Flor sininho, de cor alaranjada, é de fácil cultivo e pouca manutenção

Inicio » Agricultura » Flor sininho, de cor alaranjada, é de fácil cultivo e pouca manutenção
18/10/2019 Por
Flor sininho, de cor alaranjada, é de fácil cultivo e pouca manutenção

Pulgões são pragas comuns que atacam a flor sininho

O nome “flor sininho” se refere à forma de sino que a flor assume. Além disso, na floriografia, ela representa gratidão ou fé e constância.

A flor sininho é muito utilizada como presente, como um gesto de boas-vindas ou bons votos. Afinal, além de uma beleza inegável, possui uma simbologia rica. Descubra a seguir mais informações sobre essa flor belíssima e vibrante.

sininho

O que é flor sininho?

Flor sininho é uma espécie que pertence ao gênero Campanu, sendo assim um nome vulgar para a campânula. Ela ainda pode ser encontrada sob os seguintes nomes:

  • sininho chinês
  • flor sino de Natal
  • flor lanterna chinesa

De fato, embora sejam bienais, elas podem ser cultivadas para florescer no primeiro ano. Para tanto, é necessário que sejam plantadas sementes dentro de casa o quanto antes.

A sua floração se inicia em agosto e se estende até o fim do mês de setembro. Assim sendo, a campânula é considerada uma flor de primavera.

Apesar de conservar a forma, suas flores podem assumir uma variedade de cores. Por exemplo, é possível encontrar flores sininho lilás, rosa, branca e azul.

Quanto à forma conservada, esta se assemelha ao formato de campainhas e sinos. A família Campânula, da qual a sininho é membro, é uma enorme família de flores com pétalas neste formato.

Estima-se que existam cerca de trezentas espécies que compartilham a característica comum da qual derivam seu nome latino. “Campânula”, no latim, significa “torre de sinos”.

Em persa, a flor ainda é chamada de گل استکانی. Isto é, “flor de vidro”, devido à sua aparência similar a um copo de bebida.

Além disso, presentear uma pessoa querida com uma flor sininho é um modo de expressar fé e esperança. Além de serem presentes belíssimos, as campânulas são também um item decorativo perfeito para qualquer ambiente.

Aspectos da flor sino de Natal

Em suma, as plantas crescem entre 30 a 60 centímetros, podendo atingir 1m de altura. Seu terço superior é coberto por flores rosadas, lavandas, azuis ou brancas. A forma da planta é piramidal e as folhas são longas e estreitas.

Prospera a partir de banhos de luminosidade, apreciando solos úmidos e bem drenados. Além disso, não tolera altas temperaturas, preferindo climas amenos. Portanto, se você vive em um clima relativamente quente, forneça bastante sombra para as plantas.

Como a maioria das plantas de campânulas, as flores lanternas chinesas são facilmente propagadas por sementes. Estas devem ser iniciadas no final da primavera ou início do verão, diminuindo conforme o crescimento das mudas.

De fato, as plantas maduras irão se auto-semear. No entanto, por precaução, convém manter algumas plantas recém iniciadas em outro canteiro ou vaso para transplante mais tarde. Assim, a germinação ocorre entre 7 a 21 dias.

Vale ressaltar, no entanto, que esta se trata de uma flor anual. Isto é, a campânula não irá florescer de novo no ano seguinte.

sininho

Cuidados com a flor lanterna chinesa

Água

Regue regularmente durante a estação de crescimento. Ou seja, a flor sininho precisa ser regada entre uma a duas vezes por semana durante o outono, verão e primavera. O objetivo é manter o solo sempre úmido, mas não encharcado.

Em contrapartida, no inverno, a irrigação deve ser diminuída para uma vez para cada duas semanas. É recomendado evitar a rega em dias de chuva. Afinal de contas, isso pode encharcá-las e causar o apodrecimento.

Para florescer e manter seu aspecto belo e saudável, é crucial que a flor receba irrigação e luminosidade adequada.

Fertilizante

Primeiramente, é necessário adubar no final da primavera com um fertilizante equilibrado. Depois, manusear bem o solo para que o fertilizante desça até as raízes.

Periodicamente, pode-se fazer a adição de fertilizantes orgânicos. Antes da época da floração da sino chinês, é indicado adicionar NPK, ou seja, nitrogênio, fósforo e potássio.

Luz

Embora sobrevivam à sombra parcial, as flores sininho florescem melhor quando plantadas em uma boa iluminação. Isto é, é imprescindível que a planta seja cultivada em locais com claridade.

Contudo, é contraindicado expor estas plantas a ambientes quentes e sol em excesso. Afinal de contas, a campânula é uma flor com grande sensibilidade ao calor.

O equilíbrio ideal é encontrar um lugar onde a planta possa se beneficiar do sol da manhãzinha. Contudo, é preciso mantê-la protegida dos intensos raios solares decorrentes da tarde.

Solo

Misture o composto no solo, onde você planta suas flores sininho. Isso não apenas aumentará a fertilidade, mas também melhorará a drenagem do solo.

Além disso, uma segunda dica para melhorar a drenagem é adicionar um punhado de areia grossa. No entanto, não se esqueça de enriquecer com nutrientes. Isso garantirá que a planta cresça rápido e brote muitas flores.

sininho

Poda

É indicado que a poda seja realizada imediatamente após as flores murcharem. Para o processo, utilize uma tesoura adequada, limpa e devidamente esterilizada.

Primeiramente, faça a remoção das flores desbotadas ou mortas. Contudo, lembre-se: esse processo deve ser realizado apenas quando todas as flores de um galho já estiverem murchas.

Para que flores novas se formem, você pode distribuir restos de plantas mortas ao redor do caule. Dessa maneira, a floração será prolongada durante várias semanas. Isso conservará um visual bonito e saudável por mais tempo.

Variedades de flor sininho

A flor sininho existe em vários tamanhos e cores, incluindo:

  • 60 centímetros de altura e flores brancas;
  • 45 centímetro de altura e flores cor de rosa, roxas ou brancas;
  • 60 centímetros de altura e flores cor de rosa;
  • 35 centímetros de altura e flores azuis, lilás, rosa ou brancas;
  • 91 centímetros de altura e flores rosa escuro, rosa claro ou roxo.

Pragas e doenças comuns da flor sininho

Para manter a sua flor protegida e saudável, é preciso realizar o controle de pragas sempre que necessário. Com a flor sininho não é diferente. Essa bela flor, com aspecto de campainha ou lanterna luminosa, não atrai apenas beija-flores. De fato, pragas e doenças comuns incluem pulgões, ácaros, lesmas, caracóis, oídio e ferrugem. Portanto, é necessário fazer a devida proteção do seu plantio para não ter problemas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo