Giesta é uma espécie de arbusto nativo de Portugal

Inicio » Agricultura » Giesta é uma espécie de arbusto nativo de Portugal
10/10/2019 Por
Giesta é uma espécie de arbusto nativo de Portugal

Giesta pode chegar a até 4 metros de altura e muito utilizada como ornamento

Uma espécie de planta cujo principal traço são suas belas flores amarelas. Um arbusto grande e versátil e que possui diversos usos. Estamos falando da giesta, um belo arbusto enfeitado com flores, muito comum na Europa.

Além de ser belíssima, essa planta também garante alguns benefícios. Uma planta selvagem, que possui um aroma fresco e puro, é muito utilizada na fabricação de perfumes. Além disso, alguns produtos de limpeza também utilizam de seu perfume. Em alguns locais, também é comum se deparar com chás preparados com giesta, rendendo diversos benefícios para a saúde.

Giesta

O que é giesta?

Giesta é uma espécie de arbusto. Seu nome científico é Spartium junceum, derivando da palavra grega spartion, que é designado às plantas produtoras têxteis e utilizadas para fazer ataduras.

É comumente chamada de giesta das vassouras. É originária da Europa, mais precisamente Portugal e Espanha.

Características da planta e flor giesta

Esse arbusto cresce rapidamente, e é abundantemente inserido como ornamento, além de possuir características de controle de erosão. Acabou se tornando uma espécie daninha em diversas regiões tropicais, subtropicais e temperadas ao redor do mundo.

De maneira idêntica, a planta também é resistente e consegue se adaptar bem em diversos habitats e tipos de solos. Também possui boa tolerância a condições desagradáveis de seca.

Por meio de distúrbios no solo e incêndio, é feita a germinação das suas sementes. Quando se estabelece, torna a mata densa, impenetrável e desagradável para boa parte dos animais selvagens. Os arbustos são capazes de deslocar outras espécies nativas, aumentando a carga de combustível para incêndios.

Em resumo, essa espécie fixa o nitrogênio, sendo capaz de alterar a fertilidade do solo, a ciclagem dos nutrientes e os padrões de sucessão.

Giesta

Benefícios e propriedades da planta giesta

A planta giesta possui propriedades diuréticas. Desse modo, a giesta é uma boa parceira para pessoas diagnosticadas com obesidade, já que tem a capacidade de anular e eliminar a retenção de líquidos.

Também tem propriedades que combatem a infecção urinária e doenças cardíacas.

Cultivo de giesta

Se bem cultivada, pode atingir de 1 a 4 metros de altura. Possui diversos ramos finos, que se assemelham a varas, com suas folhas estreitas e retas.

Ao florescer seus cachos delicados, eles se alternam nas cores branco e amarelo, portanto, as espécies mais comuns são as de giesta amarela e giesta branca. Às vezes, também é possível encontrar giestas na cor rosa.

Aconselha-se regar constantemente, principalmente no calor, mas não de maneira excessiva. Do contrário, pode ocorrer de a flor se afogar por encharcamento, deixando de crescer.

Mesmo podendo ser plantada em vasos, trata-se de uma espécie selvagem, portanto, o ideal é cultivar no jardim.

Giesta

Poda da giesta

Primeiramente, lembre-se que essa planta chega a 4 metros de altura. Portanto, a poda deve ser realizada com suavidade, eliminando apenas os ramos que se encontrem em mau estado, ou seja, aqueles deformados, partidos ou rompidos pelo vento.

Desse modo, você não só ajudará a manter forte o arbusto da giesta, como auxiliará no rejuvenescimento das folhas. E, claro, fazendo isso, a planta também irá se prevenir de algumas pragas e doenças.

One Reply to “Giesta é uma espécie de arbusto nativo de Portugal”

  • Conceição disse:

    Olá,boa tarde. Está flor me lembra a infância, procuro sementes da Giesta branca amarela e outras cores se tiver. Gosto muito desta flor. Obrigada. Conceição

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo