acrescente a farinha de mandioca e finalize temperando conforme julgar de acordo com seu paladar. É importante deixar a farinha dourar levemente, mas sem deixar queimar.
Substituindo o ovo, é possível colocar a banana e, assim, fazer a farofa de banana.
É muito comum ver, em datas comemorativas, principalmente no Natal, a farofa de Natal.
Esse tipo de farofa geralmente leva ingredientes doces e salgados ao mesmo tempo, a fim de contrastar o sabor e trazer novas sensações ao paladar. Não deixe de experimentar!