Expogrande é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil

Inicio » Agronegócio » Expogrande é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil
04/06/2019 Por
Expogrande é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil

A Expogrande acontece na capital Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, desde a década de 30

A Expogrande é um dos maiores eventos do segmento no Brasil. Anualmente reúne milhares de pessoas e animais durante os dias de evento, e tem como um dos principais objetivos estimular o investimento no setor.

Cavalos, bois, ovelhas e até avestruzes são comercializados durante a Expogrande. Além disso, outros negócios do mundo rural também podem ser fechados durante os dias de evento, como a compra e venda de maquinários e insumos. São dez dias de exposição de produtos, palestras, shows e leilões de animais para incentivar investimento e demonstrar a força da agropecuária em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Expogrande

O que é Expogrande?

Expogrande é uma das maiores feiras agropecuárias que acontecem no Brasil. O evento é realizado no Mato Grosso do Sul, na cidade de Campo Grande,desde 1933, e reúne empresários do segmento, proprietários rurais, promove leilão de animais, e negócios da agroindústria.

Nela, os pecuaristas levam seu gado de produção para vender em concorridos leilões. Muitos produtores locais investem pesado em trabalho de pesquisa e criação de gado, usando o que há de mais moderno em termos de genética e alimentação. Por isso, o gado apresentado no evento é conhecido por ser de primeiríssima qualidade. Vale muito a pena o investimento.

Além disso, a feira agropecuária é aberta para shows e exposições, onde o público pode conferir o que vem sendo produzido e as novas tecnologias dentro do meio rural. Assim, muitos negócios são alavancados a partir da feira.

Também é um local que favorece a troca de experiências e networking. Junta, em um mesmo espaço, pecuaristas de várias regiões de Mato Grosso e de outros estados. O evento é realizado anualmente, entre os meses de março, abril ou maio (dependendo do ano), e sempre reúne milhares de pessoas. Durante o ano de 2018, por exemplo, o número de público chegou a 700 mil.

O que acontece na Expogrande?

Quem visita o local se surpreende pela grandiosidade e organização do evento. Assim, muitos negócios são realizados durante os dias de feira. Então, algumas ações promovidas nos dias de evento são:

  • Leilões
  • Julgamentos de animais
  • Exposição de produtos agrícolas
  • Exposição de serviços agropecuários
  • Palestras
  • Cursos para produtores e trabalhadores do campo

Expogrande

Os leilões do evento

A Expogrande movimenta milhões de reais dentro do agronegócio. Produtores de diversos locais do Brasil viajam para participar do evento e, assim, conhecer as novidades do setor, fazer compras e vender produtos. Dentro dos leilões, então, não seria diferente. Diversas raças são expostas e comercializadas. Conheça alguns animais que têm presença confirmada na feira:

  • Gado de corte: Nelore, Charolês, Pardo Suiço, Devon, etc.
  • Equinos: Árabe, Mangalarga Marchador, Crioulo.

Entretanto, dentro da exposição outros animais ainda fazem parte desta listagem. É o caso das:

  • Ovelhas
  • Cabras
  • Avestruzes

Qual é a programação da feira?

A feira também conta com atrações culturais e shows nacionais, que variam de ano para ano. Contudo, os grandes artistas sempre pisam no palco do evento. A programação da Expogrande varia conforme a organização, porém, artistas nacionais e famosos nomes sertanejos são sempre presença garantida.

Para ter uma ideia, nomes como Rick e Renner, Zezé di Camargo e Luciano e Roberta Miranda são alguns dos artistas que já passaram pelo local. O evento conta também com alguns dias de rodeio, a festa acontece dentro da programação da Expogrande.

A feira ainda conta com um espaço de estandes onde as pessoas podem circular e conhecer os produtos. São mais de 200 estandes com novidades e oportunidades para negócio.

Expogrande

A história da Expogrande

Pode parecer engraçado, mas a feira é mais antiga do que o próprio estado do Mato Grosso do Sul. Isso porque na década de 30, os agricultores da região notaram a importância de promover um evento para gerar negócios. Assim, foi criado o Centro de Criadores do Sul do Mato Grosso. Contudo, a entidade modificou-se ao longo dos anos e hoje é chamada de Acrissul – a promotora da feira.

O primeiro evento, então, foi realizado em 1933. O curioso é que o estado se dividiu somente em 1977, tornando-se Mato Grosso do Sul e transformando Campo Grande em sua capital. Assim, a Expogrande acabou se tornando mais antiga que o estado.

A Expogrande 2020

A Expogrande 2020 ocorreria de 26 a 16 de abril. Estava inicialmente previsto para 16 a 26 de abril,  segundo palavras do presidente da Acrissul, Jonatan Pereira Barbosa, em entrevista ao canal Agrobrasil em setembro de 2019. No entanto, houve mudanças de planos no transcorrer do tempo.

