Conhecida por ser uma ave aquática, a jaçanã pode ser encontrada no hemisfério Sul. Outro nome pelo qual a ave jaçanã é conhecida é Aguapeaçoca.
Além disso, a jaçanã se destaca por possuir plumas de cor branca, com as costas marrom e a parte superior do corpo, preta.
O que é jaçanã?
Jaçanã é uma ave que dificilmente se afasta dos rios e leva um estilo de vida totalmente alternativo, quando comparado com outros pássaros. Isso ocorre pois são aves que adoram andar entre os lírios e se manter em baixo da água para se esconder.
Uma característica muito forte nessa espécie é a inversão dos papéis quanto ao gênero. Diferente de outros animais, a fêmea é relativamente maior que o macho, podendo alcançar quase o dobro do tamanho.
Mesmo que a fêmea atinja, em idade madura, aproximadamente 60 cm de comprimento, tanto o macho quanto a fêmea possuem as mesmas características de ter o corpo compacto e o pescoço longo, com uma cabeça que lembra muito um cisne.
Características da ave jaçanã
Para se adaptar bem à vida aquática, a ave jaçanã possui dedos longos e bem espalhados, muito mais do que um pato. Afinal, os seus dedos chegam a abranger aproximadamente 20 cm de largura. Portanto, isso faz com que seja possível caminhar nas plantas flutuantes sem possíveis acidentes.
Além disso, essa ave é encontrada em grande maioria na América do Sul. Outras regiões de maiores avistamentos são a África, a Índia e a Austrália. É uma ave diversificada e possui em sua família muitas outras espécies.
A jaçanã também é uma ave que, quando ameaçada, costuma mergulhar em baixo da água e permanecer por lá intacta até sentir que não há mais ameaças externas. Como é uma ave de natureza aquática, consegue se camuflar muito bem, deixando apenas um pedaço do bico para que seja possível respirar.
Na questão corpórea, a jaçanã é uma ave extremamente leve e que possui pernas altas. Os dedos são muito longos e bastante finos e delicados. Outro aspecto é que suas unhas são afiadas, possibilitando melhor locomoção e caça.
Hábitos da jaçanã
Por algum motivo, desde que nasce, esse pássaro possui o hábito de levantar as asas frequentemente. É um pássaro que anda, geralmente, em par. Caso se sinta assustado, consegue correr e se esconder facilmente sobre as plantas ou em baixo da água.
Caso seja obrigada a voar, voará de forma pesada e frágil. Por isso, quando realizam as migrações, em vez de andarem em pares, jaçanãs andam sempre em grupos para protegerem-se com mais facilidade.
Uma característica que é nítida é que o macho é extremamente protetor e agressivo em relação aos filhotes e ao ninho. Isso faz com que eles permanecem por até 70 dias a mais do que o necessário próximo aos filhotes.
Outra característica marcante dessa ave é a sua origem tupi e que, inclusive, o nome significa “pássaro muito alerta”. Por isso, é considerada uma ave extremamente sociável e alegre. Uma observação importante é que nem sempre essa ave se esconderá durante períodos de ameaça. Afinal, possui picos súbitos de temperamento agressivo quando sentem que estão em perigo.
Tais aves possuem esporões amarelos no interior das asas e, muitas vezes, costumam esticá-las para o alto para mostrar aos inimigos. Enquanto isso, as fêmeas possuem como sistema de defesa o ato de gritar de forma extremamente aguda e alta, soando como uma risada longa e atormentadora para os invasores, já que os animais têm uma audição aguçada.
Alimentação das jaçanãs
A alimentação desse pássaro não difere muito de outras espécies e o seu paladar é considerado, de certa forma, comum.
Como são exímios caçadores, serão vistos sempre atrás de pequenos invertebrados, insetos, pequenos peixes ou, caso a caça não tenha sido satisfatória no dia em questão, se contentarão com sementes, vermes da terra e frutas.
De fato, como podemos observar, não é uma alimentação tão diferente quando comparada com outras espécies de aves.
Reprodução da jaçanã
A reprodução da fêmea Jacana jacana, outro nome pelo qual é conhecido, ocorre de forma diferente e peculiar quando comparado ao método de outras espécies. A fêmea é sempre a responsável por tomar a iniciativa de iniciar a cópula com o maior número possível de machos – detalhe que todos eles devem ser diferentes. Após um tempo, ela coloca quatro ovos no ninho de cada um deles e os deixa lá para que sejam cuidados.
Ou seja, a fêmea sempre abandona o ninho em que se encontram os ovos e sai em busca de novos parceiros para repetir o ciclo. Dessa forma, é uma tradição dentro dessa espécie que os machos sejam os responsáveis por chocar, alimentar e cuidar dos filhotes, substituindo totalmente o papel das fêmeas e mostrando uma interessante inversão de papéis no reino animal.
O cuidado dos machos para com os filhotes é muito importante, pois outras fêmeas da mesma espécie podem saquear os ninhos, matar os filhotes, esmagar os ovos e tomar posse do espaço e do macho em questão para, assim, acasalar e colocar os próprios ovos.
O voo da jaçanã
O pássaro jaçanã não consegue voar longas distâncias, já que a água é seu território de maior concentração e natureza. Logo, voam por curtas distâncias e são mais facilmente encontrados durante suas caminhadas pela superfície das águas.
Os pântanos são lugares fáceis de encontrar esse animal voando ou caminhando. Geralmente, estarão sempre em busca de insetos, vermes ou caranguejos.
Jaçanã azul
Por conta da beleza exuberante, essa espécie da família dos jaçanãs acaba sofrendo com a caça. Sempre no período de março, os ovos da jaçanã azul e o próprio pássaro são caçados para deleite humano. As caças ocorrem nessa época pois, ao trocarem as penas, ficam impossibilitados de voar. Isso, sem dúvidas, aumenta consideravelmente o declínio da espécie.
Jaçanãs têm como característica o tamanho, que chega até 35 cm. Além disso, gostam de se empoleirar em estacas e moitas. Apesar de tal característica, possuem voo ágil.
No voo, um aspecto que chama atenção sobre a jaçanã é o fato de voar sempre com as pernas esticadas para trás e com os pés cruzados.