Impatiens é um grande gênero botânico da família Balsaminaceae

Inicio » Agricultura » Impatiens é um grande gênero botânico da família Balsaminaceae
20/10/2020 Por
Impatiens é um grande gênero botânico da família Balsaminaceae

Impatiens é uma planta também conhecida como não-me-toques. Nativa do continente africano, atualmente a planta impatiens pode ser encontrada em todas as regiões úmidas subtropicais do planeta, pois se adapta melhor em ambientes com temperaturas elevadas.

A planta impatiens é conhecida por vários nomes, mas talvez o mais famoso seja o “não-me-toques”. Isso porque os seus frutos, quando maduros, se abrirem rapidamente e lançarem suas sementes. Esse comportamento também ocorre quando são tocados por um agente externo, daí o seu nome.

Impatiens

O que é impatiens?

Impatiens é uma planta herbácea de caules suculentos de nome científico Impatiens walleriana.

A sua origem é no leste do continente Africano, onde ficam localizados países como o Quênia, Moçambique e Tanzânia.

É uma planta que não suporta temperaturas muito baixas, por isso se adapta melhor em climas temperados e úmidos, com temperaturas acima de 20 °C.

Além de não-me-toques, essa espécie de planta também é conhecida como bálsamo, jewelweed, alegria da casa, maria-sem-vergonha, beijinhos, entre outros nomes.

Flor impatiens

A flor impatiens pode medir de 2 a 5 cm de diâmetro e tem um esporão de néctar.

Suas cores são várias: vermelho, branco, laranjo e muitos tons de rosa. Há ainda alguns casos de flores bicolores.

Seus caules são suculentos e a altura costuma variar de 15 a 75 cm.

Os frutos da impatiens adquirem a forma de cápsulas. São os responsáveis pelo nome não-me-toques, porque se abrem rapidamente quando chegam à maturidade ou são tocados, expelindo as sementes para longe.

Contudo, apesar desse nome ser mais comumente empregado para a Impatiens walleriana, outras plantas desse gênero, ou melhor, seus frutos, também apresentam essa característica um tanto inusitada.

A impatiens prefere crescer em locais úmidos e com sombra parcial. O solo deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Contudo, o solo deve reter umidade, isto é, não secar rapidamente.

O pH ideal para o desenvolvimento de uma impatiens deve ser entre 5,8 e 6,2.

Impatiens

Cultivo da impatiens

O cultivo da impatiens é considerado fácil, podendo ser feito por pessoas sem grandes conhecimentos em jardinagem. Mas, geralmente, é plantada para formar grupos densos de jardins, grandes vasos e jardineiras.

Além disso, a sua reprodução pode ocorrer por dois caminhos: estacas e sementes.

Qualquer época do ano é propícia para a propagação da impatiens, entretanto, o período considerado ideal é durante a primavera.

Optando pela plantação via sementes, estas vêm em uma cápsula verde. Elas soltam as sementes na terra quando se encontram aptas.

O método com as sementes é o mais simples, basta escolher um terreno leve e dispor de um vaso próximo à janela. Deve-se regar todos os dias, mas cuidando para não acumular água no prato.

Contudo, a plantação via estaca é a que proporciona maiores chances de sucesso, desde que esteja totalmente saudável. Quando as folhas na estaca se soltarem do tronco, deixe cicatrizar, secar, por algumas horas, antes de enterrá-la na terra.

Outra possibilidade é colocá-la em um copo d’água para criar raízes. A água deve ser suficiente para molhar o pé. Além disso, é importante trocar o líquido a cada 3 dias. Tenha cuidado, no entanto, para não exagerar na dose e “afogar” a planta.

Quando na estaca começarem a surgir novas folhas, é bom sinal. Não leva muito tempo até que os primeiros resultados apareçam.

Uma dica importante: se escolher uma estaca que já tenha flores, deve-se arrancar todas, inclusive os botões. O objetivo de uma estaca é criar raízes, não propagar o florescimento.

Tipos de impatiens

Existem vários tipos de impatiens, como verá a seguir. Apesar de apresentarem características particulares, todas preservam os principais aspectos, como frutos em forma de cápsulas, caules suculentos e coloração de flores variadas, algumas bicolores.

Vejamos a seguir quais são as impatiens mais famosas.

Impatiens walleriana

É a mais famosa do gênero. A impatiens walleriana pode florescer em praticamente todas as épocas do ano, desde que esteja em condições adequadas.

No entanto, é na primavera que apresenta a sua melhor forma, pois suas flores ganham diferentes tipos de coloração.

Seu nome Impatiens walleriana significa “alegria da casa”, sem dúvida pelo fato da sua coloração diversa durante a primavera.

Waller

É um tipo de impatiens com arbusto ramificado. Nesses arbustos brotam pequenas flores com diferentes tons de vermelho. Além disso, chega a alcançar 60 cm de altura.

Dentro desse tipo de impatiens, há outros subtipos:

  • Symphony: mistura flores rosas com vermelhas;
  • Futura: tem cores brilhantes;
  • Novett: planta que alcança 15 cm de altura;
  • King Kong: tem flores grandes e brilhantes;
  • Chama de lavanda: flores rosa e vermelha;
  • Kolorpauer: vermelho escuro, flor vermelha brilhante.

Impatiens

Peters

Sem dúvida, é um dos tipos de impatiens mais chamativas. Isso porque as suas folhas são verde-escuras e as suas flores são de um vermelho encarnado, vivo, parecendo tomates gigantes, em total contraste com a cor fria das folhas.

Uma variação são flores com tons de rosa, mas que igualmente se destacam.

Tamarinda

É uma planta pequena e que floresce por vários anos. Assim, tanto as suas folhas como as suas flores são grandes.

Existem dois tipos de Impatiens tamarinda: a branca, por ter flores brancas, e a que mais chama atenção, a azul púrpura, por ter botões tão vermelhos quanto brilhantes.

É um tipo cultivado em vasos que pode formar uma bola sólida de folhas e flores se receber os devidos cuidados.

Ironweed

É um arbusto usado costumeiramente para se decorar canteiros de flores e áreas locais. Anual, com folhas grandes e oblongas.

As pétalas da sua flor é individual e dobrada para fora. São também vermelhas, rosas, constituindo cores bordô.

Floral de impatiens

A planta do gênero dá origem a um remédio natural conhecido como floral de impatiens, que tem como característica ser um calmante. Por isso, costuma ser indicado para pessoas que sofrem com ansiedade ou que estão sob muita pressão.

Cuidados com impatiens

Esse gênero de planta se sente bem em solo universal. A drenagem deve ser colocada no fundo, pois a umidade não deve se acumular no solo.

Usar fertilizantes minerais é recomendado para incentivar o florescimento. Coloque-os na água de irrigação durante a estação quente.

Essa planta cresce tanto em locais iluminados como em locais à sombra. Contudo, dê preferência às áreas com boa iluminação direta sobre a impatiens.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo