Mondial de la Bière é um importante festival de cervejas artesanais

Inicio » Agronegócio » Mondial de la Bière é um importante festival de cervejas artesanais
28/10/2020 Por
Mondial de la Bière é um importante festival de cervejas artesanais

Mondial de la Bière é referência entre os amantes de cervejas. É um festival de cervejas artesanais. Criado no Canadá há 26 anos, hoje em dia é realizado em três países. O festival teve início em 1994 e a cada ano vai ganhando notoriedade entre pessoas do mundo todo.

Aqui no Brasil, o Mondial de la Bière é realizado em dois estados, sendo no estado do Rio de Janeiro e no estado de São Paulo. O festival também conta com produções anuais no Canadá, que é o país de origem, e também na França.

Mondial de la Bière

O que é Mondial de la Bière?

Mondial de la Bière é o maior festival de cervejas artesanais e premium do mundo. Assim, esse festival, que tem sua origem no Canadá, já possui duas edições no território brasileiro e estima-se que cresça mais. Dessa forma, é realizado no Rio de Janeiro desde o ano de 2013 e, em São Paulo, desde 2018, e a cada ano ele se torna muito mais popular.

Vejamos agora alguns pontos fortes que estão solidificando o Mondial de la Bière:

  • Reunir fabricantes, distribuidores e importadores de cervejas artesanais e premium;
  • Atingir público qualificado e gerar novos negócios;
  • Difundir a cultura cervejeira para todo o país.

Rio de Janeiro

O Mondial de la Bière Rio é a edição anual que acontece no Rio de Janeiro, e também é a edição original brasileira. Foi no Rio que aconteceu a primeira edição deste festival, no ano de 2013. Desde então, cariocas se divertem no festival e o mesmo chama um grande público de outros locais.

A edição do ano de 2019 aconteceu no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 04 e 08 de setembro. Outrossim, 0s valores dos ingressos iam de R$ 100 a R$ 120, sendo estes os valores da entrada inteira.

Com a crescente tecnologia, os mesmos eram disponibilizados para compra através do site ou fisicamente em dez bares selecionados especialmente para a venda e, de quebra, para divulgação do próprio lugar.

O festival de cervejas também oferece uma modalidade com desconto no valor da entrada exigindo a doação de 1 kg de alimento não perecível. Com essa modalidade, a organização do evento já arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos, que foram doados para instituições solidárias.

Com isso, sabe-se que o Mondial de la Bière também atua como uma forma de auxiliar os menos favorecidos e oferecer uma chance de muitas famílias terem comida na mesa e muitas instituições serem agraciadas com doações de itens, esses que são de grande necessidade.

O Mondial de la Bière Rio também contou em sua última edição com 45 mil visitantes e clientes. Além disso, cerca de 160 diferentes cervejarias marcaram presença. O festival também se trata de um grande colaborador para a divulgação do trabalho artesanal cervejeiro.

Foram 396 inscritos no MBeer Contest Brazil na última edição do RJ. A cervejaria que levou a platina foi a Wonderland Brewery, com o rótulo Timeless Porter. Além deste rótulo, outros 10 foram premiados com a medalha de ouro.

Mondial de la Bière

Mondial de la Bière SP

O Mondial de la Bière SP é a edição anual deste festival de cervejas artesanais e premium que acontece em São Paulo. O mesmo é realizado anualmente na capital desde 2018, e teve em 2019 a sua segunda edição que ocorreu na Arca da Vila Leopoldina.

O evento foi realizado na capital nos dias 30 de maio a 2 de junho e contou com mais de 80 cervejarias e mais de 12 mil visitantes. Outrossim, o número mais impressionante dessa edição foram as 5 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados.

Esses alimentos foram resultados da modalidade Cervejeiro Solidário, que é a categoria que oferece desconto no valor da entrada para o visitante que doa 1 kg de alimento. Essa coleta foi uma parceria entre a organização do evento e o SESC SP.

Além dos mais de 600 rótulos oferecidos aos visitantes, o evento contou também com diferentes atrações musicais, diversos Food Trucks e o MBeer Contest Brazil, que é a competição cervejeira que acontece no festival, contando com jurados nacionais e internacionais.

Na última edição de São Paulo, foram 131 rótulos inscritos para a competição. Além disso,o prêmio maior ficou com a cervejaria Antuérpia, com o rótulo Nikita Cherry Hickey. Outrossim, 10 rótulos receberam a medalha de ouro.

Para quem procura diversão e ótima cerveja através de um bom passatempo, o festival é a opção mais acolhedora e dentro dos padrões desejados por toda e qualquer pessoa que goste de um lazer em família, com amigos, sozinhos ou como um passeio romântico.

A importância do Mondial de la Bière

O Mondial de la Bière é, sem dúvidas, um dos festivais pioneiros no Brasil dentro do segmento das cervejas artesanais e premium. Além disso, através da interação entre fabricantes, distribuidores e importadores, o festival contribui para a valorização das cervejarias nacionais.

Dentro do evento, acontece o MBeer Contest Brazil, com jurados nacionais e internacionais. Ganhar uma premiação nesta competição agrega grande valor à cervejaria e ao rótulo premiado. Assim, entre as cervejarias participantes, esse é um título de grande interesse.

O evento também dá espaço para a gastronomia, contando com diversos Food Trucks tanto na edição do Rio de Janeiro quanto na edição de São Paulo. A música e os artistas também são beneficiados com a realização do festival.

A modalidade Cervejeiro Solidário oferece uma contribuição para a sociedade através da captação de alimentos não perecíveis. Dessa maneira, os alimentos beneficiam organizações solidárias e também contribuem para que o festival se solidifique cada vez mais.

O Mondial Club é um clube de vantagens que foi criado para fidelizar o seu público. Outrossim, os membros oficiais do Mondial Club podem obter benefícios como receber brindes o ano todo, sendo esses:

  • Cervejas;
  • Bonés;
  • Cartões de consumo em bares.

Ademais, os membros também podem visitar fábricas e conhecer de perto todo o processo de fabricação de cerveja, como ela agrega vantagens para os produtores dos ingredientes utilizados e como isso impacta positivamente a economia.

O Mondial de la Bière é um evento completo que oferece para os seus visitantes uma experiência única, repleta de boa cerveja, gastronomia e arte. Dessa forma, o festival vem crescendo a cada ano e a cada edição.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo