Flor de sal vem sendo cada vez mais usada na culinária

Inicio » Agronegócio » Flor de sal vem sendo cada vez mais usada na culinária
04/12/2020 Por
Flor de sal vem sendo cada vez mais usada na culinária

Flor de sal tem sido vista como opção mais saudável para complementar o sabor das refeições diárias. Rica em minerais que são de grande utilidade para a saúde humana, ela está sendo vista como uma opção mais saudável e saborosa para o preparo de comidas em geral. Por conta disso, o consumo dessa opção tem aumentado significativamente.

Com as pessoas cada vez mais ligadas em opções diferenciadas e saudáveis, a flor de sal é altamente procurada e solicitada em supermercados e demais locais. No entanto, é no mar que ela pode ser encontrada com maior facilidade.

Flor de sal

O que é flor de sal?

Flor de sal é caracterizada por ser os primeiros sais que se formam e permanecem como uma crosta fina na superfície do mar. Atualmente, é muito utilizada para o preparo de pratos doces e salgados. Seja para enfeitar os alimentos ou oferecer sabor, este tipo de sal ganha esse nome justamente por produzir cristais muito semelhantes a uma flor.

Diferente de como é feito o sal, a flor é adquirida de forma muito mais fácil. No entanto, para que se faça presente, é preciso que a temperatura e a radiação solar estejam elevadas e, nesse meio tempo, haja um vento suave.

Dessa forma, muitas pessoas se perguntam como fazer flor de sal, quando, na verdade, ela basicamente surge pronta para consumo. Porém, logicamente ela passa por um pequeno processo.

Em suma, sua coleta é feita de forma pura e manual. No entanto, sua produção é uma pequena fração perto da produção total do sal tradicional. Por isso, o seu valor é muito mais alto e, por vezes, de difícil acesso para muitas pessoas. Dessa forma, é possível entender melhor o que é flor de sal.

Para que serve flor de sal?

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que os tipos de sal possuem uma composição química muito similar. Isso, logicamente, se refere aos sais utilizados em grande escala na cozinha. Afinal, até mesmo o sal iodado tem uma quantidade ínfima de iodo, logo, não altera o seu sabor.

Muitas pessoas se perguntam para que serve flor de sal. De fato, a flor deste tipo serve mais como um enfeite e para garantir uma visão bela e saborosa. Mesmo com ótimos benefícios e com indícios que mostram que pode ser, sim, mais saudável, ela não deve ser utilizada somente pelo sabor.

Por conta disso, um grande equívoco de quem quer sentir a sua textura crocante é colocá-la em alimentos que a dissolverão. Nos casos onde a intenção é somente temperar, os sais tradicionais são a melhor opção.

Dessa forma, esse tipo de sal combina mais com pratos como:

  • Saladas;
  • Peixes;
  • Carnes;
  • Vegetais;
  • Doces.

Mesmo que possa parecer estranho, a flor, assim como outros tipos de sais, realça o gosto de alimentos doces e os torna muito mais latentes.

Flor de sal

Receitas com flor de sal

Por conta de ser um tipo de sal muito utilizado para enfeites e nem tanto para temperar um alimento, mesmo que possa ser utilizada para esse fim, a flor desse tipo causa dúvidas quanto ao método de utilizá-la. Por conta disso, as receitas com flor de sal são altamente procuradas e cada vez mais populares.

Entre elas, é possível citar o cheesecake de chocolate. Para isso, basta fazer o cheesecake normalmente e, em seguida, colocar um pouco de flor de sal em cima. Assim, o sabor será realçado, garantindo um toque diferenciado ao doce.

Entre as receitas mais populares, também há as saladas com a flor. A crocância que ela agrega é uma ótima forma de garantir diferencial no alimento, assim, impressionando a todos com o sabor.

Já no caso da flor de sal para churrasco, coloque-a na carne depois de pronta. Desse modo, torna-se perfeito para realçar o gosto e garantir que todos os seus reais benefícios sejam passados para o organismo de quem a consumir.

Onde encontrar a flor de sal?

A boa notícia é que a flor já é comercializada. Logo, não é necessário aguardar o momento certo para que ela seja colhida diretamente no mar. Além disso, pode ser encontrada em casas de produtos naturais a granel ou então no supermercado.

Uma das maiores vantagens do produto é que ele já é disponibilizado embalado. Dessa forma, não há a necessidade de correr o risco de estragar o produto, caso fosse necessário comprá-lo por quilo. Porém, uma das desvantagens da flor de sal é justamente o preço agregado que possui.

Logo, pesquisar muito bem e procurar um local onde o preço esteja menor, sem dúvidas, pode ser a melhor e mais viável opção para diversos consumidores.

Flor de sal

Principais benefícios da flor de sal

Mesmo para quem a utiliza no lugar do sal em vez de utilizá-la como um enfeite ou realçador de sabor, é possível sentir uma série de benefícios. O motivo é que a flor de sal não passa por tantos tratamentos, dessa forma, se torna um produto mais puro.

Além disso, a flor é rica em zinco, magnésio, cálcio, cobre, ferro e demais nutrientes que são ótimos para fortificar a saúde humana, fazer bem ao organismo e garantir bem-estar completo. Também é uma ótima opção para reduzir os riscos causados pela hipertensão.

Sendo assim, ajuda a evitar doenças como AVC, asma, problemas renais, obesidade, inchaço e câncer no estômago. Logicamente, a flor de sal não é milagrosa e a saúde deve ser cuidada como um todo. Ainda assim, é uma ótima aliada.

Para garantir todos esses benefícios, basta substituir o sal de cozinha e utilizar o ingrediente. Ele tem uma quantidade muito menor de sódio, oferece mais nutrientes, não passa por refinamento e, dessa forma, é a opção perfeita para quem possui sérios problemas de saúde ou para quem quer manter o bem-estar em alta e com a devida qualidade de vida.

Como pode ser facilmente encontrada, torna-se uma opção que, apesar de mais cara, agrega ótimos resultados e um sabor agradável à comida. Além disso, a flor de sal também pode ser considerada uma válida e ótima opção para decorar alimentos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo