Leitelho, ou leite de manteiga, pode ser feito em casa

Inicio » Agronegócio » Leitelho, ou leite de manteiga, pode ser feito em casa
10/08/2020 Por
Leitelho, ou leite de manteiga, pode ser feito em casa

Leitelho é uma adição especial em receitas, mas pouco usado no Brasil

A “manteiga”, na palavra leitelho, refere-se às origens desta versátil bebida fermentada, resultante do processo de agitação da manteiga. O soro de leite coalhado acrescenta sabor picante e riqueza cremosa aos pratos, de salgados a doces.

Contando com o poder de alimentar o fermento em produtos assados, o leitelho é mais usado em países estrangeiros. Contudo, quem deseja experimentar a adição nas receitas, pode preparar tudo em casa.

Leitelho

O que é leitelho?

Leitelho é um tipo de leite amanteigado e rico em gordura. O soro do leite coalhado não contém manteiga. E, na verdade, tem menos gordura que o leite comum.

O leite de manteiga foi apreciado pelas gerações mais velhas por seu sabor levemente azedo e propriedades notáveis ​​no cozimento. Quando combinado com bicarbonato de sódio, como em receitas como panquecas e biscoitos, o ácido lático do soro reage vigorosamente.

Sabendo o que é leitelho, fica mais fácil usá-lo para amaciar carnes, bem como em receitas de frango frito. É um item básico em molhos para salada e tortas.

O leite de manteiga também pode ser apreciado como uma bebida, especialmente para melhorar a saúde intestinal e auxiliar na digestão.

Leitelho

O leitelho em pó

O leitelho em pó é produzido removendo todo o seu líquido. O processo de desidratação permite que ele seja armazenado por muito mais tempo. Entretanto, a vantagem é que continua com o mesmo sabor picante que o produto fresco.

Para ser considerado um pó, precisa conter um pouco menos que 5% da umidade. Além disso, deve conter um pouco mais que 4,5% da gordura de leite, isso baseando-se no peso.

Outra vantagem é que o pó pode ser usado da mesma forma que o leitelho líquido em todos os tipos de receitas. Entretanto, a versão tradicional é um pouquinho menos azeda, mesmo embora ainda seja bastante ácida.

Ele também possui um sabor um tanto mais cremoso, uma vez que contém boa parte das riquezas da manteiga. A única questão é que é naturalmente pobre nas gorduras.

O pó do soro do leite coalhado, se misturado com a água, acaba produzindo um tipo de líquido mais fino. Ele quase se aproxima do soro tradicional do leite coalhado.

Leitelho

Como fazer leitelho?

Sendo esse produto um dos ingredientes principais de diversas receitas originalmente norte-americana, tal como a panqueca, é interessante entender como fazer leitelho.

O processo é bastante simplificado. Tudo o que será preciso é de um pouco de nata ou creme de leite fresco. Bata no processador, a nata ou creme de leite, por aproximadamente 10 minutos.

Aos poucos uma bola amanteigada irá se formar, entretanto, o líquido estará separado no processador. Para segregar por completo, deve-se usar uma peneira.

Caso não seja possível usar a nata ou o creme de leite fresco, existe outro ingrediente que pode facilmente substituir o leitelho: a coalhada. Esta é preparada somente com um limão ou vinagre e leite.

É preciso colocar 1 xícara de chá de leite dentro de um vasilhame a uma temperatura ambiente. Acrescente 1 colher de sopa do suco extraído do limão ou 1 colher de vinagre. Depois da mistura bem feita, deve-se deixar descansando por mais ou menos 10 minutos até que talhe.

Contudo, é importante ressaltar que o leitelho preparado em casa deve ser usado de imediato. O risco de estragar e de ficar contaminado é muito grande.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo