Flor mosquitinho, com nome curioso, é bastante usada em decorações

Inicio » Agricultura » Flor mosquitinho, com nome curioso, é bastante usada em decorações
28/07/2020 Por
Flor mosquitinho, com nome curioso, é bastante usada em decorações

Flor mosquitinho é muito usada para fins ornamentais

A flor mosquitinho é uma tendência em eventos, particularmente em cerimônias de casamentos. Por essa razão, a planta é também chamada de cravo do amor ou véu da noite.

Conheça mais sobre a flor mosquitinho, essa planta de nome curioso!

Flor mosquitinho

O que é flor mosquitinho?

Flor mosquitinho é o nome vulgar da Gypsophila paniculata, uma espécie de planta perene. A espécie é nativa da Europa Central e da Sibéria.

O florescimento da flor mosquitinho ocorre nos meses de verão. Para favorecer o crescimento, essa planta exige clima e uma grande quantidade de água. Afinal, a mosquitinho é muito vulnerável às baixas temperaturas.

Por isso, em países de clima tropical, como o Brasil, é possível cultivá-la durante quase o ano inteiro. A exceção só é aberta para regiões de invernos rigorosos, com temperaturas muito baixas.

Cultivo

Como citado anteriormente, a flor mosquitinho precisa estar exposta a quantidades generosas de luz solar. Afinal, isso garante que a floração decorra de modo saudável e normal.

Em média, o tempo de exposição solar recomendado é de doze a dezoito horas. Além disso, é necessário que a planta seja acompanhada por temperaturas altas, contanto que não ultrapasse os 35 graus. Em geral, quanto maior for a temperatura, mais rápido é desenvolvida a floração.

Em determinados períodos, como início e indução de floração, é também necessário expor a planta à luz artificial. Essa, por sua vez, tende a ser aplicada após a plantação, a partir da terceira ou quarta semana.

O cultivo da planta é realizado perante estacas, com cerca de sete a dez centímetros. Durante os meses de verão, são introduzidas areias. Para manter a umidade em um nível constante, é importante regar continuamente.

Além disso, a flor mosquitinho é uma espécie de planta muito vulnerável a doenças e pragas. Para prevenir a proliferação, é importante estar atento a um controle de pragas.

Flor mosquitinho

Como plantar branquinha?

Plantação

Para a plantação de branquinha (ou mosquitinho) o ideal é utilizar canteiros com cerca de 0,90 a 1 metro de largura. A separação entre as mudas deve ser de 0,4 a 0,5 metros. O sistema de plantio comumente utilizado é o triângulo ou quincôncio, permitindo uma separação entre cada um dos canteiros.

Desponta

Esse sistema é consistido na realização de um corte de aproximadamente dois centímetros de comprimento. Esse corte é realizado na extremidade superior do caule, após cerca de oito semanas a contar da plantação. Além disso, pode ser realizado quando a flor branquinha estiver medindo de quinze a vinte centímetros de altura.

Sem rebentos

O sistema sem rebentos é caracterizado pela eliminação dos rebentos em sua totalidade. É recomendado que essa ação seja levada a cabo de duas a três semanas após a desponta.

Flor mosquitinho

Poda

A poda da branquinha deve ser executada após a colheita das flores estar terminada. Para favorecer as florações novas, sua realização deve ser completa. Além disso, para suprimir a propagação de pragas e doenças, é indicado iniciar um tratamento via fungicidas.

Flor mosquitinho artificial

A flor mosquitinho artificial, bem como a natural, é altamente utilizada para fins ornamentais.

Tanto a versão da flor mosquitinho natural quanto a artificial aparecem frequentemente em projetos de jardins e, em especial, no universo de floristas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo