Energia térmica pode ser alternativa econômica para residências

Inicio » Meio Ambiente » Energia térmica pode ser alternativa econômica para residências
12/03/2019 Por
Energia térmica pode ser alternativa econômica para residências

Apesar da economia, a energia térmica pode causar aumento da poluição, dependendo da forma como é produzida

Para compreender a energia térmica é preciso entender que um sistema é formado de partículas. Estas partículas, por sua vez, se movimentam, vibram, circulam. É esta movimentação que cria o calor – assim, quanto maior a maior a circulação, maior será a temperatura liberada por este sistema.

Uma das formas de energia térmica, portanto, pode ser obtida através do calor provido pelo sol. Este tipo de energia é utilizado para diferentes finalidades, mas uma de suas principais vantagens é que não polui o meio ambiente. A energia térmica também pode surgir de outras formas, como por exemplo o atrito entre os sistemas e a combustão de materiais.

Energia térmica

O que é energia térmica?

Energia térmica é toda a forma de energia que provém de fontes de calor. A energia que vem do sol é um dos exemplos mais claros utilizados pelo homem.

O grande desafio sempre foi saber de que maneiras aproveitar esses recursos. Entretanto, a humanidade descobriu como captar a energia térmica e transformá-la em energia elétrica – uma das grandes utilidades dessa fonte energética. Atualmente, essa transformação de energia acontece nas usinas termoelétricas e termonucleares.

Pontos positivos e negativos

Todas a fontes de energia podem ter vantagens e desvantagens, dependendo do ponto de vista. Preservação ambiental, valores e poluição, conheça alguns pontos importantes e vantagens da energia térmica:

  • Meio Ambiente: algumas fontes deste tipo de energia são mais favoráveis quando o assunto é preservação ambiental. É o caso da energia solar, por exemplo. Outra opção seria o gás natural. Se comparado a outros recursos, como o petróleo, ele acaba se tornando mais vantajoso ambientalmente falando.
  • Preço: outro exemplo de energia térmica é aquela obtida através da queima de lenha. Esta se torna uma opção mais barata e de fácil acesso. Também em relação a valores, pode-se comparar a energia provinda de hidroelétricas com àquela obtida pela luz solar – os valores são mais acessíveis.
  • Poluição: dependendo a fonte como é extraída, ela também pode ser poluente e prejudicial. Ainda que apresente valores mais econômicos, a queima da lenha pode gerar desmatamento inconsciente ou até ilegal. Além disso, a liberação de gases também emite poluição e pode influenciar no efeito estufa.

Combustíveis usados na produção de energia térmica

Mas então, como funciona a energia térmica? O calor gerado pela combustão é uma das formas utilizadas para a produção deste recurso. As termoelétricas (que são usinas que transformam a energia térmica em elétrica) mais comumente encontradas são:

  • Carvão: a combustão deste material tem baixo custo e alta produtividade. Entretanto, emite muitos gases poluentes.
  • Gás natural: se comparada ao carvão, é menos agressiva ao meio ambiente. Ainda assim, prejudica a natureza e tem valores inconstantes
  • Termonuclear: tem alto custo e produz lixo radioativo, pode ser bastante perigosa em caso de acidentes. Entretanto, não emite gases e tem alta produtividade.

Energia térmica

Energia dos raios de sol

O sol pode ser um dos melhores exemplos de energia térmica proveniente de um recurso natural renovável. Existem basicamente três formas de se converter a radiação solar em energia: usinas, coletores e fornos solares.

Os coletores são os mais utilizados em residências, por exemplo. São painéis de alumínio que absorvem os raios de sol e conduzem o calor através de um circuito de água. São capazes de atender praticamente toda a demanda de aquecimento de residências.

Já o forno solar é um conjunto de espelhos que acompanham o movimento do sol. Ele reflete os raios para um espelho central, chamado de ponto focal. Esta energia térmica é utilizada em usinas solares ou fundição de metais, por exemplo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo