Jacinto é uma flor perfumada e também fácil de cultivar

Inicio » Agricultura » Jacinto é uma flor perfumada e também fácil de cultivar
10/10/2019 Por
Jacinto é uma flor perfumada e também fácil de cultivar

Jacinto é flor ideal para comércio com foco em decoração de ambientes

Jacinto é uma das primeiras opções quando se pensa em cultivo de flores para espaços pequenos. Disponível em vários tipos, essa flor é cada vez mais utilizada tanto para decoração de ambientes quanto para o comércio de flores.

Veja a seguir mais sobre o jacinto, suas características e como cultivar essa flor.

jacinto

O que é jacinto?

Jacinto, de nome científico Hyacinthus orientalis, é uma flor originária da Ásia, Europa e África, muito conhecida por sua beleza.

Existem mais de 60 tipos de jacinto conhecidos em todo o mundo, mas os maios comuns são jacinto rosa, jacinto branco, jacinto azul e jacinto vermelho.

Características da flor

Essa é uma flor que se desenvolve melhor em regiões onde o clima predominante é mais frio, como na região serrana do sul do Brasil. Ainda assim, é possível cultivá-la com a ajuda de processos artificiais, como o uso de câmaras frias, por exemplo.

Além disso, esta é uma flor com características bem específicas, como seu bulbo que possui cerca de 5 folhas. Essas folhas são:

  • Espessas,
  • Estreitas;
  • Longas.

Elas nascem da base do caule da flor, uma haste de formato cilíndrico, ereta e que produz flores com pétalas que se grupam em formato de espiga.

A florada dos jacintos acontece sempre na primavera, quando o clima se torna ideal para esse processo.

jacinto

Usos mais comuns do jacinto flor

Perfume e cores fazem do jacinto flor ideal para ser utilizada tanto em vasos quanto em jardins.

Essas características fazem com que essa flor seja muito utilizada na decoração de interiores, já que a planta também tem um tamanho interessante para esse tipo de aplicação.

Isso porque a planta tem uma altura entre 20 e 50 centímetros, no máximo. Por isso ela é muito comum em residências, comércios e escritórios.

Como plantar jacinto?

Por ser uma planta com ciclo de vida perene, ela precisa de certos cuidados para que possa se desenvolver bem. Veja, a seguir, alguns aspectos importantes sobre como plantar jacinto.

jacinto

Solo

A flor tende a se desenvolver melhor em solos bem drenados e férteis, onde a terra é mais solta. Por isso é uma boa prática preparar o local antes do plantio, adicionando areia ou adubo, se possível, para melhorar a composição do solo.

Assim, com o solo preparado, você pode fazer o plantio da variedade de sua preferência durante o outono, para que floresça na primavera.

Na hora de fazer a semeadura, o ideal é enterrar os bulbos 12 centímetros no solo, com uma distância de cerca de 10 centímetros entre as plantas.

Depois, quando as pétalas da flor assumirem um tom acastanhado, retire os bulbos para que a planta possa absorver os nutrientes do solo.

Luminosidade

Luz natural ajuda muito no desenvolvimento da flor, mas também é possível fazer o cultivo em jardins com sombra.

Além disso, ela é uma flor que pode ser cultivada em vasos, ou recipientes em que a água substitui a terra, sem maiores problemas.

Com isso, o jacinto é uma flor ótima para quem deseja investir no seu cultivo, seja para decoração ou para comércio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo