Ícone do site Agro20
Agricultura

Limão é importante no cotidiano e na economia brasileira

Limão beneficia a saúde e é usado para a confecção de cosméticos e até higiene

O limão é uma das frutas mais populares do país e mais consumidas em todo o mundo. Há diversos tipos de limão, mas a matéria-prima da caipirinha, bebida símbolo do Brasil, é o limão-taiti. O país é um dos maiores produtores mundiais e sobretudo o maior exportador deste tipo de limão à União Europeia.

O limão é importante para a economia e indispensável não só na culinária. Afinal, ele tem diversas utilidades. Fonte de vitamina C, ajuda a combater resfriado, é anti-inflamatório e auxilia até na limpeza.

O que é limão?

O limão é fonte de fibras e vitamina C, além de conter tiamina, riboflavinae minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro). O nome científico é Citrus Limonium.

Com mais de 70 variedades, é uma fruta amplamente consumida no mundo todo. No Brasil, os tipos mais conhecidos, além do taiti, são o limão brahma, limão galego, limão rosa, limão siciliano, limão branco, limão bravo, limão caviar e limão cravo.

A origem do limão

A origem do limão seria da Ásia, de regiões compreendidas entre a Índia e o sudeste do Himalaia. Existem diferentes versões sobre a forma como o produto tornou-se conhecido na Europa. Há teses de que os muçulmanos que apresentaram a fruta, entre os séculos VII e IX.

No entanto, outras pesquisas aponta que os romanos já conheciam a fruta, usando-o como medicamento.

Nas Américas, chegou junto com os colonizadores e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros, que fizeram dele um símbolo ao inventar a caipirinha. O drink brasileiro é apreciado no mundo todo, mesmo o tipo taiti não sendo considerado um limão verdadeiro.

Benefícios do limão

Grande parte dos enormes benefícios do limão está vinculado a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Por isto, os flavonoides apresentam ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.

Conheça alguns dos benefícios da fruta:

Malefícios do limão

Esta fruta tem muitos benefícios, mas há de se observar os aspectos negativos também. Quem tem problema de excesso de ferro no sangue, deve evitar o consumo. Isso porque a vitamina C auxilia na assimilação de ferro. Quem tem hipersensibilidade a ácido cítrico, por sua vez, também deve se precaver.

Ao manipular o limão do tipo siciliano, é importante não expôr a pele ao sol porque há risco de queimaduras e manchas escuras.

Produção de limão

De acordo com dados do IBGE, a produção de limão no Brasil cresceu 12% entre 2011 e 2016, somando 1,26 milhão de toneladas. O estado de São Paulo é o principal produtor e exportador, e os estados da Bahia e de Minas Gerais, respectivamente, vem logo em seguida.

Exportação de limão

O Brasil é atualmente um dos maiores produtores mundiais de limão taiti do mundo. Além disso, é o maior exportador da fruta à União Europeia. A boa notícia é que a produção está em ascensão e, conforme os dados expostos anteriormente, aumentou em 12% de 2011 para 2016. De acordo com divulgação do IBGE,  a produção totalizou 1,26 milhão de toneladas no período.

A exportação de limão, em especial o taiti, gerou a terceira maior receita do setor de frutas em 2016.Em suma, a exportação da fruta no Brasil mais que dobrou na última década.

Limão taiti

O taiti é um híbrido, resultante de uma enxertia da lima da Pérsia sobre o limão cravo. Por ser um híbrido, muitos não consideram o  taiti um limão verdadeiro, mas uma “lima ácida”.

Já o limão-siciliano (Citrus limon), este sim considerado verdadeiro, é um dos mais consumidos na Europa na culinária mediterrânea.

Plantação de limão

A melhor opção comercial para iniciar uma plantação desta fruta é a variedade taiti, começando-se com mil plantas em dois hectares. Isto porque o limoeiro propaga-se por semente e enxertia. São indicadas mudas prontas para o início de cultivo do pequeno produtor.

O período de chuvas é o mais indicado para plantar as mudas de limoeiro no campo, e é indicado dar preferência para as horas mais frescas do dia e com pouco sol. Na temporada de seca, a irrigação pode ser uma opção. O clima ideal para o cultivo é entre 23 e 32 graus, principalmente em regiões com alta umidade.

Utilidades do limão

O uso desta frutinha azeda para a cosmética e higiene também é amplamente conhecido. Afinal, com tantas propriedades, não é de se estranhar que sua utilização se estenda para outros setores.

Receitas caseiras com limão

O fruto do limoeiro é amplamente utilizado em receitas caseiras para melhorar a saúde e promover bem-estar até em crianças bem pequenas. Por isto, a fruta é tema até de canções populares.

Água com limão é usada para quem quer perder peso. Então, basta espremer 10 gotas em um copo de água morna e beber seguida. A estratégia é ingerir em jejum, 30 minutos antes de tomar o café da manhã. Já a mistura de limão com mel é considerada popularmente como um antigo antídoto contra resfriados.

A importância do limão no nosso cotidiano pode ser medida por suas inúmeras funções, muitas delas imprescindíveis. Fundamental em alguns temperos, o fruto está presente em produtos cosméticos ou receitas caseiras. Ainda deixa a vida mais feliz com doces, como o merengue, sucos e drinks criativos.

Sair da versão mobile