Flor de maracujá reúne beleza e benefícios na mesma planta

Inicio » Agricultura » Flor de maracujá reúne beleza e benefícios na mesma planta
01/08/2019 Por
Flor de maracujá reúne beleza e benefícios na mesma planta

A flor de maracujá possui propriedades medicinais e, além disso, é muito conhecida por suas cores e formatos

A flor de maracujá é reconhecida por ser uma das mais belas flores que existem, entre as plantas frutíferas. Mais do que isso, a planta também é utilizada por trazer benefícios para a saúde. Ela auxilia na redução da ansiedade e regulariza o sono.

Além disso, quando a flor de maracujá é fertilizada, ainda dá origem ao delicioso fruto utilizado de diversas formas dentro da culinária.

flor de maracujá

O que é flor de maracujá?

A flor de maracujá é a estrutura reprodutora da planta. Muito conhecida por sua beleza, a flor apresenta uma aparência bastante exótica e colorida. Então, geralmente a flor nasce com as cores amarela, branca e roxa e se desenvolve em climas amenos, ou quentes.

O pé de maracujá, ou maracujazeiro, chega a brotar de forma espontânea nas regiões tropicais e subtropicais. Além do fruto muito consumido e saboroso, a planta também é cultivada de forma ornamental, justamente por causa de sua beleza. É o caso da flor de maracujá do mato, ou a flor de maracujá doce, por exemplo.

O fruto do maracujá é muito versátil e pode ser consumido de diversas formas:

  • In natura
  • Na forma de sucos
  • Receitas de doces, como mousse
  • Em bolos
  • Molhos agridoces

Benefícios da flor de maracujá

O chá de flor de maracujá é muito utilizado dentro da medicina caseira e pode trazer diversos benefícios para a saúde. Atualmente, aliás, a planta não é consumida somente através de chás, mas também em forma de cápsulas, tinturas e suplementos.

flor de maracujá

Conheça, então, alguns benefícios do chá de maracujá:

  • Dores: a planta possui propriedades analgésicas e, quando ingerida na forma de chás, torna-se um remédio natural. Assim, pode auxiliar na eliminação de pequenas dores.
  • Ansiedade: o maracujá é muito famoso por sua capacidade de acalmar e baixar os índices de ansiosidade. Portanto, o chá ajuda a combater a ansiedade, agindo como um estabilizador emocional.
  • Insônia: justamente por ter este efeito calmante, o chá de maracujá também auxilia nas noites de insônia. A bebida ajuda a diminuir os sintomas do stress e, muitas vezes, estabiliza os problemas do sono.
  • Epilepsia: alguns medicamentos naturais com base da flor da planta são utilizados em casos de epilepsia. Nota-se, então, que estes casos apresentam melhoras nos sintomas, reduzindo a quantidade e a gravidade das crises.

Curiosidades sobre a flor de maracujá

O significado da flor de maracujá pode ser bastante profundo, para falar a verdade. A flor é utilizada como um analogia para a Paixão de Cristo. Isso porque na época do descobrimento do Brasil, os jesuítas que chegaram aqui ficaram impressionados com a beleza da flor.

flor de maracujá

Por fim, devido ao seu formato, ela acabou sendo associada à coroa de espinhos utilizada por Cristo. O tom roxo leva o simbolismo o sangue de Jesus. Já o fruto, o maracujá, é associado ao mundo. Ou seja, representa que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.

Através de representações, portanto, a flor de maracujá acabou sendo significada dentro da religião e ganhou ainda mais importância para os cristãos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo