Femec é uma feira agropecuária em Minas Gerais

Inicio » Agronegócio » Femec é uma feira agropecuária em Minas Gerais
13/10/2020 Por
Femec é uma feira agropecuária em Minas Gerais

Chegando em sua nona edição, Femec foca em tecnologia para o agro. As feiras e eventos do agronegócio são uma parte importante para movimentar a economia do setor. Integrando o rol de grandes eventos voltados para a agropecuária no Brasil, está a Femec, realizada no estado de Minas Gerais.

A Femec acontece no município mineiro de Uberlândia, e chega em 2020 a sua 9ª edição. A feira, que deveria acontecer no mês de março, no Parque de Exposições Camaru, foi adiada para data ainda a ser definida.

Femec é feira voltada para o agro

Eventos agro

A Femec é um dos eventos agro realizado em uma região de Minas onde a diversidade de culturas agrícolas predomina, representando uma parte significativa da produção mineira de grãos.

Nas últimas cinco décadas, o Brasil passou de importador de alimentos para despontar como grande exportador. Assim, a qualidade dos produtos, bem como a produtividade vem aumentando, se aproveitando as áreas já existentes para cultivos, sem aumentar a área plantada, pensando também na sustentabilidade.

Entretanto, tudo isso só foi possível com o avanço das pesquisas e tecnologias. Por isso, eventos como a Femec já estão consolidados no país, pois trazem para perto do produtor o que há de mais tecnológico para o campo.

Em 2019, o tema da feira foi a participação feminina no agronegócio, e contou com uma movimentação de negócios de R$320 milhões. Foram cerca de 140 expositores e aproximadamente 63 mil visitantes nos 4 dias de feira.

Femec 2020

Apesar do cenário de inovações que a Femec preparou para sua 9ª edição com o tema Agronegócio em Sintonia com Ciência e Tecnologia, que ocorreria em março de 2020, foi cancelada. Isso, devido a pandemia do Coronavírus, que obrigou muitos eventos a remarcarem suas datas. Assim, a nova data anunciada para a realização da 9ª edição, é de 23 a 26 de março de 2021.

Realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, atrai, além de um amplo público de visitantes, produtores rurais e interessados em conhecer as novidades e fazer negócios. São máquinas, sementes, insumos, implementos e outros equipamentos destinados ao campo.

Ademais, a Femec traz oportunidades de negócios e investimentos a preços competitivos e condições de financiamento, com a presença de grandes instituições financeiras durante o evento. Assim, é possível facilitar as negociações e esclarecer dúvidas.

Além de maquinários e insumos, a feira também promove exposições de bovinos e equinos. Com isso, realizam-se os leilões de animais com genética de ponta para pecuária de corte e de leite.

Femec tem exposição de bovinos

O município que sedia a Femec, Uberlândia ocupa a 4ª posição no PIB de Minas Gerais e a 8º entre todas as cidades do interior do país e 29º PIB brasileiro. Ademais, o município também figura entre as cinco com maior PIB agropecuário de Minas Gerais, contando com 673 mil habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O foco da feira é tecnologia, onde um pavilhão inteiro será destinado às startups do agro, o pavilhão AgTech Show. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, hoje o Brasil conta com cerca de 1.100 startups voltadas para o setor agro, as chamadas agtechs.

Assim, a ideia do pavilhão AgTech show, é trazer essas inovações tecnológicas disponíveis para o campo para perto dos agricultores que acompanham a Femec.

A Femec projetava cerca de 500 milhões em negócios para 2020 durante a feira, projeção que se entende para a nova data em 2021. Os visitantes contam com entrada e estacionamento gratuitos para o evento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo