Manga tommy é a mais cultivada no Brasil e tem grande vida útil

Inicio » Agricultura » Manga tommy é a mais cultivada no Brasil e tem grande vida útil
02/02/2020 Por
Manga tommy é a mais cultivada no Brasil e tem grande vida útil

A grande vida útil da manga Tommy é importante para a disponibilidade da fruta e preços no mercado

Assim como a laranja é uma das frutas mais populares no Brasil e no mundo, a manga tommy também é muito apreciada pelo seu sabor doce inconfundível. Para que seja apreciada pelos seus consumidores, elas devem estar em perfeito estado de conservação, e o tempo de validade pode variar muito de fruta para fruta.

Com o intuito de melhorar a durabilidade das frutas, para que essas cheguem ao consumidor, são utilizadas algumas tecnologias agroindustriais. A manga tommy, por exemplo, pode ser acondicionada em ambientes refrigerados. Entenda mais sobre esse tipo de fruta ao longo deste artigo.

Manga Tommy

O que é manga tommy?

Manga tommy é uma das variedades e tipos de manga comercializados mundialmente. É o fruto da mangueira, árvore de nome científico Mangifera indica, a qual pode atingir até 45 metros de altura após muitos anos de desenvolvimento. O fruto pode ter coloração púrpura quando não está maduro.

A mangueira pertence à família da Anacardiaceae, fazendo parte de um grande grupo com cerca de 800 espécies identificadas. Essas árvores são longevas, vivendo por centenas de anos. São dicotiledôneas, possuem nervuras em suas folhas que não são paralelas, germinando a partir de dois cotilédones. Essas árvores possuem folhas perenes, que não caem no outono e inverno, resistindo aos períodos de estiagem.

Os climas naturais de bom desenvolvimento dessa planta são os tropicais e os subtropicais, os quais têm média ou grande disponibilidade de luz solar, e são mais quentes, conforme o local onde são encontradas, no sul asiático.

A manga Tommy floresce no inverno. Suas flores consistem em panículas de cores rosadas ou púrpuras, as quais são procuradas para enfeitar jardins de inverno.

Apesar de a manga tommy não ser o fruto com maior quantidade de fibras, ele também não é o mais doce e apreciado. O fruto carnoso da manga tommy é o que tem maior vida útil, sendo muito tolerante ao manuseio e transporte, o que pode ser uma grande vantagem para os produtores e comerciantes da fruta.

A drupa dessa variedade possui uma casca pouco mais resistente e, quando madura, a sua coloração é avermelhada e o seu interior é amarelo. Possui muitas propriedades benéficas para a saúde.

Benefícios da manga para a saúde

A manga possui muitos carotenoides que dão a sua coloração. Esses compostos são ótimos antioxidantes, os quais atuam na prevenção de defeitos na célula, causados por envelhecimento celular ou mutações. Desta forma, ajuda a prevenir câncer.

Nessa perspectiva, os antioxidantes presentes na manga atuam capturando radicais livres de gorduras saturadas, o que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e contribui para a perda de peso. Além disso, reduz o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, uma vez que é fonte de açúcar com baixo potencial glicêmico.

Esse tipo de composto pode ser encontrado em alguns alimentos como tomates e cenouras. Outros poderosos antioxidantes são o azeite de oliva e castanhas. Outros benefícios consistem na prevenção de doenças secundárias como a arteriosclerose e acidentes vasculares cerebrais, além de evitar o desenvolvimento de Alzheimer.

Da mesma forma, a manga tommy tem fiapo, que são fibras que ajudam na digestão e funcionamento do intestino. As fibras promovem a aceleração do metabolismo para digestão dos alimentos, evitando a prisão de ventre. Além disso, os efeitos antioxidantes da fruta ajudam a combater a gastrite e dores no estômago.

Manga Tommy

Como plantar manga

A manga pode se reproduzir por semente, a partir de sua germinação, ou ainda por enxertia, que é processo de propagação vegetativa assexuada. Essas dão origem a mudas de manga Tommy e é preciso entender qual as opções de como plantar manga Tommy.

A manga pode crescer a grandes alturas, o que varia de 8 a 45 metros. Portanto, o cultivo de manga em vasos pode ser feito com o auxílio de constantes podas ou técnicas de bonsai.

O solo precisa estar soltinho e, a cova, preparada para receber a muda. É interessante que a localização receba grande quantidade de luz solar. A planta deve ser colocada de modo que não fique em cima de rochas e pedras. As raízes devem estar no mesmo nível do solo, o qual deve ser levemente pressionado, evitando que ocorra a sua compactação.

Após esse processo, deve-se regar a planta. O uso de adubos é indicado para solos com baixo teor de matéria orgânica. A mangueira se desenvolve bem em terrenos drenados, entretanto, deve-se ficar sempre atento aos sinais de estresse hídrico, como a murcha das folhas. Em caso de manchas amareladas nas nervuras das folhas, adicione adubo foliar.

Deve-se também procurar por tratamento preventivo para controle de incidência de doenças. O controle biológico é muito indicado para problemas com a incidência de insetos.

Valores nutricionais

Apesar de a manga Tommy não ser a mais doce, ela é fonte de nutrientes e vitaminas que ajudam no sistema imunológico. A manga Tommy possui cerca de 50 calorias, desta forma, as calorias da manga Tommy são menores que outros tipos de mangas.

Uma das mangas mais calóricas é a manga Atkins.

Essas frutas podem ser consumidas in natura, na elaboração de sucos, sorvetes e também há culturas em que se consome a manga verde com sal (não indicado para hipertensos).

Manga Tommy

Métodos de conservação de frutas

Em nossa casa, praticamos diariamente métodos de conservação de frutas quando as colocamos na geladeira. Para a manga, esse é um método que deve ser usado com cautela, pois temperaturas muito baixas podem agredir os tecidos da fruta. A manga deve ser acondicionada em locais refrigerados, deste modo, é reduzido o metabolismo da fruta e ela dura mais tempo.

Assim como as outras frutas, é bom abrigar a manga Tommy da umidade, pois os teores de atividade de água são propícios para a incidência de microrganismos que podem levar à decomposição da fruta.

O ato de cortar a manga Tommy para guardar pode acelerar muito o seu processo de decomposição, logo, a indicação é guarda-las inteiras, se possível, ou caso estejam cortadas, deixá-las em temperaturas mais baixas. Entretanto, não demore a consumir o fruto que está guardado desta forma.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo