Ícone do site Agro20
Agricultura

Laranja seleta é variedade que melhora a capacidade cognitiva

Laranja seleta é variedade que se desenvolve em árvore de porte pequeno e espinhosa

A laranja seleta é uma das muitas variedades desta popular e benéfica fruta cítrica. A cultivar se caracteriza, principalmente, por apresentar alto teor de vitamina C, um nutriente indispensável para o bom funcionamento do sistema imunológico.

A variedade laranja seleta é ainda conhecida por ser uma das laranjas mais doces; sendo que a sua origem provável é do continente asiático, mais especificamente da China.

O que é laranja seleta?

A laranja seleta, cujo nome científico é Citrus sinensis, é cultivada em todo o mundo. Geralmente, se desenvolve melhor em regiões de clima tropical, semitropical ou temperado.

A árvore laranja seleta é caracterizada pelo pequeno porte e o fato de ser espinhosa. Além disso, suas folhas são perenes e resistentes e, delas, se originam lindas flores brancas e perfumadas; que chegam a produzir mais de cinco frutos.

A fruta, quando madura, apresenta cores que variam entre amarelo e laranja, e a sua polpa é caracterizada por ser bastante doce e suculenta.

Propriedades da laranja seleta

Todos os tipos de laranja são ricos em nutrientes que proporcionam inúmeros benefícios ao organismo. Dentre eles, podemos citar a presença de vitamina A; nutriente que auxilia na manutenção da saúde ocular e na regeneração das células dos tecidos.

Além da vitamina A, a fruta é rica em vitamina C, nutriente que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Outro composto essencial presente na variedade é o potássio, que atua na indução dos impulsos nervosos, regula os batimentos do coração e ainda auxilia no controle da pressão arterial.

Benefícios da laranja seleta

Nosso organismo deve consumir laranja, porque, conforme vimos no item anterior, a fruta é rica em nutrientes indispensáveis para a saúde. Confira outros motivos importantes para o consumo desta variedade:

Como plantar laranja seleta?

A variedade pode ser plantada por meio da muda de laranja seleta ou, ainda, por técnica de enxertia. As mudas podem ser adquiridas com certa facilidade, por exemplo, pela internet ou em casas de jardinagens e paisagismo.

Para cultivar a laranja seleta, o ideal é preparar buracos com espaçamento de 30 centímetros entre cada muda e, em seguida, adicionar um composto orgânico ou outro tipo de adubo. Recomenda-se, ainda, que a plantação seja regada a cada dois dias enquanto ainda jovem e, depois de estabelecida, apenas em épocas de longos períodos sem chuvas.

Sair da versão mobile