Maracujazeiro é a trepadeira dá origem ao fruto do maracujá

Inicio » Agricultura » Maracujazeiro é a trepadeira dá origem ao fruto do maracujá
29/10/2020 Por
Maracujazeiro é a trepadeira dá origem ao fruto do maracujá

Planta tropical que se originou no Brasil, maracujazeiro ocorre no clima tropical pela América. O Brasil conta com inúmeras plantas frutíferas, uma delas é o maracujazeiro. Essa planta floresce e dá frutos vários meses por ano, necessitando de luz solar várias horas por dia.

O maracujazeiro é a planta que dá origem ao maracujá, fruta que é famosa por sua ação calmante e seu sabor característico.

Maracujazeiro

O que é maracujazeiro?

De nome científico Passiflora edulis Sims e pertencente à família Passifloraceae, o maracujazeiro é uma planta de climas tropicais e subtropicais, com ampla distribuição geográfica pela América.

Dessa forma, o florescimento do maracujazeiro tem seu período produtivo principalmente entre os meses de dezembro até julho, meses com maior incidência solar.

Essa planta é na verdade uma trepadeira lenhosa e perene, ou seja, não precisa de replantio. Além do maracujá, a planta também tem flores exuberantes, brancas com detalhes roxos.

Maracujá

Um fruto arredondado, de cor amarelada – dependendo de sua variedade -, com polpa em tons de laranja e pequenas sementes pretas. São aproximadamente 150 espécies de maracujá que podem ser utilizadas para o consumo. Seu sabor pode ser azedo ou mais adocicado, dependendo também da variedade.

O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de maracujá, produzindo por ano cerca de 330 mil toneladas da fruta. Ademais, o país também é o maior consumidor do maracujá, atendendo uma demanda interna por frutas in natura e seus derivados, o que torna o maracujá uma cultura em expansão.

Essa fruta contém muitos nutrientes e ação antioxidante, além de ser rico em vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, sódio, dentre outros nutrientes.

Dentre as espécies mais cultivadas estão o maracujazeiro amarelo e o maracujá doce. O principal é o maracujá amarelo, que é também o mais cultivado dentre todos. É responsável por cerca de 95% da produção brasileira dessa fruta e é muito utilizado para prepara sucos.

Já o maracujá doce tem a maior parte da sua produção destinada ao nicho de frutas frescas, pois sua acidez é bem mais baixa e agradável para ser consumido in natura.

Os estados que mais se destacam na produção do maracujá são a Bahia, São Paulo e Sergipe.

Maracujazeiro

Pragas e doenças do maracujazeiro

O maracujazeiro pode ser acometido por várias doenças e problemas que podem prejudicar os frutos, podendo causar até a perda de toda a produção. Algumas das principais doenças são:

  • antracnose: conhecida por atingir culturas como a soja, a doença antracnose pode atingir também o maracujazeiro. Assim, atinge as folhas e provoca manchas que podem se transformar em cancros;
  • verrugose: surge como manchas também, que podem se transformar em tecidos ásperos e podem resultar na deformação dos frutos;
  • bacteriose: essa doença ocorre com mais facilidade em estações de chuva e quentes, apresentando manchas aquosas nas folhas e até nos frutos. Além disso, pode atingir o maracujazeiro em qualquer fase do desenvolvimento;
  • murcha ou fusariose: é uma doença que acomete severamente o maracujazeiro, prejudicando desde as raízes que apodrecem rapidamente, causando a murcha da planta e, consequentemente, sua morte;
  • definhamento precoce: ocorre a desfolha na parte aérea, podendo destruir o tecido cortical externo e provocar um ressecamento das hastes e resultando na morte das plantas.

O cultivo do maracujazeiro pode ser uma fonte de renda alternativa em pequenas propriedades ou até mesmo para o consumo da fruta ou fazer sucos com a polpa do maracujá.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo