Leite de castanha é saboroso e tem várias formas de preparo

Inicio » Agronegócio » Leite de castanha é saboroso e tem várias formas de preparo
02/12/2020 Por
Leite de castanha é saboroso e tem várias formas de preparo

A verdade é que, se falarmos sobre os vários benefícios do leite de castanha, logo percebemos suas incríveis propriedades nutricionais. Além disso, eles também são muito saudáveis, especialmente ricos em carboidratos, proteínas e fibras alimentares. Eles são, portanto, interessantes para a constipação ou dietas por seu alto poder saciante.

Também produzem vitaminas e minerais atraentes, entre os quais podemos mencionar vitaminas B e potássio, magnésio, ferro e fósforo. Além disso, eles fornecem virtudes anti-inflamatórias e vasculares. Mas no que consiste e o que é leite de castanha?

Leite de castanha

O que é leite de castanha?

Leite de castanha é uma variedade do laticínio originário do norte do país. O leite de castanha de caju é produzido por intermédio de castanhas raladas e descascadas.

Tipos de leite

No que diz respeito aos tipos de leite vegetais, embora seja verdade que são bebidas mais conhecidas de origem vegetal, como leite de soja, leite de arroz, leite de amêndoas ou leite de aveia, as castanhas podem proporcionar uma maravilhosa bebida vegetal.

Afinal de contas, a castanha é da mesma família do carvalho. Assim, da mesma forma, a madeira contém muitos taninos. Isso torna a madeira muito durável, oferece excelente resistência natural ao ar livre e evita a necessidade de outro tratamento de proteção.

As castanhas possuem pouca proteína ou gordura e suas calorias vêm principalmente de carboidratos. Além disso, elas são as únicas “nozes” que contêm vitamina C.

A castanha pode ser consumida crua, assada, cozida ou em leite. De fato, também pode ser seca e moída em farinha, que pode ser usada para preparar pães, bolos, tortas, panquecas, massas e polenta. No mais, é usada como espessante para ensopados, sopas e molhos.

Na cozinha húngara, por exemplo, as castanhas cozidas são preparadas com purê, misturadas com açúcar (e geralmente rum), passadas em um espremedor e cobertas com chantilly para fazer uma sobremesa chamada gesztenyepüré. Isto é, “purê de castanha”.

Além disso, os soldados romanos receberam mingau de castanha antes de entrar em batalha, o que comprova os benefícios do leite de castanha.

Benefícios do leite de castanha

Sem dúvida, o leite de castanha é uma bebida muito saudável, além de outras bebidas de origem natural e vegetal, como pistache, gergelim de arroz, soja ou aveia.

Como o próprio nome sugere, é obtido através do cozimento e da prensagem de castanhas. No entanto, para torná-la uma bebida facilmente digerível, é importante e essencial que as castanhas sejam cozidas muito bem.

Leite de castanha

Propriedades do leite de castanha

Em seguida, vamos destacar algumas das propriedades benéficas do leite de castanha para que você tenha ainda mais motivos para inclui-lo em sua alimentação.

Ação antioxidante

Essa ação ocorre graças ao fornecimento de vitamina C, uma virtude ou qualidade desconhecida, principalmente as castanhas e o leite de castanha.

Efeito imunológico

Precisamente por causa de sua contribuição na vitamina C, é particularmente interessante no fortalecimento da bebida vegetal do sistema imunológico, sendo muito apropriado aumentar a imunidade, um benefício interessante principalmente em épocas de gripes e resfriados.

Fortalecimento físico

De fato, o leite de castanha é ideal para atletas, crianças e idosos, sendo obrigatório por se tratar de uma fonte interessante de energia. Por essa virtude, também é interessante para todos aqueles que precisam de um suprimento de energia extra, seja porque estão fatigados física ou mentalmente.

Benéfico em caso de hipertensão

Para quem sofre de pressão alta, o leite de castanha se torna uma bebida útil e saudável graças à sua contribuição de potássio, um mineral que ajuda na regulação da pressão arterial.

Bom para o coração e artérias

Graças à sua contribuição em ácidos graxos insaturados, monoinsaturados (ácido graxo oleico) e poliinsaturados (ácido linoléico).

Rico em fibras insolúveis

O leite de castanha é interessante no combate à constipação graças a essa qualidade que também ajuda a prevenir o câncer de cólon.

Em resumo, esse leite é altamente recomendado do ponto de vista da nutrição e da saúde. Além disso, ele pode ser facilmente encontrado nas prateleiras de mercados e supermercados. Por esse motivo, é útil e instrutivo saber como usá-lo.

Se você é fã de castanhas, por exemplo, não pode deixar de experimentar esse leite. Não só é delicioso, mas também é realmente saudável. Afinal de contas, ele contém uma grande quantidade de carboidratos bons, vitamina B, ferro, potássio e fibra.

Também é aprovado por ser sem glúten e sem laticínios, além de possuir poucas calorias.

Mas como fazer leite de castanha? Vejamos em seguida.

Leite de castanha

Como fazer leite de castanha?

O leite de castanha pode ser feito de duas maneiras diferentes, mas, de fato, o favorito costuma ser quando castanhas assadas são usadas. Ou seja, você pode assá-las em casa ou comprá-las assim.

Assim sendo, tudo o que você precisa para fazer esta deliciosa bebida é um liquidificador e 5 minutos do seu tempo.

Receita de leite de castanha

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 24 castanhas assadas e descascadas (devem ficar em banho-maria por 8 horas);
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • Uma pitada de sal.

Modo de preparo

  • Encha o copo do liquidificador com um litro de água;
  • Coloque as nozes previamente assadas, o açúcar e o sal;
  • Misture por um minuto até que as castanhas estejam completamente reduzidas a migalhas;
  • Deixe a mistura descansar por 10 minutos;
  • Esprema as últimas gotas de leite da polpa.

Lembre-se de que o leite sempre terá um sabor melhor após 2 horas, depois de algum tempo para desenvolver os sabores. Se ainda estiver sem graça para você, adicione seu adoçante favorito (canela, calda, baunilha, mel, entre outros) e misture novamente.

Além disso, a polpa restante serve como um adorável creme de castanha que não precisa de ajuda de outros ingredientes e pode ser devorado assim. Você também pode secar a polpa a baixa temperatura no forno ou até secar ao sol.

Se você não puder usar o leite de castanha imediatamente, fique à vontade para congelá-lo pelo tempo que precisar, pois ele pode ser conservado por mais tempo. De fato, não é necessário jogá-lo fora, pois é tão bom que seria um desperdício completo. Então, aproveite esse ingrediente incrível em sua totalidade!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo