Mini coelhos são mamíferos fofinhos e muito procurados como pets

Inicio » Agronegócio » Mini coelhos são mamíferos fofinhos e muito procurados como pets
06/06/2020 Por
Mini coelhos são mamíferos fofinhos e muito procurados como pets

Mini coelhos, inicialmente, podem ser rebeldes, mas são ótimas companhias

Os mini coelhos são animais populares e de grande procura para serem criados como bichos de estimação. Mesmo sendo fofos e simpáticos, são animais que precisam de uma certa paciência e compreensão por parte de seus donos.

Além disso, os mini coelhos são animais que dependem de uma alimentação balanceada. Entretanto, apesar de os cuidados que se deve ter com esse pet, eles são amorosos e podem criar um grande vínculo com seu dono.

Mini coelhos

O que são os mini coelhos?

Mini coelhos são coelhos anões que possuem o gene dwarfing. Esses coelhos sofrem de nanismo, uma falha genética que pode atingir animais de qualquer espécie, incluindo os seres humanos. Assim, o mini coelho anão é a menor espécie de coelho existente.

Por conta disso, são altamente procurados para servirem como coelhos domésticos. Por conta do tamanho, muitas pessoas o compram para presentear crianças. Justamente por isso, ao adquirir esse pet, é muito importante aprender como cuidar de mini coelhos.

Criação

Os mini coelhos devem ser adquiridos através de locais especializados em criação de mini coelhos. Além disso, o local deve ser ético e de confiança. Afinal, é importante que os animais estejam saudáveis, tranquilos e bem cuidados.

A parte mais difícil de aprender como criar mini coelhos é ter paciência e carinho o suficiente para aguardar até que eles se acostumem com o novo ambiente. Esses animais podem chegar na nova casa muito assustados e ariscos, sendo capazes de se isolar por algum tempo.

Assim, quando adquirir o animal, já deixe a casa pronta para recebê-lo. São essenciais itens como:

  • Gaiola para mini coelhos;
  • Alimentos;
  • Produtos de higiene.

Assim, quando o mini coelho chegar em sua casa, os produtos necessários já devem estar prontos para serem utilizados. Com a gaiola, brinquedos e demais acessórios já em seus locais, é menos provável que ele estranhe o ambiente e fique assustado.

Manter a gaiola aberta é uma ótima dica para deixá-lo se esconder e descansar um pouco até se acostumar com a casa.

Além disso, é muito importante que na casa não haja nenhum risco para o animal, como fios elétricos, buracos em que ele possa entrar, produtos de limpeza abertos, etc. Como os mini coelhos são animais extremamente curiosos, há grande possibilidade de entrarem em locais onde não deveriam.

Mini coelhos

Aproximação e cuidados com mini coelhos

Ao ter a casa preparada para receber o novo filhote, deixe que ele passeie pelo local e se aproxime dos familiares por livre e espontânea vontade. É muito incorreto forçar os mini coelhos a irem no seu colo já na primeira vez. Eles ficam extremamente assustados e podem arranhar ou morder.

Afinal, diferente de um cão ou gato, eles possuem um instinto mais selvagem que o normal, por isso, precisam se sentir confiantes no ambiente antes de criarem qualquer vínculo com o seu dono e demais moradores da casa.

Em lares onde há crianças, é preciso instruir claramente que elas tenham paciência com o novo pet. O manuseio incorreto pode ser prejudicial, portanto, segure-o sempre oferecendo apoio para as suas patas ou de uma forma que eles consigam se apoiar no seu peito.

Algumas coisas devem ser evitadas:

  • Não segure-o pelas orelhas;
  • Não bata na gaiola em hipótese alguma;
  • Evite que os cães ou gatos brinquem com os mini coelhos;
  • Não permite que ninguém na casa ofereça objetos ou alimentos inadequados.

Esses, são os principais cuidados com mini coelhos, além de muitos outros que podem ser informados no momento da compra, como a questão de banhos e alimentação, por exemplo.

Raças de mini coelhos

As raças de mini coelhos mais procuradas na hora de adotar um animal são:

  • Mini Lop;
  • Netherland Dwarf;
  • Bacia de Columbia;
  • Mini Angorá Inglês.

Além desses, os mini coelhos brancos e os mini coelhos Lion Head estão, também, entre as mais procuradas espécies de mini coelhos.

Uma coisa que é importante frisar é que o comportamento que o animal terá também depende dos tipos de coelhos escolhidos. Ou seja, o comportamento sempre muda de uma raça para outra.

Umas podem apresentar um vínculo criado de uma forma muito mais rápida e forte com o dono, enquanto outras podem simplesmente seguir muito mais o instinto e não se aproximar com tanta facilidade.

Mini coelhos

Adaptação e paciência

Em relação à adaptação do coelho, é preciso que o dono tenha muita paciência. Por se tratar de um animal que não nasceu para ser domesticado, ele pode apresentar certos comportamentos rebeldes e estranhos. Portanto, é preciso uma boa dose de paciência para lidar com o novo filhote.

Além disso, ele é um animal que pode apresentar comportamento irritadiço e agitado quando trancado em um local por muito tempo. Isso significa que, se a intenção é comprar alguma das espécies de mini coelhos, certifique-se de que é possível levá-lo para passear.

Assim como um cão ou um gato, os coelhos também precisam de um tempo ao ar livre para entrarem em contato com a natureza. Caso o local seja arriscado, acompanhe-os pelo menos uma vez ao dia para um passeio ao ar livre.

Alimentação

Lembre-se que esses são animais herbívoros e que não podem ser alimentados com absolutamente nada que seja diferente do que eles podem comer. Os alimentos mais indicados são:

  • Alfafa;
  • Verduras de coloração escura;
  • Feno;
  • Ração.

A quantidade de alimentos também é algo que deve ser cuidado, já que um coelho obeso pode apresentar sérios problemas de saúde e dores pelo corpo, ainda mais se tratando de coelhos anões. Por isso, sempre leve em consideração as recomendações do veterinário e do local onde foi adquirida a espécie.

Além disso, caso haja alimentos de outros animais na casa, deixe-os fora do alcance dos coelhos para que eles não ingiram o alimento. Dependendo do que for, pode ser extremamente prejudicial, resultando em uma série de complicações.

A água é fundamental para os mini coelhos. Portanto, pode ser disponibilizada à vontade. Como são animais que brincam e se exercitam bastante, podem sentir muita sede. Fique sempre de olho para que seu animal tenha uma vida saudável e duradoura.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo