Goivo é utilizada para decoração, paisagismo e até culinária

Inicio » Meio Ambiente » Goivo é utilizada para decoração, paisagismo e até culinária
29/08/2020 Por
Goivo é utilizada para decoração, paisagismo e até culinária

Apesar de suas várias utilidades, o goivo ainda é pouco explorado comercialmente no Brasil. A planta nativa da região mediterrânea, apesar de sua origem incerta – supõe-se que seja entre os continentes africano, europeu e asiático. Apesar de sua simplicidade, é uma flor extremamente bonita e de cores marcantes, que podem formar lindos arranjos.

No Brasil, a maioria das espécies de goivo são oriundas do Japão, onde sua produção encontra enorme dedicação dos produtores. O cultivo comercial dessa flor teria iniciado por volta de 1920.

goivo é uma flor de pequeno porte que se apresenta em várias cores

O que é goivo?

De nome científico Matthiola incana, o goivo é uma planta que floresce anualmente, pertencente à família Brassicaceae, semi-herbácea. Seu porte é pequeno, chegando a 45 centímetros de altura e suas flores são exuberantes.

O caule do goivo pode variar entre ser ereto ou levemente torto e de aspecto lenhoso em sua base.
Por não ser uma planta muito exigente, o goivo se adapta aos climas temperado, tropical, subtropical, continental e mediterrâneo.

Essa planta também tem outros nomes, pelos quais é mais conhecida, como Goivo-encarnado, Matióla, Goiveiros ou Goiveiro-da-rocha.

Mesmo com sua exuberância, o goivo é utilizado no Brasil basicamente só em projetos que envolvam jardinagem, decorações especiais para empresas e residências e paisagismo.

Mas há muitas outras possibilidades, podendo ser utilizado como decoração de ambientes para o dia a dia, inclusive na sala de casa, em buquês e arranjos.

Cultivo do goivo

Com características que tornam seu plantio fácil, o goivo pode ser cultivado inclusive como uma forma de fonte de renda alternativa. Ele cresce de forma relativamente rápida se comparado a outras flores e apresenta boa durabilidade após a colheita.

Dê preferência para o plantio em solos ricos em matéria orgânica e com boa drenagem, pois não tolera excesso de água, que pode ocasionar podridão nas folhas e caule.

A germinação das plantinhas iniciam entre 7 a 14 dias e seu ciclo até o início da floração leva cerca de 150 dias. A floração ocorre na primavera ou no verão.

Essa flor é uma excelente alternativa para diversificar o mercado, tendo em vista que seu potencial não é muito explorado comercialmente no Brasil.

Seu plantio é através de sementes e, por ser uma planta mais rústica, não exige muitos cuidados ou manejos específicos. Ao natural, um clima ameno seria o mais ideal para seu cultivo, porém, em estufas pode ser cultivado em todo o país.

a flor goivo floresce na primavera ou no verão

Características do goivo

Podendo se apresentar nas mais diversas cores, encontramos o goivo branco, passando pelo vermelho, rosa e até violeta, além de alguns tons intermediários. Suas pétalas, que podem ser lisas ou dobradas, exalam um perfume agradável, que fica mais acentuado no período da noite.

Por mais incrível e incomum que pareça, essa flor pode ser utilizada na culinária. Importante lembrar que para isso a planta deve ser livre de agrotóxicos e químicos em geral ao longo de seu crescimento.

É preciso lavar bem as pétalas do goivo e deixar secar, assim, elas apresentam um bom teor de nutrientes, além de agradar aos paladares mais exóticos, com seu sabor adocicado e picante.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo