Maionese tem várias formas de preparo e vários sabores

Inicio » Agronegócio » Maionese tem várias formas de preparo e vários sabores
20/10/2020 Por
Maionese tem várias formas de preparo e vários sabores

Maionese é de preparo fácil e pode ser feita em casa. Mistura muito conhecida em restaurantes, lancherias, hamburguerias e até no almoço de domingo, a maionese caseira é uma mistura extremamente popular e saborosa, podendo se apresentar das mais variadas formas.

A maionese é muito conhecida por ser utilizada também em diversos pratos, sendo muito comum vê-la, até mesmo, complementando pratos refinados. Com isso, a sua forma de preparo e formas de servir também variam bastante de lugar e até mesmo de região.

Maionese

O que é maionese?

Maionese é um molho que tem como sua base o óleo e o ovo. Com esses ingredientes, é possível preparar uma emulsão, adicionar diversos temperos e consumi-la, preferencialmente, fria. Em relação à temperatura, ela pode ser também consumida morna, o que varia muito do gosto de cada um.

Além disso, é um prato extremamente conhecido por servir de acompanhamento para saladas, sanduíches, carnes, entre outros. Não somente no Brasil, mas nos mais variados lugares do mundo, é muito conhecida e possui formas diferentes de preparo.

Não existe, de fato, uma confirmação do exato lugar de origem da maionese. Porém, sabe-se que essa espécie de creme salgado é muito conhecido há anos, sendo vista nas prateleiras de supermercados de todo o mundo e também nas cozinhas de casas e restaurantes.

Muito antes de grande parte das pessoas ter conhecimento sobre o que é maionese, reza a lenda que a mesma foi criada no município espanhol Maó, e que depois teria sido levada diretamente aos franceses.

Benefícios da maionese

A grande maioria das pessoas ainda desconhece os ótimos benefícios da maionese, já que a sua fama ainda é de ser um alimento altamente prejudicial e calórico. Mesmo assim, grande parte dos consumidores nutre um grande apreço pelo alimento.

Porém, quando pensamos nos principais ingredientes que acompanham a receita (ovo, óleo e, algumas vezes, o limão), é possível notar que o óleo usado geralmente é o vegetal, que contém gorduras consideravelmente boas para o organismo.

Além disso, uma das maiores responsáveis por trazer complicações para o organismo (e que aumenta a possibilidade de acidentes cardiovasculares) é a gordura trans. Nesse caso, ela não está presente, já que se trata do óleo vegetal.

Outro fator é que, para as pessoas que estão em busca de perder peso, o alimento não é o foco do problema. O real problema é tudo aquilo que é consumido junto ao alimento, por exemplo:

  • Hambúrguer;
  • Batata frita;
  • Pizza;
  • Junk food em geral.

O mesmo vale para a versão feita com a batata picada. Logo, em vez de comprar a maionese industrializada, também é aconselhado prepará-la em casa e, dessa forma, diminuir mais ainda os níveis de gordura.

Em relação às calorias da maionese, depende muito de marca, forma de preparo e ingredientes utilizados. Por exemplo, uma colher de sopa do produto industrializado equivale a 50 kcal. Logo, pode ser consumida sem grandes restrições. Porém, é importante lembrar que todo excesso faz mal.

Maionese

Tipos de maionese

Como é uma emulsão que permite uma grande liberdade criativa, é possível encontrar vários tipos de maionese. Os mais comuns são:

  • Verde;
  • Vegana;
  • Aioli;
  • Comum.

A verde é a mais conhecida em hamburguerias e restaurantes em geral. Muito popular entre pessoas de todas as idades, consiste em ser feita com salsinha e limão.

Em contrapartida, a vegana é totalmente feita com ingredientes de origem natural, e não animal. Por exemplo, pode ser feita com abacate, tofu, aipim, couve-flor, etc.

O aioli é, na verdade, a maionese de alho. Nesse tipo, é indicado bater tudo muito bem no liquidificador para que se chegue ao ponto perfeito.

Embora possa ser feita de várias formas, a maionese comum ainda é a mais procurada e consumida. Feita de forma mais simples, a maionese tradicional leva uma gema cozida, uma gema crua e o óleo que é acrescentado aos poucos.

Além disso, o alimento também pode ser feito em forma de maionese de liquidificador, sendo necessário apenas colocar todos os ingredientes para bater e, aos poucos, adicionar o óleo até chegar na consistência de maionese.

Como fazer maionese?

Antes de saber como fazer maionese, é preciso entender que, dependendo do sabor e tipo, os ingredientes da maionese podem mudar. Por exemplo, para sabores verdes, o essencial é a salsinha, orégano e demais ingredientes que podem auxiliar na cor e sabor.

Os ingredientes mais usados, portanto, são:

  • Leite;
  • Ovo;
  • Óleo;
  • Limão;
  • Água;
  • Sal.

Em alguns casos, como na versão vegana, o uso de ovo e leite não é permitido, já que são dois ingredientes derivados de animais. Porém, como preparar maionese é algo fácil, independente do sabor, as receitas mais indicadas para quem vai preparar a emulsão estão descritas em seguida.

De leite

Para preparar a maionese de leite, basta separar:

  • 1 copo de 250ml leite (não importado se é desnatado ou integral);
  • Óleo;
  • Sal a gosto.

Em um liquidificador, coloque a medida do leite e uma pitada de sal. Bata a mistura e lentamente acrescente o óleo até chegar na consistência de desejada. Caso a receita de maionese seja feita para ser consumida com batata, por exemplo, pode-se dobrar a quantidade e acrescentar uma quantidade maior de sal.

Maionese

Temperada

A maionese temperada é muito semelhante à maionese verde. A diferença entre as duas é que a temperada pode ter um gosto bem mais forte, já que é possível acrescentar uma quantidade maior de tempero.

Os ingredientes são:

  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 ovos;
  • Salsa e cebola verde picadas;
  • Suco de limão puro;
  • 1 colher de mostarda;
  • Pimenta a gosto;
  • Ervas finas a gosto (opcional);
  • Óleo.

Para dar início ao preparo, basta bater o sal, tempero, ovos, suco de limão e mostarda no liquidificador. Em seguida, acrescente um fio de óleo e bata por mais dois minutos, aproximadamente. Repita esse processo até que ganhe uma consistência cremosa.

Logo, adicione os temperos verdes (salsa e cebola), bata novamente e acrescente um fio de óleo. Quando chegar em uma consistência firme, coloque em um pote e gele.

Dessa forma, a maionese fica com um gosto mais forte e agradável, sendo ótima para consumir com pães, saladas e outros alimentos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo