Lenha é a madeira tipicamente usada como combustível

Inicio » Agronegócio » Lenha é a madeira tipicamente usada como combustível
04/12/2020 Por
Lenha é a madeira tipicamente usada como combustível

Sendo amplamente utilizada como combustível para gerar calor, a lenha nada mais é do que qualquer peça ou pedaço de madeira usada para queima. Dessa forma, não há necessidade de beneficiamento e nem muito processamento. Por isso, é um material pouco processado.

Basta que a lenha esteja limpa e cortada de modo que possa ser manejada e colocada no interior do forno onde será queimada. Por conta disso, é um material de fácil uso, podendo ser gerado através do aproveitamento de processos industriais, sendo o resíduo de certos usos e aplicações.

Lenha

O que é lenha?

Lenha é a madeira utilizada como combustível para gerar fogo e calor, bastando apenas que seja um material limpo, seco e que possa ser colocado em determinado equipamento. Assim sendo, pode ser resultado de qualquer sobra de madeira. Com isso, então, podemos facilmente entender o que é lenha.

Da mesma forma, é qualquer pedaço de madeira empregado como combustível em forno a lenha, fogões, lareiras e qualquer outro equipamento. Pode ser originada através de processos industriais e manuais com madeira, sendo a sucata nesses casos.

Além disso, pode também ser gerada com a reutilização de qualquer objeto de madeira que já não pode ser usado, como um pallet quebrado ou similar. Geralmente, é feita com alguns tipos específicos de árvores como as madeiras de lei, visando uma combustão mais fácil e efetiva.

Desse modo, a queima ocorre mais facilmente e a fumaça gerada é mais suave e menos tóxica. Veja agora alguns exemplos de tipos de lenha usadas mais comumente:

  • Acácia negra;
  • Eucalipto.

Além dessas madeiras citadas acima, ainda existem outras que são excelentes para uso como lenha madeira. No entanto, as duas primeiras da lista são as mais comuns, isso porque são geralmente originadas de reflorestamento.

O uso geral da lenha

A lenha pode ser utilizada para diversas finalidades. A nível residencial, pode-se encontrar facilmente o uso da lenha para churrasco, inclusive por restaurantes. Entretanto, esse material já é substituído em alguns casos por churrasqueiras elétricas ou a gás.

Da mesma forma, em estações frias como outono e inverno, esse produto pode ser empregado para gerar calor e aquecimento de diferentes formas. É nesse caso que se pode encontrar facilmente a lenha para lareira e também o seu uso em fogões a lenha.

Além disso, segundo dados do IBGE, cerca de 4% de todos os domicílios do país ainda utilizam a lenha como principal combustível para cocção de alimentos. Isso significa que mais de 2 milhões de residências usam esse combustível.

Ainda assim, pode-se utilizar a lenha para fogueira, sendo essa a aplicação mais clássica usada em acampamentos de lazer. No entanto, vale lembrar que esse tipo que queima na natureza deve ser conduzido de forma inteligente e responsável, visando evitar uma queimada florestal.

Da mesma forma, a lenha para forno possui a mesma aplicação, e essa é geralmente uma lenha de procedência de reflorestamento e para uso na culinária. Geralmente, esse tipo de material é extraído por um lenhador, que é o profissional responsável por esse trabalho.

Para encontrar onde comprar lenha, basta fazer uma pesquisa rápida através da internet. Existem empresas que trabalham beneficiando a madeira e produzindo o carvão vegetal. Desse modo, tais estabelecimentos comercializam tanto carvão quanto lenha.

Além disso, esses materiais podem ser encontrados em estabelecimentos comerciais como supermercados e até mesmo locais especializados em vendas de madeiras. Entretanto, isso pode variar conforme a região do país.

Lenha

Substituição da lenha

Entretanto, o uso da lenha como combustível está diminuindo cada vez mais com o passar dos anos. É possível observar que, antigamente, havia locomotivas à lenha, uso predominante de fornos e fogões, entre outros usos.

Atualmente, o uso da madeira está diminuindo e está sendo substituído pelo uso do gás de cozinha, da energia elétrica e até mesmo combustíveis fósseis. Além disso, o gás natural também é uma alternativa, assim como as energias renováveis como a luz solar e o vento.

A maior razão de estar se tornando obsoleta é o crescimento e expansão da tecnologia, visto que isso também procura amenizar os impactos ambientais. Dessa forma, o desmatamento é evitado, assim como o uso de madeiras produzidas com o reflorestamento.

Mesmo assim, o tempo que leva para uma árvore crescer é considerado lento, se comparado com o tempo em que uma árvore é queimada. Assim sendo, o uso da madeira como combustível é altamente prejudicial ao meio ambiente.

É importante ter a consciência disso e, principalmente, usar, dentro das possibilidades, fontes de energia sustentáveis. Os benefícios são sentidos em diversos pontos do meio ambiente, seja nas florestas ou na poluição do ar e efeito estufa.

O uso da lenha pode ser benéfico, desde que feito de forma equilibrada e responsável, utilizando madeiras produzidas a partir de reflorestamento.

Lenha

Lenha sustentável

Visando preservar o meio ambiente, foi criado um projeto que desenvolveu uma espécie de lenha sustentável. Dessa maneira, o projeto gerou um tipo de lenha feito através de resíduos de madeira que, até então, seriam descartados de maneira não sustentável.

Esse projeto foi criado por um grupo do Instituto Federal de Roraima (IFRR), em um curso técnico de agropecuária. Assim sendo, o grupo desenvolveu esse produto através de resíduos de madeira misturados com uma resina originada do breu.

Essa lenha sustentável é um briquete prensado em alta temperatura, formando um bloco. Desse modo, o bloco oferece até cinco vezes mais calor do que a queima convencional. Além disso, o briquete também emite menos gases tóxicos com a sua queima.

O projeto desse grupo do IFRR ainda oferece um armazenamento e manuseio mais efetivo e prático do que a tradicional. Isso porque os briquetes são pequenos, comprimidos e ainda apresentam um formato que pode ser armazenado, otimizando o espaço.

Esse projeto de lenha sustentável foi elaborado no ano de 2017 e, certamente, pode oferecer uma solução inteligente ao meio ambiente, já que aproveita resíduos de madeira e ainda produz um  menor índice de poluição gasosa. Dessa forma, o meio ambiente sai ganhando, assim como a fauna e a flora de nosso planeta. Trata-se de um exemplo de como é possível pensar em soluções sustentáveis em todos os aspectos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo