Molho tártaro, ótimo para acompanhar peixes, tem maionese como base

Inicio » Agronegócio » Molho tártaro, ótimo para acompanhar peixes, tem maionese como base
20/10/2020 Por
Molho tártaro, ótimo para acompanhar peixes, tem maionese como base

Molho tártaro é ótimo para acompanhar filés de peixe, e muito encontrado em restaurantes por todo o país. Presente em pratos refinados, é uma parte muito saborosa e diferenciada da culinária, já que possui grande gama de combinações, podendo ser consumido com os mais variados alimentos.

Além disso, o molho tártaro também é indispensável para trazer um sabor a mais aos alimentos, sendo eles legumes ou carnes. Como casa bem com quase qualquer composição, permite uma grande variedade de temperos e sabores.

Molho tártaro

O que é molho tártaro?

Molho tártaro se trata de um famoso molho culinário que tem como base a maionese. É muito utilizado para acompanhar filés de carne, principalmente peixe ou frango, e batatas fritas. Por isso, é muito solicitado em restaurantes.

Porém, o molho tártaro não precisa ser consumido somente em restaurantes, já que é fácil de fazer e somente é necessário ter todos os ingredientes ou, pelo menos, a grande maioria deles.

Além disso, este molho também é ótimo para o agronegócio. Isto porque, como a maionese e suas variações demandam uma grande quantidade de tempero, os agricultores acabam tendo que produzir mais e, consequentemente, acabam vendendo em maior quantidade também.

Muitas pessoas, inclusive, ainda possuem grandes dúvidas sobre o que é molho tártaro, sem saber que o mesmo deriva da maionese. Quando nos referimos à maionese, isso quer dizer que pode ser de qualquer sabor, mas preferencialmente a tradicional.

Composição do molho tártaro

Como é um molho derivado da maionese, o molho tártaro possui uma base semelhante à mesma. Ou seja, os seus ingredientes mais comuns geralmente são:

  • Ovo;
  • Óleo;
  • Sal;
  • Limão ou vinagre (opcional).

Porém, além dos ingredientes tradicionais, ainda possui ingredientes extras dependendo do local em que é feito. Nos Estados Unidos, por exemplo, a receita leva maxixe (de origem africana), alcaparra e estragão.

No molho brasileiro, é possível incluir salsa, cebola, orégano e mais uma porção de outros ingredientes tipicamente brasileiros.

Molho tártaro

Como fazer molho tártaro?

Uma das melhores formas de como fazer molho tártaro é sempre colocando bastante tempero para que ele fique com um gosto que contraste com os alimentos em que será colocado.

Os ingredientes do molho tártaro podem variar conforme o gosto de cada um. Porém, a receita de molho tártaro tradicional leva:

  • 4 colheres de maionese tradicional;
  • 1/2 creme de leite;
  • 1 colher de suco de limão espremido;
  • 2 colheres de pepino bem picado;
  • 2 colheres de mostarda (preferencialmente as mais fortes);
  • 1 colher de ketchup ou molho de tomate;
  • Alho amassado ou bem picado a gosto;
  • Cebola picada a gosto;
  • Molho shoyu ou molho inglês;
  • Salsa picada;
  • Cebola verde picada;
  • Sal a gosto.

Por mais que contenha vários ingredientes, o molho tártaro é muito fácil de preparar. Para isso, basta colocar todos os ingredientes em um recipiente e misturá-los bem. Em seguida, coloque na geladeira e deixe gelando até chegar no ponto em que preferir.

Algumas pessoas preferem o molho morno, enquanto outras preferem gelado. A questão da temperatura é algo muito pessoal, portanto, não há uma especificação concreta, sendo que cada um consome como achar melhor.

Em relação aos temperos, também é possível acrescentar ou retirar algum deles.

Caso prefira, também é possível bater todos no liquidificador e transformá-lo em uma pasta, como uma maionese temperada e, dessa forma, transformá-lo em um molho tártaro fácil.

De qualquer forma, essa é a mais tradicional forma de como preparar molho tártaro.

Combinações para o molho

O molho tártaro pode ser muito utilizado em diversos alimentos. Como citado anteriormente, fica com um sabor melhor quando consumido com peixe, frango e batata frita. Porém, o molho tártaro é ótimo para ser consumido com saladas.

Além disso, caso prefira batê-lo no liquidificador, ele poderá ser usado como uma maionese, sendo possível consumi-lo com sanduíches, hambúrguer, etc.

Inclusive, uma das melhores combinações do molho é justamente fazer o frango ou o peixe dentro dele, como se fosse um molho tradicional. Assim, ele se transforma em um molho mais espesso e pode ser serviço com arroz branco e batata palha, virando quase uma espécie de estrogonofe.

Logo, pode-se deduzir que é um molho muito versátil, podendo ser consumido das mais variadas formas.

Outra combinação muito saborosa consistem em cozinhar a batata no molho, misturá-lo na batata assada ou colocá-lo já na batata cozida. Ele pode imitar uma espécie de salada de maionese e se transformar em uma versão mais saborosa e versátil da mesma.

Em contrapartida, o feijão, lentilha e demais alimentos não combinam muito bem com o molho tártaro. Por isso, dê preferência aos alimentos mais simples, como carnes, arroz, saladas, etc.

Molho tártaro

Benefícios do molho tártaro na alimentação

Por mais que pareça algo extremamente nocivo à saúde, o molho tártaro não apresenta nenhum risco grave quando consumido de vez em quando. Logicamente, tudo aquilo que é em excesso faz mal e, justamente por isso, ele também deve ser consumido moderadamente.

Porém, por conta de tantos ingredientes benéficos à saúde (alho, cebola, salsa, ovos), o molho tártaro se torna uma opção muito mais saudável quando feito de forma caseira do que quando adquirido industrialmente.

O molho é, por sinal, uma opção versátil e que pode ser preparado das mais variadas formas. Um exemplo disso é que é possível fazer o molho sem nada que tenha origem animal, usando como base a maionese vegana que é feita com a mandioca esmagada e cremosa.

Os demais ingredientes podem ser substituídos por outras variações semelhantes e que podem agregar maiores benefícios. A pimenta, por exemplo, é uma delas.

Quando consumido moderadamente e com ingredientes saudáveis e adequados, o molho possui as seguintes vantagens:

  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Auxilia no funcionamento do intestino;
  • Diminui o colesterol ruim.

Porém, as pessoas alérgicas à lactose ou algum outro componente devem ter cuidado ao consumir o molho. Isso porque o mesmo pode levar creme de leite e diversos outros ingredientes que podem causar alguma reação em pessoas intolerantes.

Justamente por permitir a substituição de ingredientes, o molho tártaro é um dos molhos preferidos de pessoas de todo o mundo, sendo possível produzi-lo das mais variadas e criativas formas, agregando saúde e sabor em um só alimento. Experimente!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo