Fenagro é a Feira Internacional da Agropecuária realizada na Bahia

Inicio » Agronegócio » Fenagro é a Feira Internacional da Agropecuária realizada na Bahia
13/10/2020 Por
Fenagro é a Feira Internacional da Agropecuária realizada na Bahia

Realizada em Salvador, a Fenagro realiza nove dias de feira agropecuária. É hoje uma das maiores feiras da região Norte/ Nordeste do Brasil, que vem se destacando  e crescendo a cada ano.

Organizada pelo Governo da Bahia, com a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI) em conjunto com a Associação Baiana dos Criadores (ABAC), a Fenagro acontece na capital baiana, Salvador, demonstrando todo o potencial do estado para a agricultura.

Algodão é uma das culturas apresentadas na Fenagro

A Fenagro, Feira Internacional da Agropecuária, também apresenta o lado forte da pecuária no estado, levando para a exposição animais com alto índice técnico e genética de ponta.

Os pecuaristas têm se dedicado cada vez mais ao melhoramento genético de seus animais, com a nutrição e controle sanitário. Por isso, levam os melhores exemplares de várias raças e espécies para a feira. Isso porque, esse padrão de qualidade, é pré-requisito para participar da exposição.

A feira possui uma triagem dos animais, feita por veterinários. Assim, são cerca de seis mil animais escolhidos para participar, entre bovinos, caprinos, equinos, ovinos e os pequenos animais. Todos passam por uma avaliação genética e de raça, o que garante aos visitantes e negociantes os melhores exemplares de cada raça.

Eventos do agronegócio

A feira Fenagro realizada em Salvador atrai hoje participantes de diversos países como Uruguai, Nicarágua, El Salvador, Nova Zelândia, Suíça, Argentina e México.

Em 2019, foi realizada a 32ª edição da Fenagro, e, como um dos principais eventos agro do Nordeste, levou oportunidades de negócios para fomentar o setor.
Além da exposição de máquinas e implementos e da exposição de animais, a feira conta ainda com festival gastronômico, shows musicais, torneio leiteiro, salão internacional, cursos e capacitações e até feira de adoção de animais.

Pecuária marca presença na Fenagro

Feira Internacional da Agropecuária

Realizada no Parque de Exposições de Salvador , o evento conta com 3 mil vagas para veículos. Além disso, ainda tem apoio aos expositores, agências de banco dentro do parque, sala para imprensa, posto médico e policial, dentre outros benefícios de infraestrutura.

A Fenagro demonstra, em 9 dias de feira, o poder do agro na Bahia, destacando suas principais produções, que são o algodão -de altíssima qualidade, diga-se de passagem- soja, milho, cacau. Entretanto, o estado ainda tem projeto no setor de açúcar e álcool, que pretende tornar o estado autossuficiente nestas produções.

Também ao longo da feira é possível conhecer e experimentar a cachaça baiana, na Feira da Cachaça de Alambique (FeCachaça). A feira é realizada dentro da Fenagro pela Rota da Cachaça da Bahia, reunindo cerca de 100 produtores de diferentes regiões do estado com 18 marcas de cachaça. Ainda, em paralelo a Fenagro, também acontece a Feira Baiana da Agricultura Familiar, com centenas de empreendimentos familiares com mais de 3 mil produtos.

A Fenagro de 2019 foi considerada a melhor até aqui, com sucesso de público e uma presença marcante da pecuária leiteira. Aliás, é um setor que também vem se destacando no estado, sendo a única atividade presente em todos os municípios baianos.

Fenagro 2020

A Feira mostra para o Brasil e o mundo, a cultura baiana e as variadas cadeias produtivas desenvolvidas na Bahia. Com isso, os destaques são desde grandes propriedades até a agricultura familiar, muito forte no estado. Porém, em 2020, assim como muitas outras feiras agropecuárias, a Fenagro 2020 foi cancelada como medida de prevenção a disseminação do novo Coronavírus.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo