Ícone do site Agro20
Agronegócio

Leite em pó é produzido a partir da desidratação do leite

O que produtos assados, suprimentos alimentares e fórmulas para bebês têm em comum? Todos eles geralmente contam com leite em pó. Um ingrediente estranho, mas comum. Como o ingrediente não é perecível, o custo de transporte e armazenamento desses tipos de leite é significativamente menor que o equivalente líquido.

Desse modo, o leite em pó torna-se tão valioso para aqueles que vivem em países em desenvolvimento e abrigos temporários, quanto para aqueles que fazem uma longa viagem. Embora o leite em pó desidratado pareça um conceito básico o suficiente para entender, ainda existem muitas dúvidas para serem respondidas sobre ele.

O que é leite em pó?

Leite em pó é o leite normal desidratado pela remoção parcial da água. O leite em pó é nutricionalmente equivalente ao leite fresco e é relativamente não perecível. Assim sendo, pode ser adicionado a receitas para aumentar o teor de proteínas e o valor nutricional.

O leite instantâneo (ou em pó) é um produto lácteo fabricado por evaporação do leite para completar a secura. Em uma variedade desnatada, a gordura é removida. Esse processo torna o leite estável na prateleira, pois o leite líquido precisa ser refrigerado e tem uma data de validade.

Também reduz o peso a granel, facilitando o envio. O leite seco instantâneo é usado pelos padeiros e pode ser um elemento útil em um kit de preparação para emergências, por exemplo.

No entanto, é provável que esse tipo de leite contenha colesterol oxidado, o que pode danificar os vasos sanguíneos e promover doenças cardíacas. O leite instantâneo desnatado, no entanto, é praticamente livre de colesterol.

Leite em pó engorda?

Muitos se perguntam sobre o teor nutritivo e se o leite em pó engorda. Em termos de nutrientes como cálcio, proteínas e potássio, o leite instantâneo é comparável ao leite fresco.

Afinal de contas, como o leite fresco, o leite em pó é geralmente enriquecido com vitamina A e D. Além disso, você pode adicionar leite em pó a pães e outros produtos de panificação, sopas, molhos ou outras receitas para adicionar proteínas e outros nutrientes.

Como é típico das informações nutricionais que você encontra na Internet, as alegações sobre leite em pó são uma mistura de fatos, meias-verdades e falácias.

Por exemplo, se você pesquisar essa questão na internet, encontrará rapidamente muitas fontes alegando que o leite em pó é extremamente ruim para você porque contém colesterol oxidado, que é supostamente o tipo mais perigoso.

Eles também afirmam que o leite seco é adicionado a todo leite com baixo teor de gordura e sem gordura, a fim de encorpar o alimento. Também é possível encontrar informações que afirmam que não há como você dizer se o seu leite contém ou não leite em pó, porque os fabricantes não precisam listá-lo na lista de ingredientes.

Mas, então, o que é verdade e o que é mito quando falamos de como é feito o leite instantâneo?

Como é feito o leite em pó?

Para produzir leite instantâneo, o leite pasteurizado é primeiro concentrado por evaporação. Em seguida, é geralmente pulverizado em um tanque aquecido, o que faz com que a água restante evapore rapidamente, deixando sólidos de leite seco.

O leite também pode ser liofilizado – e, devido às baixas temperaturas de processamento, o liofilizado pode ter um sabor mais parecido com leite fresco quando é reconstituído. Mas este é um processo mais caro, portanto, menos comum.

Além disso, como esses produtos contêm apenas leite, a estabilidade do leite seco provém claramente do processo de desidratação. Os pós de leite desnatado são tipicamente produzidos a partir de um processo conhecido como secagem, durante o qual pequenas gotículas de emulsão são reduzidas a pó.

Ou seja, depois de pasteurizado, o leite cru é pré-aquecido, evaporado e aquecido novamente para uma mistura concentrada de sólidos de leite. A mistura é, então, seca por pulverização, um processo que depende da atomização, também conhecido como redução de líquido.

Como saber se há adição de leite seco?

De fato, a adição de leite instantâneo ao leite fresco também aumenta o teor de proteínas. Portanto, você sempre pode dar uma olhada no rótulo de informações nutricionais. Se o leite contiver mais de nove gramas de proteína por porção de um copo, eles podem ter adicionado leite seco. Caso contrário, é pouco provável que haja adição.

O que é colesterol oxidado?

O colesterol oxidado é um tipo de colesterol áspero, que o torna particularmente irritante para os vasos sanguíneos. Para resumir, essa irritação é o que desencadeia a formação de placas, que são o começo de doenças cardíacas.

O que é pior, sem dúvida, é que as moléculas de colesterol oxidado podem, por sua vez, oxidar outras moléculas de colesterol, desencadeando uma espécie de reação em cadeia.

Esse leite contém colesterol oxidado?

É verdade que, no processo de transformar o leite fresco em pó, é provável que o colesterol no leite seja oxidado. Mas o leite desnatado não será uma fonte significativa de colesterol oxidado, porque o leite desnatado quase não contém colesterol.

Por outro lado, o leite integral é um pouco mais rico em colesterol, portanto, o leite integral em pó representaria mais uma preocupação.

Usos do leite em pó

O leite seco pode ser usado para fazer leite. Além disso, também é um ingrediente em sopas, pudins, bolos, pão e outros itens.

Alguns cozinheiros acham que a adição de leite líquido torna a comida muito fina, enquanto o leite instantâneo pode ajudar a manter uma consistência espessa e uma textura adequada dos alimentos.

Qual é o sabor do leite em pó?

Essa variação de leite tem gosto de leite comum. Como o leite de vaca líquido geralmente é servido frio, é útil usar água fria para preparar o leite em forma de pó, se você quiser manter o mesmo sabor e sensação na boca. Se usado no cozimento, por outro lado, o leite em pó terá o mesmo sabor do leite. Por isso, é comum encontrar receitas que utilizam o leite na versão seca e possuem o mesmo sabor da versão líquida.

Sair da versão mobile