Bertalha é uma verdura rica em nutrientes e muito consumida nos trópicos

Inicio » Agricultura » Bertalha é uma verdura rica em nutrientes e muito consumida nos trópicos
28/06/2019 Por
Bertalha é uma verdura rica em nutrientes e muito consumida nos trópicos

A bertalha gosta de altas temperaturas e bastante água, e antes de plantar é importante verificar as condições de cada região. A bertalha possui diversos nutrientes importantes para os seres humanos. Assim, ela pode ser consumida de diversas formas, desde o preparo cru, na salada até em massas ou refogados.

Um dos pontos positivos da bertalha é a sua resistência ao calor. Entretanto, em contrapartida a espécie não consegue se desenvolver em temperaturas muito frias.

  1. O que é bertalha?
  2. Quais as utilidades da bertalha?
  3. Como se cultiva a bertalha?
  4. Quais os cuidados com a bertalha?
  5. Quais os benefícios da bertalha?
  6. Impactos da bertalha na saúde
  7. Bertalha roxa
  8. Contraindicacoes da bertalha
  9. Bertalha na economia
  10. Propriedades medicinais da bertalha
  11. Como armazenar bertalha?
  12. Farora de bertalha
  13. Potencial da planta bertalha

Bertalha

O que é bertalha?

Bertalha é uma hortaliça muito nutritiva e bastante versátil dentro da gastronomia. A verdura, também chamada de espinafre indiano, possui nutrientes importantes para o funcionamento do corpo humano, como vitamina A e C, ferro, cálcio e fósforo.

A planta é bastante rústica e, assim, consegue se adaptar a climas mais secos e quentes, como nas regiões Norte e Nordeste. Seu nome científico é Basella alba e ela é bastante consumida principalmente na regiões tropicais, onde é mais disseminada.

Como é de fácil cultivo, a espécie pode ser plantada de forma caseira, em hortas no quintal de casa. A planta bertalha é uma trepadeira e, portanto, deve ficar junto a cercas ou objetos de apoio.

Quais as utilidades da bertalha?

A bertalha e espinafre são muito parecidos e, assim, acabam sendo consumidos de forma semelhantes dentro da gastronomia. Neste caso, a verdura pode ser preparada de algumas formas. Confira:

  • Refogados
  • Salada
  • Sopa
  • Omelete
  • Acompanhamentos

Um dos benefícios da bertalha, além de seu valor nutricional, é a baixa quantidade de calorias. Assim, a hortaliça ajuda na perda de peso e faz parte do cardápio de quem procura uma alimentação mais saudável.

A dica é comprar ou colher os espécimes com folhas escuras. Se a planta estiver com a folhagem amarelada ou rasgada, então, quer dizer que passou do ponto ideal de consumo.

Como se cultiva a bertalha?

Quer saber como plantar bertalha? Temos algumas dicas para o cultivo da hortaliça, que pode ser feito para consumo próprio assim como de forma comercial, em larga escala.

O primeiro passo, então, é a aquisição das sementes. Elas são vendidas em comércios especializados e precisam ser deixadas de molho por 24 horas. O tempo de molho, portanto, irá quebrar a dormência da semente.

O ideal é que o plantio seja realizado em temperaturas elevadas, entre os 26 e 28 graus. Ela se adapta muito bem ao calor e, consequentemente, não sobrevive a geadas. A espécie também gosta de muita água.

As sementes podem ser plantadas diretamente nos canteiros, assim como em sementeiras. Após, as mudinhas podem ser replantadas em vasos ou covas.

Quais os cuidados com a bertalha?

Na hora de plantar a verdura, o ideal é que seja realizada uma análise do solo. Assim, é possível fazer as correções de adubação e a calagem.

A planta pode ter necessidades de alguns nutrientes básicos, como nitrogênio, fósforo e potássio. Vale reforçar que a área deve ser sempre limpa, livre de ervas invasoras assim como excesso de plantas.

Se a plantação for caseira, apenas para consumo pessoal de bertalha, então a dica é que se realize uma adubação com matéria orgânica no solo. Também é importante sempre estar atento à irrigação.

Bertalha

Quais os benefícios da bertalha?

Sabendo que a planta Basella alba é um vegetal rico em nutrientes, não é de se surpreender que ela possa gerar uma série de benefícios ao organismo. Dessa forma, o consumo dessa planta rica em vitamina A e minerais pode ser feito de maneira versátil e simples.

Inicialmente, por ser um alimento rico em fibras, a bertalha pode ajudar no funcionamento do intestino, facilitando a digestão e evacuação. Além disso, a presença de folato faz com que a planta seja também indicada para grávidas, desde que não no início da gravidez.

Porém, caso ainda haja dúvidas sobre para que serve a bertalha, existem outros diversos benefícios dessa planta. O alimento é de grande ajuda para combater os radicias livres, evitando o envelhecimento precoce dos tecidos e prevenindo o câncer.

Isso porque a bertalha é uma fonte rica em antioxidantes. Da mesma forma, os ossos são beneficiados pelo seu consumo por conta da abundância de cálcio. Por isso, a planta é indicada para evitar a osteoporose e contribuir no crescimento e formação de ossos e músculos.

Ainda assim, a bertalha é também rica em ferro, o que torna o alimento altamente indicado para combater a anemia. Segundo afirmam alguns nutricionistas, essa planta possui também ação afrodisíaca, o que a torna uma aliada no desempenho sexual.

Por ser uma fonte de vitamina A, a bertalha beneficia também a visão, inclusive evitando a formação de cataratas e problemas de cegueira. Isso ocorre porque essa vitamina atua combatendo os radicais livres na visão.

A ação emoliente e adstringente da planta atua de forma benéfica no fígado. Entretanto, segundo afirmam os nutricionistas, para usar a bertalha com essa finalidade é necessário contar com acompanhamento de um médico.

Impactos da bertalha na saúde

Sabendo de todas as propriedades dessa planta, é correto afirmar que os impactos na saúde do organismo são fatores que contribuem para a sua popularidade. Desse modo, fica fácil entender as suas aplicações e o que é bertalha.

Para gerar esses benefícios ao organismo, a bertalha ou espinafre indiano pode ser consumido de diversas formas. Por exemplo, podem ser elaborados pratos refogados com alho e cebola, ou então em saladas, tortas e sopas.

Nesse sentido, é importante lembrar de sempre lavar bem as folhas antes do preparo das refeições a fim de eliminar resíduos e micro-organismos. Em síntese, é correto afirmar que essa planta ajuda no bom funcionamento do intestino, fígado, visão, tecidos, ossos e até libido.

Essa série de benefícios à saúde faz com que a bertalha seja uma planta que ocupa um lugar de destaque no mercado e na busca para consumo. Em outras palavras, a planta pode ser preparada facilmente, possui preço acessível e ainda colabora com a saúde do corpo.

Os nutrientes da bertalha são os agentes que operam essas vantagens no corpo, visto que a planta é altamente nutritiva ao organismo humano.

Bertalha roxa

A bertalha roxa é uma variedade dessa planta, sendo considerada a mais bonita aos olhos por conta de sua coloração, visto que as folhas são avermelhadas, o caule possui tons de roxo e os frutos são bem próximos da cor negra.

Esse tipo de bertalha possui uma grande quantidade de pigmentos em sua estrutura, se diferenciando da planta comum. Entretanto, os pequenos frutos gerados por essa planta não apresentam sabor adocicado.

O sabor desses frutinhos escuros se assemelha com o gosto da beterraba, mais precisamente o gosto dos talos. Em outras palavras, é correto afirmar que os frutos da bertalha roxa não são doces e nem possuem aroma atrativo.

Porém, uma das propriedades da bertalha roxa é justamente a sua alta concentração de pigmentos. Por isso, os frutos escuros dessa planta foram analisados para serem empregados como corante alimentício natural.

Dessa forma, é possível perceber quão forte é o pigmento presente na frutinha, sendo que ele é capaz de manchar os dedos e até mesmo roupas. Nesse sentido, é nele que se concentram as antocianinas, antioxidantes naturais presentes abundantemente no fruto.

Portanto, as frutinhas da bertalha roxa podem ser utilizadas para elaborar corantes naturais na cozinha, conforme a criatividade do cozinheiro. Além disso, utilizar esse corante é algo muito benéfico à saúde, por conta dos antioxidantes nelas presentes.

Sabendo disso tudo, a chamada bertalha roxa possui outro nome científico, por conta dessa característica marcante. Ou seja, seu nome é Basella rubra, devido à coloração avermelhada, ao contrário da alba, que não possui esse tom.

Bertalha

Contraindicações da bertalha

Assim como todos os alimentos, os excessos devem ser evitados. Qualquer tipo de vitamina ou mineral em excesso pode causar efeitos indesejados no organismo humano. Portanto, o consumo moderado é sempre o melhor caminho.

A saber, a bertalha é uma planta rica em minerais e vitaminas A, B e C. Além disso, o vegetal também é rico em ácido oxálico e o consumo diário por pessoa deve ser inferior a 500 gramas, a fim de evitar problemas no trato urinário.

Sabendo que a bertalha é um vegetal altamente nutritivo, muitas pessoas procuram incluí-lo nas suas dietas para ajudar no emagrecimento. Porém, esse tipo de ação deve ser feita de maneira prudente, evitando excessos.

Por conta disso, a melhor opção é contar sempre com a orientação de um profissional da saúde. Com o acompanhamento de um médico ou de um nutricionista, evita-se que ocorram reações indesejadas no organismo, oriundas de excessos e dietas desequilibradas.

Em suma, o consumo desse alimento vegetal pode ser muito benéfico, desde que feito de maneira equilibrada. Para alcançar algum objetivo especial através dessa planta, é indispensável procurar atendimento médico especializado.

Bertalha na economia

Conforme foi possível observar ao longo desse artigo, a bertalha pode oferecer uma série de benefícios ao organismo, além de ser versátil e nutritiva. No entanto, a planta ainda é pouco explorada no mercado nacional.

Muitos produtores rurais de hortaliças desconhecem essa planta, principalmente não fazendo ideia do potencial econômico dela. Porém, os produtores que já a cultivam, apontam que ela possui vantagens como a facilidade para crescer e a produtividade o ano todo.

Nesse sentido, é correto afirmar que a bertalha é altamente resistente ao calor e à umidade, raramente é atacada por pragas e não exige grandes investimentos em adubação. Cada hectare plantado pode produzir entre 15 e 37 toneladas de produto.

A bertalha faz parte do projeto da EMBRAPA, junto a outros órgãos do estado de Minas Gerais, que visa retomar a produção das hortaliças não-convencionais. Dessa forma, é possível perceber o potencial que essa planta possui no mercado.

Existe no país uma planta semelhante conhecida como “falsa bertalha”, que é a Anredera cordifolia. Vale salientar que se tratam de vegetais diferentes, com propriedades nutricionais distintas e também potencial de mercado opostos.

Portanto, é correto afirmar que a bertalha é uma cultura promissora na economia nacional, apesar de ainda não ser tão explorada. Estima-se que essa realidade mude nos próximos anos, devido às características positivas e possibilidades que essa planta oferece.

O maço desse vegetal pode ser encontrado no mercado por valores que giram em torno de R$ 5,00, variando conforme a região e estabelecimento. É um alimento que pode ser preparado de infinitas formas, sempre oferecendo benefícios ao organismo e boa nutrição.

Propriedades medicinais da bertalha

Sabendo das propriedades medicinais da bertalha, a utilização das suas folhas como remédio para a pele e cabelos é uma prática conhecida popularmente. Ou seja, através da elaboração de cataplasmas ou até mesmo com as raízes, é possível utilizar esse preparo popular.

Isso porque a ação emoliente da bertalha funciona como um hidratante para a pele ou couro cabeludo. Da mesma forma, as propriedades adstringentes dessa planta atuam limpando os poros e renovando a aparência da pele, sem a necessidade do uso de cosméticos.

Por conta disso, é comum que esse preparo seja empregado na pele e nos cabelos, garantindo uma boa limpeza e hidratação. Para isso, basta elaborar um cataplasma com as folhas ou então ferver a raiz com água e misturar ao shampoo.

Esse tipo de receita popular pode variar conforme a região, sendo que existem outras aplicações, até então, desconhecidas. Qualquer tipo de pesquisa de campo é válida, com a certeza de que boas informações serão descobertas a respeito dessas aplicações.

Inclusive, existem estudos sobre essa planta ser utilizada para elaboração de cosméticos, tintas e medicamentos, devido à sua composição. Dessa forma, é possível perceber que o potencial da bertalha ainda não foi totalmente explorado.

Bertalha

Como armazenar bertalha?

Sabendo que essa planta é rica em nutrientes, é necessário observar alguns pontos quando o assunto é a armazenagem e conservação. Nesse sentido, é indicado que a planta seja consumida o quanto antes, devido à fácil deterioração dos nutrientes de sua composição.

Além disso, na hora de armazenar a bertalha, é necessário colocá-la em um saco plástico, retirando bem o ar que está no seu interior. Com a planta bem embalada, os nutrientes podem ser conservados por um maior período.

Ainda assim, a indicação é que a bertalha seja mantida sob refrigeração pelo período de, no máximo, três dias. Se a planta ficar armazenada por um período superior ao indicado, ela certamente perderá boa parte das suas propriedades.

Farofa de bertalha

Uma receita bastante diferenciada que utiliza essa planta como ingrediente é a farofa de bertalha. Esse prato, sem dúvida, é muito saboroso, nutritivo e diferenciado, visto que essa receita é oriunda da culinária popular.

Para elaborar esse prato, basta utilizar os ingredientes citados abaixo:

  • 1 maço de bertalha (higienizado);
  • 1 cebola picada;
  • 8 tomates tipo cereja;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • Alho;
  • Sal;
  • Cebolinha;
  • Pimenta;
  • Farinha de milho ou de biju.

Assim sendo, basta refogar a cebola e o alho picados em azeite até atingir o ponto de dourar. Depois disso, basta adicionar a bertalha picada, a cebolinha picada, o sal e a pimenta a gosto. Então, você deve refogar até o ponto de cozimento da bertalha.

Em seguida, basta acrescentar a farinha de milho, em pequenas parcelas, até que se alcance a textura desejada. Então, basta mexer bem e desligar o fogo. Depois disso, é só adicionar os tomatinhos cereja lavados e cortados ao meio.

Pronto! Basta servir essa simples e saborosa receita com o acompanhamento desejado, visto que se trata de uma farofa versátil. Pode ser acompanhada de carnes, arroz, feijão, entre outros pratos. Sem dúvida, essa receita simples será muito nutritiva e agradável ao paladar.

Entretanto, vale lembrar que o consumo da bertalha deve ser evitado por gestantes que estão no começo da gravidez, ou seja, nas primeiras semanas. É importante também respeitar a indicação de ingerir a quantidade máxima de 500 gramas ao dia.

Bertalha

Potencial da planta bertalha

Conforme foi possível observar, a bertalha é uma planta que possui um potencial imenso, evidentemente, não explorado em sua totalidade. Essa é uma afirmação muito verdadeira, visto que as possibilidades no agronegócio são diversas.

Por ser um vegetal versátil e altamente nutritivo, o mercado para esse tipo de produto está em uma crescente. Além disso, o seu cultivo não exige grandes investimentos, já que a planta se desenvolve facilmente, é resistente a pragas e não exige muita adubação.

Isso acaba colocando a bertalha em posição de destaque, tornando-a um recurso promissor economicamente. Da mesma forma, o potencial desse vegetal na indústria cosmética e culinária é algo que ultrapassa o senso comum.

No campo dos cosméticos, a planta pode ser utilizada para elaboração de novos produtos, principalmente para a pele e cabelos. Nesse sentido, é possível também estudar e criar contribuições para a medicina, visto que a bertalha é um remédio popular.

Na culinária, o uso da bertalha não se limita ao simples preparo de pratos e receitas. Em outras palavras, a bertalha roxa pode ser utilizada na culinária também para a elaboração de corantes naturais, podendo gerar preparos de visual agradável.

Além disso, esses corantes podem ser explorados pela indústria a fim de criar tipos industrializados, capazes de colorir receitas na confeitaria. O potencial da bertalha é algo que possui infinitas possibilidades, apenas exigindo estudos e investimentos.

Portanto, é correto afirmar que a bertalha é uma verdura riquíssima em nutrientes, capaz de gerar novas possibilidades na economia, seja através de seu consumo na culinária, na elaboração cosmética e medicinal. Pesquisas certamente abrirão novas e interessantes aplicações.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo