Leite de amendoim, opção vegetal, é bastante saboroso

Inicio » Agronegócio » Leite de amendoim, opção vegetal, é bastante saboroso
02/12/2020 Por
Leite de amendoim, opção vegetal, é bastante saboroso

Leite de amendoim é ótima opção para intolerantes à lactose. O leite de amendoim é a mais nova alternativa à base de plantas que, a cada dia mais, chega às prateleiras de lojas. Devido à nova popularidade dessa variedade, muitos se perguntam do que se trata e se vale a pena comprar essa bebida ao invés de leite de vaca.

Substituições de leite sem laticínios não são uma novidade. Leite de amêndoa, leite de soja, leite de amendoim, leite de aveia. De fato, as empresas continuam encontrando cada vez mais alimentos à base de plantas para o leite, tentando transformar tudo, de amendoim a soja, em uma bebida leitosa saborosa. Porém, nem todos os leites são criados iguais e poucos são tão nutritivos quanto o original.

Leite de amendoim

O que é leite de amendoim?

O leite de amendoim é um líquido similar ao leite. O produto é fabricado com água e purê de amendoim, recebendo assim um sabor de nozes e uma textura cremosa.

Sem dúvida, se você já ouviu falar em leite de noz-pecã, leite de noz e até leite de ervilha, o leite de amendoim não é um grande choque. Muitos se questionam sobre o gosto do líquido. Afinal de contas, ele tem gosto de manteiga de amendoim diluída e oleosa?

Qual o sabor de leite de amendoim?

Esta nova opção de leite sem laticínios tem gosto de leite de amêndoa, no entanto, é considerado por muitos uma alternativa melhor. Com notas de sabor de amendoim e uma textura suave e leitosa, esse leite não deixa nada a desejar na experiência de beber leite.

Enquanto os leites de amêndoa e outras substituições de leite tendem a ter um sabor diluído e vazio, o sabor do leite confeccionado a partir do amendoim é rico, espesso e perfeito para uma vitamina de manteiga de amendoim e banana.

Como fazer leite de amendoim?

Em suma, o leite contém mais proteína que o leite de amêndoa, com a mesma quantidade de gordura saudável.

Além disso, há um pouco de açúcar envolvido, mas todos os leites têm açúcar, até o leite de vaca. Algumas empresas em particular usam açúcar de cana para adoçar suas bebidas e apenas um pouco (cerca de 5 gramas por porção) é o suficiente.

No entanto, se você ou alguém da sua família tiver uma alergia grave ao amendoim, é aconselhado ficar longe. Afinal de contas, cada porção é feita com aproximadamente 31 amendoins. Para os intolerantes à lactose, no entanto, esse leite pode ser a resposta para sua demanda.

Quanto às calorias, depende se o leite contém açúcar ou não. O líquido é feito misturando amendoim e água para depois ser coado. Assim, é necessário entender mais dos benefícios nutritivos dos amendoins para saber por que essa variedade é benéfica para a saúde.

Leite de amendoim

Tipos de leite de amendoim

Os tipos de leite do amendoim têm uma quantidade muito alta de proteína, com 25,5 gramas por 100g. Isso os torna benéficos para a recuperação muscular pós-treino. Além disso, eles contêm aminoácidos de muito boa qualidade, que são vitais para o crescimento e desenvolvimento, novamente necessários para quem se exercita regularmente.

O amendoim também possui outros benefícios menos conhecidos, por exemplo, altas concentrações de antioxidantes polifenólicos, compostos principalmente de ácido p-cumarico.

Pensa-se que isto reduz o risco de câncer de estômago, limitando a formação de nitrosaminas cancerígenas no estômago. O amendoim também é uma fonte muito boa de resveratrol, que se diz proteger contra câncer, doenças cardíacas, doenças nervosas degenerativas, doença de Alzheimer e infecções virais e fúngicas.

Além disso, eles são uma fonte muito boa de vitamina E, uma vitamina solúvel em gordura com 8 gramas por 100g.

No geral, devido às propriedades evidentemente benéficas do amendoim, é uma excelente ideia beber leite de amendoim após períodos de intenso exercício em que os músculos precisam se recuperar. Isso se deve aos grandes valores nutritivos e aos excelentes benefícios do leite de amendoim para a hidratação.

Esse tipo de leite também é bom para quem procura uma bebida saudável. O único problema é que a quantidade de fibra será reduzida por causa do esforço.

Benefícios do leite de amendoim

Como dito, esse tipo de leite é uma opção para experimentar se você seguir uma dieta sem caseína. Afinal de contas, ao contrário do nome, esse tipo não contém leite de verdade.

Em geral, essa bebida é feita misturando amendoim com água e adicionando adoçantes ou temperos, como canela. O leite de amendoim oferece alguns benefícios nutricionais que não é possível obter com o de vaca, por exemplo.

Não menos importante, ele é uma boa fonte de vitamina E, tem pelo menos o dobro da quantidade de magnésio e vitamina B-6, sendo embalado com gorduras insaturadas saudáveis ​​para o coração.

Conheça a seguir alguns benefícios do leite de amendoim para a saúde e um estilo de vida equilibrado!

Leite de amendoim

Nutrientes para baixar o colesterol

Apesar de seus benefícios nutricionais, o leite feito de amendoim deve ser consumido com moderação, porque 1 xícara tem cerca de 214 calorias, com 162 do total de calorias provenientes de gorduras.

Do lado positivo, a maioria das gorduras no leite de amendoim consiste em gorduras insaturadas saudáveis ​​que reduzem os níveis sanguíneos de colesterol e aumentam o bom colesterol.

O leite de amendoim retém a fibra solúvel natural da noz, o que também ajuda a diminuir o colesterol. Também é possível obter 3 gramas de fibra total, ou 12% do valor diário, com base em uma dieta de 2.000 calorias por dia.

Vários benefícios do magnésio

O magnésio facilita centenas de processos metabólicos em seu corpo, ajudando a produzir energia e garantindo que seus músculos, nervos e coração continuem funcionando.

Também ajuda a baixar a pressão arterial e é essencial para ossos fortes. O amendoim é uma boa fonte desse importante mineral.

Dependendo de quantos amendoins você usa para fazer o leite, uma porção de 1 xícara deve conter cerca de 65 miligramas de magnésio. Com base no consumo de 2.000 calorias diárias, esse valor fornece 16% do valor diário.

Atividade antioxidante da vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as gorduras das moléculas reativas conhecidas como radicais livres. Ao neutralizar os radicais livres antes que causem danos, a vitamina E ajuda a manter a integridade estrutural das lipoproteínas. Como resultado, eles não liberam colesterol, que pode aderir aos vasos sanguíneos e levar a doenças cardiovasculares.

Uma xícara de leite de amendoim contém cerca de 2 miligramas de vitamina E, ou 13% da dose diária recomendada de 15 miligramas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo