Lírio da paz, muito usado para decorar, não gosta de sol direto

Inicio » Agricultura » Lírio da paz, muito usado para decorar, não gosta de sol direto
02/10/2020 Por
Lírio da paz, muito usado para decorar, não gosta de sol direto

A planta é de meia sombra e pode ser cultivada tanto no solo quanto em vasos, o que torna o lírio da paz perfeito para ambientes internos. Essa planta é cultivada para ornamentação de jardins e decoração de interiores. A beleza e delicadeza do lírio da paz são alguns dos principais motivos dessa flor ser uma das mais queridas do comércio de flores.

Apesar de o lírio da paz receber o nome de lírio, a sua flor é diferente dos lírios mais populares. É uma planta que exige alguns cuidados simples e tem bom desenvolvimento e adaptação.

Lírio da paz

O que é lírio da paz?

Lírio da paz é uma planta herbácea cujo nome científico é Spathiphyllum wallisii. Essa flor pode atingir até 40 centímetros de altura, podendo ser facilmente cultivada dentro de casa. As folhas do lírio da paz são largas e de cor verde escura, ao mesmo tempo que a sua flor é branca com haste amarela.

A planta se desenvolve melhor em temperaturas mais amenas. O desabrochar de sua flor depende do tamanho dos dias, visto que a exposição a fotoperíodos maiores estimula a sua florescência.

A flor lírio consiste em uma folha modificada que tem o intuito de atrair insetos polinizadores para realizar a fecundação e reprodução das plantas. Mas você sabe o que é lírio da paz e qual seu significado?

O significado de lírio é, acima de tudo, a pureza. Entretanto, o lírio da paz, como o próprio nome já diz, é o símbolo da paz.

Sua flor pode lembrar a flor do copo de leite, porém, o lírio da paz é uma planta que prefere solos bem drenados, ao passo que o copo de leite se desenvolve em áreas alagadas.

Pertencente à família Araceae, o lírio da paz é uma monocotiledônea. Ela possui apenas um cotilédone durante a sua germinação, raízes fasciculadas e folhas paralelinérveas.

Como plantar lírio da paz?

O lírio da paz exige que seja cultivado em um local abrigado da luz. Isso ocorre porque a planta é mais adaptada a ambientes com meia sombra. Ao contrário dos outros lírios, este não costuma viver em ambientes com temperaturas abaixo de 15 graus celsius, portanto, deve estar abrigado da geada também.

O modo como plantar lírio da paz é bem simples e não difere muito de outras plantas. A partir das  mudas de lírio você deve comprar o vaso de tamanho adequado ou cavar no chão a cova com tamanho proporcional aos limites da raiz da muda. Nunca deixe que o nível do solo esteja acima da raiz tapando as hastes.

Não impacte o solo. Para entender como plantar lírio você deve saber que essas plantas se desenvolvem melhor em solos fofinhos, aerados e bem drenados. Por este motivo, deixe a terra solta ao redor da planta para que ela comece a se adequar.

No vaso, você deve oferecer uma terra rica em matéria orgânica, porém, com pH não tão ácido. Isso diminui os riscos de o bulbo da sua planta sofrer com ataques de fungos e bactérias. Ao mesmo tempo, esse solo é rico em nutrientes, o que é excelente para o crescimento e fortificação da planta. Após transplantar a muda, regue com água abundante. A disponibilidade de água em um primeiro momento ajuda a reduzir os níveis de estresse da planta pela mudança de habitat.

Lírio da paz

Como cuidar do lírio da paz?

Você sabe como cuidar de lírio da paz do jeito certo? Para que você favoreça o crescimento da planta, você deve entender quais as necessidades dela e o que você pode fazer para que não falte nada a ela. Pensando no lírio da paz, então, é importante de você observe questões como temperatura e incidência de luz solar, bem como a umidade do solo.

É muito fácil cultivar um lírio da paz. Essas plantas são ótimas para interiores ou lugares à sombra. Portanto, caso o canteiro não forneça sombra para a sua flor, você pode realizar a proteção com o uso de telas sombrites.

É importante saber como cuidar de lírio para que a sua planta não sofra também com solos muito úmidos. Então, procure rega-las uma a duas vezes por semana, e em dias de muito calor. O lírio da paz não suporta frio, então, cuide para que ele não sofra com temperaturas muito baixas devido ao uso de ar condicionado, por exemplo.

A exposição dessa planta ao sol e os cuidados com o lírio da paz serão fatores cruciais para que a sua planta possa florescer. Existem diferentes tipos de lírios que também dependem do tamanho dos dias para florescer, como mencionamos. Assim, todos esses pontos são importantes de serem avaliados.

Para saber quando utilizar adubos e fertilizantes, fique atento aos sinais de manchas amarelas nas folhas do lírio da paz, já que eles podem indicar carência de nutrientes. Prefira a utilização de fertilizantes líquidos ou ainda adubo foliar. Para mais informações, consulte um profissional.

Lírio da paz

Tipos de lírio

Existem diversas espécies de lírio. Eles podem ser de folhas longas, aquáticos ou de flores menores. O que chama a atenção para os lírios da paz é a sua grande quantidade de flores coloridas e exuberantes. Os lírios brancos são muito utilizados para decoração de casamentos e até mesmo para composição do buquê da noiva.

Os tipos de lírios possuem diferentes significados, entretanto, a beleza de todos eles é inegável. Os lírios amarelos representam afeição por alguém. Já os laranjas, com suas cores vibrantes, podem indicar atração ao serem objeto de presente para alguém. Lírios azuis são fonte de inspiração e muito apreciados para decoração.

Os diferentes tipos de lírios representavam muitos significados na Grécia Antiga, e por sua beleza são apreciados até hoje. O lírio da paz é uma das plantas que mais movimentam o mercado de floricultura.

O cultivo de lírio da paz tem sido crescente e ele sempre tem novidades devido às espécies de flores híbridas que surgem ao cultivar diferentes lírios. Logo, o lírio se torna um mosaico de cores, exuberância e fragrâncias. O seu perfume também é utilizado para aromatizar ambientes, bem como a planta possui importantes qualidades de purificação de ar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo