Flor mosquitinho é muito usada para fins ornamentais
A flor mosquitinho é uma tendência em eventos, particularmente em cerimônias de casamentos. Por essa razão, a planta é também chamada de cravo do amor ou véu da noite.
Conheça mais sobre a flor mosquitinho, essa planta de nome curioso!
O que é flor mosquitinho?
Flor mosquitinho é o nome vulgar da Gypsophila paniculata, uma espécie de planta perene. A espécie é nativa da Europa Central e da Sibéria.
O florescimento da flor mosquitinho ocorre nos meses de verão. Para favorecer o crescimento, essa planta exige clima e uma grande quantidade de água. Afinal, a mosquitinho é muito vulnerável às baixas temperaturas.
Por isso, em países de clima tropical, como o Brasil, é possível cultivá-la durante quase o ano inteiro. A exceção só é aberta para regiões de invernos rigorosos, com temperaturas muito baixas.
Cultivo
Como citado anteriormente, a flor mosquitinho precisa estar exposta a quantidades generosas de luz solar. Afinal, isso garante que a floração decorra de modo saudável e normal.
Em média, o tempo de exposição solar recomendado é de doze a dezoito horas. Além disso, é necessário que a planta seja acompanhada por temperaturas altas, contanto que não ultrapasse os 35 graus. Em geral, quanto maior for a temperatura, mais rápido é desenvolvida a floração.
Em determinados períodos, como início e indução de floração, é também necessário expor a planta à luz artificial. Essa, por sua vez, tende a ser aplicada após a plantação, a partir da terceira ou quarta semana.
O cultivo da planta é realizado perante estacas, com cerca de sete a dez centímetros. Durante os meses de verão, são introduzidas areias. Para manter a umidade em um nível constante, é importante regar continuamente.
Além disso, a flor mosquitinho é uma espécie de planta muito vulnerável a doenças e pragas. Para prevenir a proliferação, é importante estar atento a um controle de pragas.
Como plantar branquinha?
Plantação
Para a plantação de branquinha (ou mosquitinho) o ideal é utilizar canteiros com cerca de 0,90 a 1 metro de largura. A separação entre as mudas deve ser de 0,4 a 0,5 metros. O sistema de plantio comumente utilizado é o triângulo ou quincôncio, permitindo uma separação entre cada um dos canteiros.
Desponta
Esse sistema é consistido na realização de um corte de aproximadamente dois centímetros de comprimento. Esse corte é realizado na extremidade superior do caule, após cerca de oito semanas a contar da plantação. Além disso, pode ser realizado quando a flor branquinha estiver medindo de quinze a vinte centímetros de altura.
Sem rebentos
O sistema sem rebentos é caracterizado pela eliminação dos rebentos em sua totalidade. É recomendado que essa ação seja levada a cabo de duas a três semanas após a desponta.
Poda
A poda da branquinha deve ser executada após a colheita das flores estar terminada. Para favorecer as florações novas, sua realização deve ser completa. Além disso, para suprimir a propagação de pragas e doenças, é indicado iniciar um tratamento via fungicidas.
Flor mosquitinho artificial
A flor mosquitinho artificial, bem como a natural, é altamente utilizada para fins ornamentais.
Tanto a versão da flor mosquitinho natural quanto a artificial aparecem frequentemente em projetos de jardins e, em especial, no universo de floristas.