Lírio do vale, nativo da Europa, pode chegar a até 30 centímetros

Inicio » Agricultura » Lírio do vale, nativo da Europa, pode chegar a até 30 centímetros
02/10/2020 Por
Lírio do vale, nativo da Europa, pode chegar a até 30 centímetros

O lírio do vale é uma planta da espécie Ruscaceae, que tem como diferencial o seu apelo estético em jardins, vasos e decorações de casamentos. A flor lírio do vale apresenta diversos benefícios para as pessoas que optam por cultivá-la. Em um primeiro momento, pode-se citar que a planta tem um cultivo muito facilitado, sendo que não é preciso fazer uso de adubos para a sua fertilização. Basta que se regue a flor frequentemente para que ela floresça lindamente.

A praticidade do lírio do vale é um de seus traços mais interessantes, tendo em vista que o plantio pode ocorrer em praticamente qualquer lugar. Além disso, existem aspectos muito interessantes a respeito de seus significados. Tudo isso será visto neste artigo. Confira!

Lírio do vale

Tipos de lírio do vale

Existem muitas espécies de lírio, sendo que cada uma se adapta melhor a diferentes cenários e circunstâncias. Assim, os tipos de lírios são escolhidos pelas pessoas a depender de sua preferência pelo tamanho, cor, entre outros fatores.

Os tipos de lírios mais interessantes e procurados são os orientais, asiáticos e o longuiflorum.

Lírios orientais

Esta espécie é muito conhecida pelos que estudam e gostam de plantas. Aqui no Brasil, é uma das campeãs de venda e plantio, sendo que as cores branca e rosa são as que mais se destacam. A flor lírio oriental conta com uma boa florescência, que normalmente ocorre entre os meses de junho e dezembro.

O cheiro dessa espécie é muito marcante e encanta qualquer pessoa que sente o seu aroma. Para manter a planta, basta regá-la com frequência e mantê-la sob sol não muito forte.

Lírios asiáticos

O traço mais marcante dos lírios asiáticos é que ele tem pétalas um pouco menores do que as outras versões do lírio. Esse diferencial é o que faz com que ele seja tão único e apreciado pelos amantes das plantas.

Existe uma grande variedade de cores dessa espécie, sendo que as mais buscadas normalmente são as que possuem corres mais fortes e vivas.

Assim como os lírios orientais, é necessário cultivar a espécie em sol não muito forte. Fazendo isso, e tomando outros cuidados inerentes ao cultivo de qualquer planta, a flor já começa a florescer logo no começo do verão aqui no país.

Lírios longuiflorum

Diferentemente dos lírios asiáticos, essa espécia traz o seu charme nas folhas de tamanho grande que possui. Entretanto, apenas disso, conta com uma leveza muito natural, oriunda de suas cores mais neutras.

A principal aplicação da flor se dá em casamentos, festas de 15 anos, presentes, decoração, entre outros. Isso ocorre devido à sua presença marcante e pelo requinte e sofisticação que agrega a qualquer ambiente.

Independentemente do tipo de lírio escolhido para a aquisição ou para o plantio, certamente eles trarão sentimentos e energias boas para o ambiente no qual forem colocados.

Lírio do vale

Significado de lírio do vale

O lírio do vale possui um significado intrínseco de felicidade, baseado em uma lenda muito antiga. Conta a lenda que a planta um dia se apaixonou por um animal, o rouxinol. O lírio gostava de ouvir o pássaro cantar todos os dias, alegrando tudo a sua volta, até que um dia ele não mais apareceu.

A partir daí o lírio ficou muito triste e deprimido, até que em maio (estação que a planta floresce), o rouxinol voltou a cantar para o lírio, e este pôde florescer.

Além disso, existe ainda outro significado de lírio, que também fez com que a planta fosse comumente chamada de “lágrimas de Maria”.

Segundo uma lenda contada pelo cristianismo, as lágrimas de Maria transformaram-se em flores de lírio do vale na cruz onde Jesus foi morto, enquanto ela chorava aos seus pés pelo acontecido.

Como plantar lírio do vale?

O lírio do vale pode ser plantado ao ar livre ou em vasos de plantas. A flor se desenvolve bem, independente do local escolhido. Em cada uma das formas de plantio, existes algumas peculiaridades e características que devem ser seguidas para que a planta possa vingar.

No caso do plantio ao ar livre, os principais passos de como plantar lírio do vale são:

  • Drenagem super eficaz no local do plantio;
  • Corte de um bom pedaço da raiz;
  • Plantio com certa distância entre as mudas de lírio;
  • Regagem semanal;
  • Corte de folhas correto.

Já para o caso do plantio ser realizado em vasos de flores, os passos são semelhantes, sendo que os mais importantes se resumem em:

  • Boa drenagem na terra utilizada;
  • Colocação em locais que peguem sol em teor médio;
  • Corte da ponta das raízes;
  • Regagem regular.

Seja qual for o local escolhido para plantar o lírio do vale, é importante lembrar que ele precisa de alguns cuidados. Não basta que se plante e deixe a chuva se encarregar de regá-lo, ou não se verifique o aspecto da planta conforme se passam as estações. Por isso, vejamos as melhores formas de como cuidar de lírio.

Lírio do vale

Podagem

Caso algumas folhas fiquem sobrepondo outras, quer dizer que não há espaço suficiente para o desenvolvimento do lírio do vale. A partir dessa constatação, deve-se retirar as folhas sobressalentes para dar espaço para que as outras folhas cresçam.

Inseticidas

Podem aparecer pequenos furinhos nas folhas da planta. Estes furinhos são causados por animais, em especial o besouro. Se isso for observado, o interessante é que se faça a aplicação de um inseticida algumas vezes por semana e depois algumas vezes por mês, até que estes animais não causem mais problemas.

Fungicida

Os fungicidas são utilizados normalmente em casos um pouco mais graves, quando começam a aparecer manchas marrons nas flores. Estas são normalmente causadas por fungos, que podem ser eliminados com a aplicação do fungicida.

Cuidados com os animais

Além dos cuidados com a planta, para que ela cresça bonita e saudável, também existem cuidados realizados em casa por causa da planta. Isso ocorre porque o lírio do vale é venenoso.

Muitos cães, gatos e até mesmo crianças podem chegar perto da planta de lírio do vale para consumi-la. Assim, caso isso ocorra, os animais devem ser levados diretamente ao veterinário, bem como as crianças precisam ser imediatamente levadas ao médico.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo