Leite desnatado tem menos gordura que leite integral

Inicio » Agronegócio » Leite desnatado tem menos gordura que leite integral
02/12/2020 Por
Leite desnatado tem menos gordura que leite integral

Mesmo que visto como vilão por muitas pessoas, o leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo, seja para o café da tarde ou para alguma receita. No entanto, muitas pessoas enxergam o leite desnatado como uma opção mais saudável. Por isso, o leite desnatado compõe muitas dietas.

Porém, é preciso saber informações importantes sobre ele. Afinal, é preciso identificar suas propriedades, benefícios ao corpo humano, calorias e, também, se todas as pessoas podem consumir leite desnatado. Para mais informações, sugerimos que continue a leitura!

Leite desnatado

O que é leite desnatado?

Leite desnatado é conhecido também como leite magro. Para entender melhor o que é leite desnatado, trata-se de um dos tipos de leite cuja sua gordura foi eliminada quase que por completo. A gordura em questão, é conhecida como a nata do leite, que é a pele que se forma quando é fervido.

No entanto, no leite magro, esse tipo de gordura é eliminada através de um processo de centrifugação. Dessa maneira, é possível notar que o leite magro possui uma textura mais leve, fina e pode apresentar um gosto mais leve e aguado.

Ainda assim, uma das maiores vantagens do leite magro, é que ele colabora muito para os seus produtores. Afinal, a gordura que é eliminada pode ser comercializada em forma de nata ou manteira. Dessa forma, agrega-se maior valor à economia, ao produto e, também, ao bolso do produtor.

Leite integral, leite desnatado e leite semi desnatado

Em suma, o leite integral pode ser consumido por pessoas que não possuem problemas cardiovasculares, colesterol alto e possuem uma dieta com maiores índices de equilíbrio. Afinal, esse leite não é um vilão, mas, com certeza, apresenta um índice de gordura bem maior.

Já no leite desnatado, por exemplo, o seu consumo é ótimo para pessoas possuem justamente problemas como os citados acima: colesterol alto, cardiovascular, etc. Além disso, contém vitaminas que podem surtir em ótimos benefícios no corpo.

O leite semidesnatado, assim com o leite magro, passa por um processo onde ocorre a retirada da gordura contida nele. Porém, ele se resume em um leite intermediário. Logo, não é integral, mas também não é desnatado.

Também possui minerais e é uma boa opção para pessoas que possuem aluma alergia ou outra sensibilidade em relação ao leite integral tradicional.

Leite desnatado

Quem pode consumir o leite desnatado?

Mesmo que a pergunta já tenha sido tecnicamente respondida, o leite magro é indicado para pessoas que estão sofrendo com o colesterol alto e de difícil controle. Além disso, obesos, pessoas com síndrome metabólica e dislipidemia, podem realizar o consumo.

Quando chega nesse momento, muitas pessoas imaginam que, se ele serve para quem tem problemas de saúde, não fará mal algum consumi-lo para perder peso. Essa, no entanto, é uma informação equivocada, mas não tanto.

De fato, pode-se consumir tranquilamente o leite do tipo desnatado, mesmo se não houver nenhum problema de saúde e você só estiver procurando perder alguns quilos. Entretanto, como ele não possui gorduras, é indicado procurar outras formas de emagrecimento.

O leite integral, quanto mais natural, mais benéfico é para aquelas pessoas que não possuem problemas de saúde e podem consumi-lo tranquilamente. O problema, de fato, se concentra na quantidade de tudo aquilo que se consome.

Logo, é válido consultar um nutricionista e averiguar quais alimentos devem ser retirados, quais devem ser incluídos e, assim, chegar ao consenso do que será mais benéfico em vez de retirar o leite integral de forma definitiva da dieta.

Benefícios do leite em sua versão desnatada

O corpo, em geral, agradece quando recebe uma dose de leite magro, ainda mais quando se encontra fragilizado por outros motivos. Afinal, entre os benefícios do leite desnatado, pode-se citar uma série de vantagens que são realmente atraentes.

Uma delas, sem dúvida, é a forma como é comercializado. Já que existe na versão líquida, também pode ser encontrado na forma de leite desnatado em pó. Entre outras vantagens, para a saúde, estão:

  • Rico em vitaminas A e D;
  • Rico em cálcio, fósforo e potássio;
  • Auxilia a liberação de insulina;
  • Reduz o risco de problemas cardíacos;
  • Controla pressão sanguínea.

Essas, sem dúvidas, podem ser consideradas as maiores vantagens do leite desnatado.

Leite desnatado

O emagrecimento

Uma das dúvidas mais comuns em relação ao assunto, é se o leite desnatado emagrece de fato. O que ocorre é que, as calorias do leite desnatado quase não possuem impacto negativo no corpo, já que se trata de um leite magro.

Logo, ele possui um índice muito baixo de gordura, o que pode, sim, colaborar para uma perda de peso maior. No entanto, esse fator isolado não causa efeito nenhum, já que o emagrecimento é um conjunto de hábitos saudáveis e não somente o consumo de um leite magro.

O mesmo ocorre para a tão comum dúvida se o leite desnatado engorda. O que engorda não é o leite, e sim aquilo que é consumido junto a ele. Logo, se o indivíduo não possui problemas de saúde, pode consumir o leite integral e ainda assim se manterá em forma.

Isso significa que é o apanhado de hábitos que uma pessoa possui que determinará se ela emagrecerá ou engordará.

O leite desnatado faz bem?

Em suma, sim. Porém, tudo depende da forma como ele é consumido, a quantidade em que é ingerido e também quais os acompanhamentos escolhidos. Afinal, o leite desnatado faz mal se há uma ingestão muito maior do que o indicado ou então se há um acompanhamento completamente incompatível com ele.

Ao cuidar esses pequenos poréns, é possível usufruir maravilhosamente bem de todos os seus benefícios.

Preço do leite desnatado

Dependendo da região, o preço do leite desnatado pode chegar a R$ 4,00 o litro. Logo, não tem muita diferença de preço do leite semidesnatado. Logicamente, alguns fatores podem influenciar, como o local de compra, região e marca.

Ainda assim, o leite desnatado oferece uma série de fatores benéficos à saúde e pode ser uma ótima opção para quem não pode consumir o leite integral. Ademais, o consumo deste leite pode ser uma ótima forma de diminuir o consumo de gordura, desde que sempre acompanhado por um nutricionista.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo