Frutas desidratadas são saudáveis e ajudam a movimentar a economia

Inicio » Agronegócio » Frutas desidratadas são saudáveis e ajudam a movimentar a economia
13/07/2020 Por
Frutas desidratadas são saudáveis e ajudam a movimentar a economia

Frutas desidratadas são facilmente encontradas

As frutas desidratadas são ótimas para todas as pessoas que estão procurando por algum alimento com boa quantidade de vitaminas e que seja rápido e prático para comer. Logo, são alimentos que proporcionam muito mais energia e vitalidade.

Além disso, as frutas desidratadas movimentam em grande escala a economia do nosso país, já que há uma grande demanda pelo produto devido aos consumidores estarem sempre buscando uma alternativa saudável e saborosa para se alimentar.

Frutas desidratadas

O que são frutas desidratadas?

Frutas desidratadas são frutas que passam por um processo natural ou induzido de desidratação. As tâmaras, ameixas, cocos, damasco, entre outras, são frutas muito populares de se consumir em estágio de desidratação.

Além disso, essas frutas são conservadas por muito mais tempo, inclusive na ausência de refrigeração. Assim, é possível ter um melhor entendimento sobre o que são frutas desidratadas e os seus benefícios.

Maiores benefícios

Entre os benefícios das frutas desidratadas, é possível citar a grande quantidade de vitaminas concentradas. Como a água da fruta é quase 100% retirada do alimento, as suas vitaminas se concentram de maior forma.

Entre as principais, estão:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B1, B2, B3 e B6;
  • Ácido pantotênico;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Demais sais minerais.

Vale lembrar que os nutrientes variam de acordo com a fruta.

Ademais, é preciso ficar atento sobre a vitamina C, já que a mesma é quase anulada da fruta durante o seu processo de desidratação. Por isso, caso a intenção seja munir o corpo com essa vitamina, prefira sempre frutas frescas.

Essa característica podem fazer com que fiquem com o gosto mais forte. Inclusive, como dito anteriormente, essas frutas podem ter uma validade muito maior e são muito mais práticas de carregar na bolsa ou mochila.

Além disso, muitas pessoas possuem o medo de que as frutas desidratadas engordam. Na verdade, elas possuem uma probabilidade muito pequena de engordar. É preciso consumi-la em uma quantidade muito grande para que a fruta desidratada engorde.

Para adquirir esses benefícios todos de uma vez só, é possível fazer um mix de frutas desidratadas, contendo goji berry, coco desidratado, granola, uva passa, entre outros. Esse mix faz com que o intestino funcione de forma mais acelerada e, também, diminui a vontade de comer doces.

Frutas desidratadas

Economia x frutas desidratadas

As frutas desidratadas têm um impacto positivo profundo na economia, já que ajudam os fruticultores a evitarem o desperdício e ainda trazem um lucro satisfatório.

Com a grande popularidade das lojas de produtos naturais, as frutas secas precisaram ser consumidas em maior quantidade. Assim, elas permitem que os seus produtores possam vendê-las por um valor mais agregado, o que evita o desperdício e não faz com que a colheita seja perdida.

Uma grande vantagem é que o preço do quilo da fruta desidratada pode ser de 80 a 90 vezes maior do que a fruta natural.

As frutas secas mais vendidas no mercado e as que são consideradas as melhores frutas desidratadas são:

  • Abacaxi desidratado ou abacaxi com canela desidratado;
  • Banana desidratada;
  • Kiwi desidratado;
  • Maçã desidratada (pode ser usada para consumir pura ou em forma de chá);
  • Frutas vermelhas desidratadas.

As frutas vermelhas, por sinal, possuem uma grande ação anti-inflamatória para mulheres que apresentam problemas no útero, ovário e infecção urinária. Um grande exemplo é o goji berry e também o cranberry, que podem ser consumidos puros ou fervidos em forma de chá.

Dessa forma, o mercado de frutas desidratadas tem sido muito movimentado e popularizado por consumidores naturalistas, pessoas que se encontram em uma ingestão controlada de calorias e gorduras, bem como proprietários de lojas de produtos naturais.

Nos supermercados, também é possível encontrar as frutas que passam por processo de desidratação sendo vendidas embaladas a vácuo. Porém, o kiwi não apresenta a mesma textura e sabor do que quando comprado a granel, por exemplo.

Consumo em pó

É possível encontrar, em lojas e demais estabelecimentos, as frutas desidratadas em pó. Ao contrário das tradicionais, os pós são ótimos para que o corpo absorva com mais naturalidade e facilidade os nutrientes.

Além disso, com o pó, é possível consumir em cima de frutas, em forma de sucos ou chás. Essa é uma opção para quem procura maior praticidade e rapidez, já que basta misturar o pó e consumi-lo. Além disso, o mesmo pode ser utilizado em bolos e pães.

Como fazer frutas desidratadas?

O primeiro passo de como fazer frutas desidratadas é escolher qual será a fruta. Após a fruta escolhida, basta cortá-la em fatias e passar em uma mistura de suco de limão sem açúcar. No caso, esse suco de limão deve ser a água com o limão espremido. Isso porque as frutas oxidam rapidamente.

Em seguida, basta levar ao forno por 10 horas em uma temperatura de aproximadamente 50 °C.

Há quem prefira fazer esse tipo de fruta em casa para consumo próprio. Porém, se a intenção é fazer frutas desidratadas no forno para comercialização, o indicado é ter um equipamento adequado.

Até mesmo porque o ato de desidratar a fruta gasta uma enorme quantidade de gás, o que pode ser prejudicial para a economia da casa. Além disso, as receitas de frutas desidratadas são fáceis de fazer, como a granola com frutas, por exemplo, por isso, vale mais a pena comprá-las.

Frutas desidratadas

Compulsão por doces

Algumas das frutas desidratadas têm a enorme vantagem de cessarem a compulsão alimentar por doces que muitas pessoas sentem. A ameixa seca, uva passa, abacaxi com canela, banana e mamão desidratado, por exemplo, são as principais frutas secas que saciam a vontade incontrolável por doces.

Logo, a melhor opção é sempre carregar um pouco dessas frutas na bolsa, deixá-las sempre por perto, como dentro de casa, na gaveta do escritório e em qualquer lugar em que seja possível consumi-las. Assim, elas também colaboram para o emagrecimento e bem-estar.

Além disso, as frutas desidratadas são ótimas para aumentar a vitalidade do corpo humano e podem ajudar, até mesmo, a melhorar a pele, devolvendo a elasticidade e vigor. Isso porque os doces tradicionais acabam danificando o corpo, por isso, essas frutas são a melhor opção para quem procura algo doce e saudável.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo