A hidrologia envolve diversos profissionais e pesquisa soluções para diversos problemas como enchentes e poluição
A hidrologia é uma ciência utilizada para a administração dos recursos hídricos disponíveis na Terra. Assim, a disciplina envolve diferentes questões tanto naturais quanto aos fenômenos que ocorrem por interferência do homem.
Portanto, a hidrologia é fundamental para auxiliar na manutenção da água disponível no planeta. Através dos estudos e de uma visão interdisciplinar entre as profissões, é possível encontrar soluções para a poluição das águas, enchentes, drenagem de áreas alagáveis e melhor aproveitamento da água.
O que é hidrologia?
Hidrologia é uma ciência que estuda a distribuição e movimento da água na Terra. Ou seja, a ciência está intimamente ligada à análise do balanço hídrico que existe no planeta. O estudo, portanto, é realizado em todos os estados da água, seja ele líquido, sólido ou gasoso.
Atualmente a hidrologia aplicada estuda também os efeitos da água no ambiente. Ou seja, inclui as propriedades físicas e químicas da água, e a sua relação com o meio onde circula. A ciência, então, pesquisa a qualidade da água, assim como os efeitos da poluição e a ecologia.
Quais as atividades influenciadas pela ciência?
Várias questões podem ser estudadas e, portanto, resolvidas com o auxílio da hidrologia. Assim, a ciência pode se adequar a diversos profissionais que utilizam os recursos hídricos em seu cotidiano. Algumas profissões que necessitam de projetos e planejamentos envolvendo a ciência, portanto, são:
- Economistas
- Aquicultores
- Geólogos
- Geógrafos
- Cartógrafos
- Engenheiros civis, assim como os ambientais, florestais e elétricos
- Agrônomos
Cada uma destas disciplinas pode contribuir de alguma forma para a ciência através de seus conhecimentos específicos. Ou seja, a hidrologia pode receber a visão de diferentes perspectivas e, assim, não deve seguir um projeto único, ou um formato fechado.
Os especialistas acreditam, inclusive, que os projetos envolvendo a ciência devem ser pensados especialmente para a área, ou problema, em questão. Dessa forma, então, a hidrologia oferece meios para que a água seja aproveitada da melhor maneira possível.
Fenômenos estudados pela hidrologia
Diversas atividades humanas são estudadas pela ciência, assim como os fenômenos naturais.
Um exemplo de ação estudada dentro do campo da ciência é o deflúvio, por exemplo. Este nada mais é do que o escoamento da água na superfície terrestre. Ou seja, quando a água não evapora, ou não penetra no solo, acontece o deflúvio.
Além deste, a ciência também atua sobre outras situações, como:
- Enchentes
- Instalação de sistemas de esgoto
- Drenagem do solo
- Projetos de irrigação
- Abastecimento de água
- Obras hidroviárias
- Gerenciamento de bacias
- Navegação
- Geração de energia
- Controle de poluição
O que significa hidrologia?
Você sabe qual o significado de hidrologia? A palavra tem origem no idioma grego e, assim, em seu termo inicialmente utilizado é “hydor”, que significa água. Já o prefixo “logos” quer dizer estudo. Ao pé da letra, portanto, é o estudo da água.
A ciência, então, torna-se fundamental principalmente nos dias atuais, em que o mundo vive uma crise de recursos hídricos. A hidrologia, então, é uma ferramenta que pode atuar sobre a formação de rios, oceanos e lagos que existem na superfície da Terra.