O que ocorre é que a confirmação da data da Expogrande foi feita antes da concretização da maior pandemia dos últimos tempos, provocada pelo Covid-19, o novo Coronavírus.

Vários eventos agro do primeiro semestre foram adiados, suspensos ou cancelados em razão da necessidade de não aglomerar grande concentração de pessoas em um mesmo espaço, condição natural em eventos desse porte.

A Acrissul não seguiu caminho diferente e decidiu colocar o evento em espera por 60 a 70 dias ou até o problema do Coronavírus ter se resolvido.

Essa decisão ocorreu principalmente após a recomendação do Ministério da Saúde de não promover eventos que reúna grande concentração de pessoas.

Considerando o desenvolvimento da doença em outros países e no Brasil, o fechamento de vários estabelecimentos comerciais e cancelamentos de eventos das mais diversas categorias, é muito provável que a Expogrande não venha a ocorrer tão cedo.

Expogrande

Por enquanto, a decisão é de suspender o evento e aguardar uma oportunidade ainda para 2020. Contudo, não está descartada a possibilidade da exposição só vir a ocorrer em 2021.

Até o momento da decisão pelo cancelamento, parte da programação já havia sido publicada.

Programação 2020

Estava confirmado que, além dos tradicionais leilões que movimentam milhões de reais por evento e dos grandes shows de música, também haveria uma novidade na edição deste ano.

Tratava-se de uma grande churrascada para cerca de duas mil pessoas dentro de um festival inédito no setor de exposição da agropecuária.

Também estavam previstos dois grandes espetáculos por semana na Expogrande. Detalhes sobre os artistas confirmados estão abaixo.

Shows Expogrande

Os fãs do grupo Raça Negra que esperavam ver a apresentação do grupo musical no Parque de Exposições Laucídio Coelho tiveram uma grande decepção. O grupo Raça Negra era um dos confirmados para marcar presença na sessão de shows da Expogrande.

O mesmo baque sentiram os fãs do cantor e ídolo nacional Luan Santana. Ele, que é natural de Campo Grande, voltaria à sua terra natal para divulgar o álbum novo “Quando a bad bater” e relembrar grandes sucessos de sua carreira. Terá que ser em outra oportunidade.

Quem vai precisar aguardar também para exibir o seu talento em Campo Grande é a rainha da sofrência, Marília Mendonça. Ela também tinha confirmado participação nos shows Expogrande.

Voltando aos palcos após um período de ausência devido à gravidez e maternidade, Mendonça iniciou 2020 com tudo e estava pronta para agitar o parque de exposições.

Expogrande

Os shows da Expogrande também contam com a participação de artistas regionais. Assim como os mais badalados, vão ter que esperar a melhor oportunidade para se apresentar em público.

Ingressos Expogrande

Sem dúvida, a procura pelos ingressos Expogrande deixa de fazer sentido uma vez que o evento foi cancelado por conta do Coronavírus.

Contudo, para os que nunca participaram da exposição e têm interesse em marcar presença quando a situação normalizar, é útil saber os tipos de ingresso que o evento geralmente disponibiliza.

Como ocorre com a maioria dos eventos, há ingressos considerados padrão e ingressos para vips e camarotes. Os valores variam bastante dependendo do interesse na exposição.

Há ingressos com preços mais populares para quem pretende acompanhar apenas a parte da exposição de animais e leilões, e há ingressos que incluem os shows do evento que, sem dúvida, são mais caros.

Os pontos de venda costumam ser comércios na cidade de Campo Grande.

Shows maiores que a exposição?

Muitos expositores da Expogrande vêm notando nos últimos anos que o evento tem perdido o foco na exposição e promoção de gado e leilões em detrimento dos shows.

Apesar de a Expogrande ser organizada pela Acrissul, os shows são terceirizados por uma empresa e vêm recebendo muito mais público do que o setor de exposição, o que na opinião de muitos pecuaristas ofusca o objetivo principal.

Expogrande

Isso pode ser observado durante a semana e no período diurno quando o parque de exposições se encontra praticamente vazio e apenas os finais de semanas com noites de shows com grande público.

Também os expositores vêm questionando os valores cobrados dos estandes para os dez dias de evento. Na opinião deles, são muito altos. Chega-se a cobrar 9 mil reais durante os dez dias.

Apesar desses problemas, a Expogrande ainda não causa prejuízos. No entanto, será necessário que, nos próximos anos, se encontre soluções. A agropecuária não deve ser colocada de canto, afinal, é o foco do evento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo