Leite condensado é amplamente produzido pela indústria alimentícia

Inicio » Agronegócio » Leite condensado é amplamente produzido pela indústria alimentícia
08/12/2020 Por
Leite condensado é amplamente produzido pela indústria alimentícia

Um produto coringa na culinária nacional, o leite condensado é utilizado na grande maioria das receitas de doces e sobremesas. Por conta disso, a sua produção e consumo são considerados altíssimos, isso porque cada brasileiro consome cerca de 6 quilos desse produto ao ano.

O leite condensado teve um aumento de consumo nos últimos meses de cerca de 14%, conforme dados da Embrapa. Desse modo, é possível perceber a grande influência desse produto em nosso mercado interno, sem levar em conta as exportações.

Leite condensado

O que é leite condensado?

Leite condensado é um produto que foi desenvolvido inicialmente pelo inventor francês Nicolas Appert, no ano de 1820. Dessa forma, o francês procurava criar produtos armazenados em embalagens herméticas, podendo assim aumentar o seu período de conservação.

Oito anos depois, outro francês chamado Malbec empregou o processo de esterilização criado por Appert para conservar leites de vaca e acabou então criando o leite condensado. Assim sendo, o processo se espalhou pela Europa e posteriormente foi levado à América por Gail Borden.

O processo consiste em desidratar parcialmente o leite comum e aumentar a quantidade de açúcar, visando torná-lo mais consistente. Desse modo, hoje temos um dos produtos mais importantes na culinária, amplamente consumido e produzido em todo o mundo.

Os principais tipos de leite são o leite integral, o semidesnatado e o desnatado, além dos leites de cabra e leites especiais. Além disso, existem também os leites de origem vegetal, sendo esses feitos a partir de grãos e sementes como soja, arroz, amêndoas, quinoa, nozes, entre outros.

Da mesma forma, existem diferentes tipos desse produto, sendo esses produzidos com o leite integral, semidesnatado e desnatado. Também é possível encontrar no mercado algumas opções produzidas com leites vegetais, e assim fica fácil entender o que é leite condensado.

Veja alguns exemplos mais comuns dos tipos de leite condensado:

  • Adoçado: o mais tradicional do mercado;
  • Parcialmente desnatado: produzido com leite semidesnatado;
  • Desnatado: produzido com o leite desnatado.

Leite condensado

O consumo do leite condensado

As aplicações e usos desse produto são diversos na culinária, seja para a produção confeiteira ou até mesmo para receitas caseiras de doces e sobremesas. Da mesma forma, o produto pode apresentar benefícios para a saúde do organismo, desde que consumido com moderação.

Entre os benefícios do leite condensado podemos citar que ele é uma fonte rica de açúcares e gorduras, que pode ser administrado em casos de necessidade. No entanto, os maiores benefícios desse produto ficam para o uso na culinária e os efeitos econômicos no mercado.

As calorias do leite condensado chegam a ultrapassar a marca de 320 em uma quantidade de 100 gramas. Por conta disso, o consumo desse produto deve ser moderado, até porque não existem vitaminas, proteínas e demais nutrientes em sua composição.

Existem receitas caseiras de como fazer leite condensado e uma das mais comuns pode ser feita facilmente sem a necessidade de um processo longo. Assim sendo, basta misturar e bater no liquidificador 1 copo de leite em pó, 1 copo de açúcar e ½ copo de água quente. Simples assim.

A composição do leite condensado é basicamente a mesma descrita acima, pois trata-se principalmente de leite e açúcares. Dessa forma, o produto é composto de açúcar, da gordura natural do leite, da proteína do leite e dos extratos sólidos.

O leite condensado caseiro pode ser produzido facilmente conforme a receita que descrevemos acima, sem a necessidade de passar por cozimento. Entretanto, existem outras receitas que utilizam o leite em formato líquido e essas podem exigir um período de fervura.

Os produtos light e vegano

O leite condensado diet pode ser encontrado facilmente no mercado, além de que existem receitas para fazê-lo em casa. Desse modo, é possível consumir um produto sem adição de açúcares, com cerca de 40% de valor calórico inferior ao tradicional.

Da mesma forma, esse produto diet conta com zero gorduras trans, deixando-o ainda mais leve e saudável. O produto também é livre de glúten, além de contar com um sabor e textura exatamente iguais ao produto tradicional. Essa é uma versão para aqueles que querem manter a dieta em dia.

Além disso, é possível também fazer em casa o chamado leite condensado fake. Esse produto imita o tradicional, mas contém uma composição diferenciada. Não possui o açúcar tradicional e utiliza ingredientes alternativos para produzir o mesmo efeito de forma mais saudável.

Já o leite condensado vegano é livre de ingredientes de origem animal e também pode ser produzido em casa, além de já existirem alguns fabricantes que colocam esse produto no mercado de forma industrializada, produzidos com leite de soja e também de outros vegetais.

As opções são diversas e a busca por produtos veganos vem crescendo em todos os setores. Desse modo, podemos também observar que está surgindo um novo nicho de mercado que certamente vai gerar bons resultados na economia e trará novas oportunidades.

Leite condensado

Receitas com leite condensado

Uma das mais clássicas receitas com esse produto é o pudim de leite condensado. É talvez a receita mais comum de pudim, sendo que basta colocar uma lata do produto em questão, uma porção de leite equivalente à lata e três ovos inteiros.

Dessa forma, depois basta fazer a calda tradicional com açúcar e água e então preparar o cozimento da mistura dos ingredientes. Essa é uma receita muito tradicional que pode ser feita de diversas formas, conforme o aprendizado.

Entre outras receitas com leite condensado, podemos citar diversas sobremesas, as coberturas de bolos, recheios de tortas, entre outras. Por conta disso, o produto é considerado um coringa na culinária em geral, principalmente na confeitaria.

Já para saber como fazer leite condensado caseiro, existem também diversas opções, inclusive citamos anteriormente uma receita muito fácil, simples e rápida. Além disso, é possível encontrar na internet diversas formas diferentes de fazer, inclusive, versões mais leves.

Dessa maneira, podemos afirmar que o leite condensado é mesmo um produto que possui grande destaque e importância no nosso mercado nacional. Seu consumo cresce com frequência e as possibilidades de utilização em receitas são muito vastas, além de deliciosas; e, para isso, basta usar a criatividade e pesquisar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo