Linhagem é uma série de gerações ou parentesco

Inicio » Veterinária » Linhagem é uma série de gerações ou parentesco
02/12/2020 Por
Linhagem é uma série de gerações ou parentesco

Linhagem também é conhecida como casta, e é algo de grande importância, principalmente quando diz respeito aos animais. O motivo é que, como determinadas espécies são muito utilizadas dentro do agronegócio e em outros segmentos, a sua casta é algo que pode fazer toda a diferença.

Os traços presentes na linhagem podem oferecer características que fazem toda a diferença, como velocidade, altura, porte físico, resistência, temperamento, aparência, entre outros. Dessa forma, entender mais sobre o assunto pode ser útil em diversos momentos.

Linhagem

O que é linhagem?

Linhagem é a descendência de uma família de origem nobre, utilizando-se de nomes também conhecidos como linha de parentesco, genealogia, cepa, estirpe, casta ou série de gerações. O termo aplicado a seres humanos também pode ser utilizado para denominar determinadas castas de animais.

Para entender melhor o que é linhagem, é algo de determina a importância e determinadas características de uma geração. Por exemplo, o significado de linhagem também está ligado à evolução de uma determinada espécie ou família.

Quando esse termo é utilizado para se referir aos animais, em geral, apresentam-se espécies de grande estirpe e astúcia, fazendo jus à evolução da raça e sendo utilizados em grande quantidade para esportes ou, até mesmo, como ótimos animais de abate.

Dentro da linhagem pura, como também é conhecida, é caracterizada a autofecundação. Isso significa que os indivíduos se originavam a partir disso e não havia variações em nenhuma geração.

Afinal, a linha de parentesco também auxilia na comercialização de animais e a sua utilização para outras finalidades. Em uma corrida, por exemplo, pode-se apostar em uma determinada espécie de cavalo, já que sua linhagem é de grande diferencial e faz jus à fama que tem.

Assim, a linhagem animal também se aplica aos animais domésticos. Quando a terminologia é direcionada aos cães, por exemplo, entende-se a sua genealogia. Ou seja, a sua família genética e árvore genealógica.

No entanto, existe também a linhagem híbrida. A diferença é que a híbrida, por sua vez, se caracteriza pelo cruzamento entre parentais diferentes. Dessa forma, um híbrido é aquele indivíduo que reúne características de dois indivíduos diferentes entre si.

Cavalos

Como dito anteriormente, a linhagem de cavalos e dos animais é algo de suma importância, já que determina diversas características do bicho, cujas quais determinarão uma série de fatores de sua personalidade em todos os aspectos.

A linhagem de cavalo, por exemplo, é muito analisada em competições. De fato, todas as raças de cavalo podem competir. Entretanto, existem equinos que se destacam por conta da linha de parentesco. Um exemplo clássico é a linhagem dos cavalos Quarto de Milha, que são animais extremamente velozes e presentes em provas de velocidade em todo o território brasileiro.

Além disso, a linhagem dos equinos também abrange uma série de outros tópicos. No entanto, na linhagem de corrida, os animais costumam apresentar um tempo excelente e se caracterizam por serem velocistas natos. Porém, são caracterizados por serem animais nervosos e com certa dificuldade de aprendizado.

Linhagem

Outras linhagens são:

  • Linhagem de trabalho;
  • Linhagem de conformação.

Entre as linhagens de cavalo, a linhagem de trabalho é composta por animais que não são tão rápidos por natureza, mas que, em contrapartida, possuem uma capacidade muito maior de aprendizado e obediência.

Dessa forma, os cavalos pertencentes às linhagens de trabalho apresentam maior facilidade e flexibilidade para contornar obstáculos, além de se adaptarem com mais facilidade às mudanças. Tudo isso faz com que tenham personalidade versátil e mais tranquila.

Já na linhagem de conformação, é possível encontrar animais que são devidamente selecionados a partir do biotipo do Quarto de Milha. Dessa forma, costumam possuir uma musculatura volumosa e imponente.

Ainda assim, são animais equilibrados, corretos e balanceados. Porém, não são tão versáteis quanto a linhagem de trabalho. Tais características fazem com que seja um tanto quanto complicado utilizar a linhagem de conformação em treinamentos e provas.

Como descobrir a linha de parentesco?

Todo indivíduo é pertencente a uma linhagem. Porém, descobrir a linha de parentesco é algo que muitos não demonstram tanto interesse. No entanto, para os interessados, a linhagem familiar é o estudo perfeito.

Esse estudo é dedicado a descobrir as origens da família no intuito de simplesmente satisfazer a curiosidade de um indivíduo ou, então, auxiliá-lo na cura interior, autoconhecimento, eventuais estudos, entre outros aspectos.

Além disso, a linhagem familiar também se caracteriza pelos indivíduos de uma família. Em suma, entender a linha de parentesco é importante para saber quais as doenças que um indivíduo predispõe, já que é comum conhecer pessoas cujas doenças passam de geração em geração.

O mesmo pode ser aplicado com animais, desde que encontre um profissional apto para saber quais espécies foram envolvidas em sua criação. É uma forma de auxiliar na saúde do indivíduo e garantir um melhor relacionamento para consigo mesmo.

Linhagem

A importância da linhagem

Seja em seres humano ou animais, a linha de parentesco é algo de grande importância para entender determinadas características de um indivíduo, tanto em relação à sua personalidade, saúde, aparência ou porte físico.

O grande motivo é que o código genético é constituído por um certo grupo composto por proteínas e moléculas organizadas de uma determinada forma. Dessa maneira, apresentam características extremamente similares que podem perdurar de uma geração para outra.

Em animais domésticos, por exemplo, observa-se que determinada geração de animais desenvolve problemas de saúde que podem, de fato, comprometer a qualidade de vida do animal e a tranquilidade de seus tutores.

Assim, entender e identificar de onde parte o problema, descobrindo o que caracteriza a sua linhagem e oferece tais acontecimentos, é uma forma de tratá-lo de uma maneira que poderá salvar as próximas gerações.

Mesmo de maneira distante, a linha de parentesco pode resultar em características que serão pontos fortes nos indivíduos, mesmo que eles não estejam próximos uns aos outros. Tudo isso prova o quanto a linhagem pode interferir em determinados aspectos e pontos importantes em diversas questões de um indivíduo.

Por conta disso, a linhagem também ajuda a entender certos problemas físicos ou emocionais que um indivíduo pode carregar e, dessa forma, agregar esclarecimento e oferecer um tratamento adequado para o problema.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo