Melão amarelo tem casca rugosa e polpa de tom branco-esverdeado

Inicio » Agricultura » Melão amarelo tem casca rugosa e polpa de tom branco-esverdeado
25/10/2020 Por
Melão amarelo tem casca rugosa e polpa de tom branco-esverdeado

Melão amarelo é a variável da fruta mais popular e consumida no país, principalmente no verão. Por ter muito líquido na sua composição e ter baixas calorias, o melão amarelo é consumido em larga escala em épocas mais quentes no Brasil. Suas propriedades são conhecidas por propiciar vários benefícios ao corpo humano.

A polpa e a carne do melão amarelo são firmes, fazendo da fruta uma das mais resistentes para transportar, a tornando mais rentável na cadeia de produção. Entretanto, a alta exigência do consumidor brasileiro quanto a sua forma, casca e cor obriga o descarte de mais de 100 mil toneladas/ano do fruto.

Melão amarelo

O que é melão amarelo?

O melão amarelo é uma planta rasteira e herbácea, da família das Cucurbitáceas, a mesma família da abóbora e da melancia.

Sua origem é na Ásia, embora também se aponte a presença da planta primeiramente na África.

O fruto dessa planta é o melão, um fruto arredondado e grande. A coloração pode variar conforme a espécie. No caso do melão amarelo, naturalmente a sua casca é amarela, mas existem tipos de casca verde ou na cor salmão.

A polpa é carnosa e há sementes em abundância no miolo do fruto.

A forma do melão é variável, mas costuma ter de 20 a 25 cm de diâmetro. A forma pode ser tanto oval, como redonda e alongada.

A casca do melão amarelo também apresenta variações, podendo ser tanto lisa, enrugada ou com nervuras.

Não escapa de variações também a sua polpa, pois há melões com polpa esbranquiçada, amarelada ou esverdeada.

Melões costumam apresentar aroma bem acentuado, no entanto, não é raro encontrar tipos que sejam completamente insípidos e inodoros, isto é, sem odor característico ou gosto acentuado. Alguns apresentam gosto amargo.

Aproveitamento do melão amarelo

É uma das poucas frutas que é possível aproveitar absolutamente tudo que oferece: polpa, sementes, cascas. Foram encontradas utilidades para todas as partes desse fruto popular entre os brasileiros.

As sementes, por exemplo, podem ser consumidas como tira-gosto depois de torradas. Se lavadas e secas, também podem render um chá que serve para regular o funcionamento dos rins.

A casca do melão tem utilidade no preparo de geleias ou como adubo natural.

Já a sua polpa certamente é muito presente na culinária, em sorvetes, sucos, doces e pudins.

Propriedades do melão amarelo

Sem dúvida, é uma das frutas mais ricas nutricionalmente e ainda traz como vantagem ter baixo teor calórico. Estima-se que 100 gramas do fruto tenham apenas 35 calorias.

A fruta é rica em nutrientes como, por exemplo:

  • Frutose (conhecida como o açúcar das frutas);
  • Vitamina A;
  • Potássio;
  • Vitamina do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Cálcio;
  • Bioflavonoides;
  • Carotenoides.

Melão amarelo

Benefícios do melão amarelo

Quais seriam os benefícios do melão amarelo para a saúde humana?

Vimos que, em termos de dieta, é uma fruta que certamente compõe bem o cardápio devido às baixas calorias.

Também é uma ótima escolha para se refrescar no verão por ser composta em 80% por água. Fora esses benefícios, existem muito outros como poderá ver abaixo. Confira!

Emagrecimento

Não, essa fruta não queima gordura e nem faz milagre, mas colabora para a sua dieta de perda de peso.

Isso decorre em razão de suas fibras, conhecidas por causarem saciedade, sensação de corpo bem nutrido, “estômago cheio” por tempo prolongado, colaborando, dessa forma, para que o consumo de alimentos diários diminua.

Efeito diurético

Repleto de água e de ácido fólico, o consumo desse melão estimula efeito diurético. Assim, faz o seu consumidor expelir líquidos do corpo mais frequentemente.

Esses líquidos, quando em excesso, ficam acumulados, provocando inchaço, e quando expelidos carregam consigo toxinas que não fazem nada bem ao corpo.

Alivia os sintomas da TPM

Não só os sintomas da TPM, como também de cólicas de menstruação. Isso graças à ação anticoagulante de sua polpa. Recomenda-se o consumo de ao menos um pedaço de melão amarelo antes, durante e depois da menstruação.

Bom para a visão

Uma substância presente no melão amarelo, a zeaxantina, tem capacidade de absorver os raios solares que são prejudicais à saúde da visão.

Melão amarelo no Brasil

O melão amarelo, sem dúvida, é um dos tipos mais consumidos no Brasil. Anualmente, o país produz mais de 500 mil toneladas com a soma dos diferentes tipos de melão.

O consumo per capita do fruto supera a barreira das 100 mil toneladas e exportamos anualmente mais de 200 mil.

Tipos de melão

Os principais tipos de melão:

  • Melão amarelo;
  • Honey dew (pingo de mel);
  • Orange;
  • Orange verde;
  • Galia;
  • Cantaloupe.

O melão amarelo, também conhecido como melão comum, e o honey dew, são as versões mais consumidas e com os melhores preços no país.

Orange e orange verde são variações do pingo de mel.

O melão galia é esférico, de casca reticulada. Mas quando maduro, vai do tom amarelo-esverdeado até o amarelo intenso e tem uma polpa macia, branca e esverdeada.

o cantaloupe é reconhecido por ter uma casca mais fina, amarela ou verde-clara e uma polpa cor-de-abóbora.

Melão amarelo

Como plantar melão amarelo?

A região do plantio deve ter clima semiárido, com temperatura entre 25 °C e 32 °C. Também se desenvolve em temperatura de 18 °C a 35 °C, no entanto, não é a temperatura ideal.

A diferença no crescimento do fruto nessas temperaturas é que, fora das condições ideais, o melão irá crescer com menor teor de açúcar e mais aguado.

Além disso, o local também deve ser privilegiado com luz solar direta.

Seguindo com as orientações de como plantar melão amarelo, o solo deve ser leve, fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. O pH do solo precisa se localizar entre 6,4 e 7,2.

O solo tem que ficar sempre úmido na irrigação, que precisa abranger da semeadura ao início da frutificação, entretanto, sem jamais encharcá-lo.

As covas para o plantio de melão têm que ter medidas de 30 x 30 x 30 cm e adubadas com matéria orgânica. Para facilitar a germinação, as sementes ficam imersas em água por um dia inteiro.

A germinação ocorre normalmente entre 3 a 10 dias.

O distanciamento entre as covas podem ser de 1,2 m a 2 m, dependendo do tamanho médio a se cultivar. Isto para cultivo rasteiro. No caso de cultivo tutorado de melão amarelo, esse espaçamento pode ser menor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo