Flor de lis tem predileção por clima subtropical e uma enorme simbologia

Inicio » Agricultura » Flor de lis tem predileção por clima subtropical e uma enorme simbologia
01/09/2020 Por
Flor de lis tem predileção por clima subtropical e uma enorme simbologia

Com mais de 100 espécies, a flor de lis é considerada uma das flores mais populares do mundo. A flor de lis começou a ser cultivada há mais de 3000 anos e, atualmente, são conhecidas inúmeras espécies com variações de cor, formato e tamanho. Contudo, independentemente do tipo, o formato é parecido e lembra um trompete. Em geral, as plantas medem entre 25 e 40 cm, o que facilita o cultivo em variados tipos de ambientes.

O que também possui variação conforme a espécie de flor de lis é o aroma, de modo que algumas cores possuem perfume mais intenso e marcante, como é o caso da cor branca, que emite uma fragrância bastante aromática e pura. Com isso, essa planta é uma ótima opção para tornar o ambiente mais perfumado e aromatizado de forma natural e presente.

Flor de lis

O que é flor de lis?

Flor de lis uma planta da mesma família dos lírios e de origem ainda muito discutida. Acredita-se que a verdadeira espécie dessa planta tenha tido origem na Guatemala e no México. Dessa forma, com sua origem um tanto quanto incerta, os pesquisadores continuam suas pesquisas e seguem descobrindo novos traços a cada avanço, de forma que deixa a planta sempre em evidência.

Como plantar flor de lis?

O cultivo desse tipo de planta não é muito difícil, o que faz com que ela seja muito utilizada como ornamentação de ambientes internos e externos com bastante frequência.

Para decidir como plantar flor de lis, basta escolher em qual tipo de solo deseja cultivar, pois a planta aceita crescer em qualquer tipo de terra, não sendo necessário ter grandes cuidados no momento do plantio.

Depois de plantada, necessita receber bastante luz, por isso é importante proporcionar período grande de exposição ao sol e, quando não possível, é ideal deixar a planta em semi sombra. Com isso, por gostar de luz do sol e necessitar ser cultivada em temperatura entre 10 °C e 20 °C, o melhor clima para ela é o tropical, sendo inviável seu cultivo em locais muito frios ou então úmidos.

Outro ponto importante que as pessoas têm dúvida quando pensam como plantar a espécie, é sobre quantidade de água necessária para o crescimento e desenvolvimento correto. No entanto, esse tipo de planta não requer muita água, de modo que regar com o intervalo de uma semana é o suficiente. Somente no período em que está florescendo é que requer um pouco mais de frequência.

Principais cores da flor de lis

A flor pode ser encontrada com diversas tonalidades, a depender da espécie desejada e escolhida. Dentre as mais conhecidas, estão a flor de lis azul, a flor de lis branca, a flor de lis rosa e também a vermelha. Dessa forma, é possível encontrar a que mais se adapta no ambiente e no gosto individual das pessoas.

Dentro da variação de cor também é possível encontrar variação de texturas e desenhos, de modo que algumas espécies coloridas possuem cores mais vívidas e outras crescem com desenhos coloridos mais vazados e mesclados. Sendo assim, as espécies são bem variadas em todos os sentidos, mesmo que sejam da mesma cor e tonalidade.

Flor de lis

Qual a simbologia da flor de lis?

Além de ser uma das cinco plantas mais utilizadas mundialmente, também possui significados e simbologias além do universo das plantas. A maior simbologia da flor de lis é a lealdade e a honra. Por isso se tornou conhecida por ser o emblema da França, pois nesse cenário representa poder e soberania.

No sentido espiritual, a flor de lis planta também possui bastante significado, pois representa a pureza de Virgem Maria e do Anjo Gabriel, isso tudo dentro das tradições do cristianismo, é claro. Dessa forma, o significado religioso da espécie é mais voltado à virgindade e pureza.

Tatuagem de flor de lis

No mundo todo, a predileção por tatuagem de flor de lis é crescente e pode ter várias peculiaridades. As mais conhecidas são variar o tamanho, local e até mesmo a coloração do desenho. Entretanto, quem escolhe essa espécie como tattoo tem um ideal em comum, que é o sentido de renovação que esse símbolo proporciona.

Em especial, a tatuagem dessa espécie de flor está associada com a renovação espiritual. Como mencionado anteriormente, a flor de lis conta com simbologias religiosas e que lembram crenças puras e de renascença. Sendo assim, quando alguém deseja comunicar algo nesse sentido, com mensagem de pureza, novas chances e fortaleza, é muito comum escolher o símbolo para que seja tatuado no corpo.

Flor de lis

Música Flor de Lis

Não só com simbologias espirituais e de realeza a flor de ris é rodeada, mas também dentro do mundo da poesia e da música. Isso acontece porque os compositores expressam sentimentos de renovação, pureza e força em grande parte de suas músicas.

Um exemplo disso é a música flor de Lis, do cantor e compositor brasileiro Djavan. A música fala de desilusões e que, de acordo com a história, não foi possível agir conforme a raiz de uma flor de lis. Esta, que é forte e que brota em qualquer solo, terra ou ambiente.

Dessa forma, essa espécie de flor é utilizada como metáforas e alusões musicais, pois as simbologias que possui são conhecidas em todos os lugares. Além disso, são acessíveis para criar entendimento de momentos vividos como amores, sofrimentos e términos de relacionamento.

Versatilidade da flor de lis

Como foi visto, esta espécie é muito versátil, podendo ter inúmeras aplicações e sentidos subjetivos para cada uma das pessoas que utilizam-na como forma de expressão. As informações vistas aqui podem servir como um guia informativo para quem tem interesse ou curiosidade sobre a espécie.

A flor de lis é claramente uma planta com diversos significados, tanto espirituais, quanto musicais, pessoais e históricos. Isso faz da espécie uma flor usada em diversas ocasiões e que pode ter representatividade de um infinito de coisas. Com isso, a escolha pessoal se torna única e a presença da flor como planta ou símbolo se torna marca forte e pode levar a variados entendimentos. Isso sem contar, é claro, seu poder no agronegócio, principalmente para fins ornamentais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo