5 tipos de laranja populares no Brasil e cheios de benefícios para a saúde

Inicio » Agricultura » 5 tipos de laranja populares no Brasil e cheios de benefícios para a saúde
22/09/2019 Por
5 tipos de laranja populares no Brasil e cheios de benefícios para a saúde

Diferentes tipos de laranja são produzidos e de grande popularidade no Brasil

Nosso país é o maior produtor de laranja do planeta. Tudo que envolve laranja no Brasil tem números hiperbólicos. Somos o maior produtor de diversos tipos de laranja, bem como o maior exportador da fruta e do suco.

O Brasil não chega a produzir todos os tipos de laranja, mas a maioria. A oferta é vasta e isso se deve à qualidade do solo brasileiro e de seu clima tropical. A projeção de lucro para 2020 no comércio de laranja é de 2 bilhões de dólares.

Tipos de laranja

Características da laranja

Laranja é um fruto que, como você deve intuir, vem da laranjeira, mas no mundo científico pertence à família Rutaceae. Sua árvore pode chegar a até 8 metros de altura e, mesmo assim, é considerada de porte médio.

Mas a laranja e seus tipos não são produções genuínas da natureza. Ao menos precisou contar com a colaboração humana para vir a desenvolver-se. É uma fruta híbrida que foi criada ao se cruzar o pomelo com a tangerina.

A fruta é cítrica, doce, mas um pouco azeda. Seu formato é oval e a casca é alaranjada. Tem gomos na face interna.

Como o Brasil produz variados tipos de laranja e em larga escala, afinal, é o campeão de exportação dessa fruta, pensa-se que a laranja origina-se de nosso país. Mas, ao contrário, origina-se da Índia. Foi levada do país asiático pelos árabes, que acabaram propagando a fruta pelo mundo inteiro.

Espécies de laranja

O Brasil produz a maior parte dos variados tipos de laranja. As espécies, basicamente, se dividem em dois grupos:

  • Citrus sinensis;
  • Citrus aurantium.

O primeiro engloba as laranjas doces e, o segundo, as de tipos azedos. As cinco espécies de laranja mais famosas estão listadas a seguir.

Tipos de laranja

Laranja lima

Uma das espécies mais famosas da fruta é a laranja lima. É uma espécie doce e considerada de baixa acidez. Por isso, é recomendada para crianças e pessoas com problemas estomacais.

Laranja vermelha

É também conhecida como laranja-sanguínea ou laranja de sangue. Isso se deve pelo seu interior ser avermelhado.

É o menor tipo de laranja, porém, uma das mais ricas em nutrientes. A cor avermelhada da laranja vermelha vem de um antioxidante chamado licopeno, também presente no tomate e na goiaba.

Laranja pera

Tamanho mediano e considerada doce. Poucas sementes. Por isso, indicada para o preparo de sucos.

Laranja-da-terra

É amarga e pequena. Recomendada para compotas e fins medicinais.

Toranja

Seu tamanho impressiona, sendo uma das maiores entre as laranjas. É também uma das mais ácidas.

Tipos de laranja

Benefícios da laranja

São vários os benefícios da laranja e cada um dos tipos podem apresentar particularidades. Mas, de um modo geral, o consumidor da fruta terá como acréscimo os benefícios listados em seguida.

  • Pele mais sadia e jovem

Por ser rica em antioxidantes, os consumidores da fruta terão o processo de envelhecimento mais vagaroso. Isto é, a laranja evita o envelhecimento precoce, combatendo no organismo os radicais livres.

  • Limpeza dos rins

A laranja é ótima para promover limpeza nos rins, portanto, indicada para casos de pedra no rim. Como são ricas em ácidos cítricos, são importantes para se evitar a formação de novos cálculos.

  • Sistema imunológico mais forte

Todos os tipos de laranja são ricos em vitamina C, conhecida por fortalecer o sistema natural de defesa do corpo humano contra ações de vírus e bactérias, como os resfriados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo