Mamão formosa é delicioso e importante para a economia

Inicio » Agricultura » Mamão formosa é delicioso e importante para a economia
20/10/2020 Por
Mamão formosa é delicioso e importante para a economia

O mamão formosa traz muitos benefícios para a saúde do corpo e é um produto importante na exportação brasileira. Embora não seja a variedade mais consumida no Brasil, o mamão formosa é muito nutritivo. Por outro lado, a fruta também tem um papel importante na exportação brasileira.

Veja mais sobre os benefícios do mamão formosa, sua forma de cultivo e como está o seu mercado em 2020!

Mamão formosa

O que é mamão formosa?

Mamão formosa é um fruto tropical muito consumido no Brasil. Ele apresenta uma polpa delicada e saborosa, de cor vermelho alaranjada, com formato alongado e casca mais espessa. Existem diversos tipos de mamão e, no Brasil, os mais conhecidos são o mamão papaia e o formosa.

A grande diferença entre mamão papaia e formosa está na sua aparência, uma vez que não apresentam grande variação nos nutrientes.

O tipo papaia é mais arredondado e mais doce do que o tipo formosa. Por outro lado, o tipo formosa apresenta um pouco mais de proteínas e fibras.

O mamão formosa nasce no mamoeiro, uma árvore que pode chegar a 8 metros de altura. Ela possui folhas grandes sustentada por grandes pecíolos. A árvore também pode produzir flores femininas, masculinas ou hermafroditas. Geralmente, as flores são brancas ou amarelas, cerosas e muito perfumadas.

Benefícios do mamão formosa

Entre as propriedades do mamão formosa, destaca-se a sua grande concentração de fibras. Por esse motivo, ele é muito bom para regular o intestino. Além disso, as fibras também são capazes de encapsular as moléculas de colesterol, impedindo que elas sejam absorvidas pelo organismo.

Ademais, a fruta é rica em vitaminas A e C (o dobro que a laranja), em betacaroteno e licopeno. Essas substâncias antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a saúde dos olhos e da pele. Além disso, o mamão formosa é rico em ácido fólico, motivo de ser bem-vindo para mulheres grávidas e pessoas com osteoporose, uma vez que elas costumam ter deficiência da substância.

É importante mencionar também que as calorias do mamão formosa são bem baixas, cerca de 45 kcal a cada 100g, além de ter praticamente zero gordura. Por esse motivo, e por promover bastante saciedade, essa fruta é bastante utilizada por quem faz dieta low carb.

Por fim, as sementes e a casca do mamão formosa também podem ser consumidas. Elas têm mais fibras e proteínas do que a polpa.

A semente pode ser consumida pura, da maneira que foi retirada da polpa. Porém, se o gosto amargo incomodar, é possível triturá-las e adicionar a iogurtes, saladas de frutas, molhos, sopas, etc. Por outro lado, a casca pode ser incluída em sucos, vitaminas e receitas de bolo.

Mamão formosa

Mercado brasileiro

O Brasil é o segundo produtor de mamão do mundo, ficando atrás somente da Índia. O mamão formosa, por ser uma variedade mais produtiva e com menores preços e custos, já participa em 60% da exportação de mamão do Brasil.

De acordo com o “Anuário 2019 | 2020 – Retrospectiva 2019 e Perspectiva 2020”, da HF Brasil, a perspectiva para 2020 é que haja uma recuperação de 3% na área das regiões produtoras. Além disso, o investimento em tecnologia da produção pode aumentar a produtividade.

Pelo seu baixo custo e alta produtividade, o mamão formosa tem estabilidade de mercado e é de grande interesse no comércio internacional.

Embora os custos de produção tenham aumentado em 2019, e o plantio tenha sido afetado pelo clima e as doenças, o mamão formosa manteve sua rentabilidade positiva. Por outro lado, a receita de 2019 teve um recuo de 8%, em especial por causa do baixo custo da variedade formosa.

De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), houve um aumento de 1% na exportação de mamão. Os principais países compradores são Portugal, Espanha e Alemanha, nessa ordem. De fato, a União Europeia adquiriu 88% do total do produto exportado.

Em resumo, o investimento na sua produção em 2020 é indicado tanto para produtores tradicionais como para os aventureiros, ambos atraídos pelo bom preço do mamão formosa esse ano.

Como plantar mamão formosa?

Por ser uma fruta tropical, o plantio de mamão formosa deve ser feito em região com grande insolação e com temperaturas entre 22 °C e 26 °C. O solo mais indicado para o seu plantio é o de textura areno argilosa, e com pH em torno de 6.

O mamoeiro precisa de muita água para crescer bem, tanto na fase de crescimento quanto no período de produção. Em áreas abertas, a irrigação ocorrerá uma vez por dia. Por outro lado, os plantios em áreas fechadas devem receber água duas vezes por dia, além de receber pelo menos 4 horas de luz solar direta.

A propagação mais utilizada para o mamão formosa é por meio de sementes. Elas devem sem plantadas a 1,25 cm de profundidade, com 5 cm de distância entre elas. Após a germinação, as mudas devem ser plantadas com espaçamento de 3 a 4 metros entre as linhas e aproximadamente 2 metros entre as plantas. A adubação deve ser feita mensalmente ou a cada dois meses, mantendo sempre o solo úmido e utilizando adubo orgânico.

Para que o mamoeiro dê fruto, é necessário que existam planta macho e fêmea, sendo necessário pelo menos um mamão macho a cada 10 ou 15 mamões fêmea. Entretanto, não é difícil diferenciar um do outro. Quando a muda atinge 90 cm, já é possível observar a diferença nas flores.

A planta macho floresce primeiro, possuindo caule fino e longo com as flores. Por outro lado, a flor do mamão fêmea é maior e mais próxima do caule.

Mamão formosa

Colheita do mamão formosa

De forma geral, esse mamão fica maduro 4 a 6 meses depois da abertura da flor. O ideal é que a colheita ocorra quando o fruto apresentar estrias e faixas com 50% de coloração amarela, no caso de utilização para consumo e comercialização.

Por fim, para manter a boa produção do seu mamão formosa, é importante renovar o pomar a cada 2 ou 4 anos. Além disso, é preciso estar sempre bem atento à irrigação, à adubação e também ao controle de pragas. Com todos os cuidados e informações atualizadas a respeito dessa variedade de mamão, as chances de obter bons resultados e, consequentemente, bons lucros, só aumentam.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo