O naan é um pão típico indiano de receita muito antiga

Inicio » Agronegócio » O naan é um pão típico indiano de receita muito antiga
06/11/2020 Por
O naan é um pão típico indiano de receita muito antiga

O pão naan pode ser consumido como acompanhamento para várias receitas. A culinária indiana é apreciada ao redor do mundo por seus temperos, cores e sabores. Para quem aprecia a culinária indiana, o naan é um prato básico. Para quem não aprecia ou nunca provou, vale a pena conhecer esse alimento, que apesar de simples é prático e saboroso.

O naan é na verdade um pão indiano, com uma receita bem básica à base de farinha de trigo e fácil de ser preparado.

naan

O que é naan?

A culinária indiana é famosa por suas cores e temperos. Apesar disso, também há receitas mais simples mas igualmente saborosas. Assim é o naan, o tradicional pão redondo e achatado de origem indiana.

O naan é uma receita à base de farinha de trigo, que geralmente serve como acompanhamento para outras refeições. Na receita original, na Índia, esse pão é assado em tandur. O tandur, por sua vez, é um tipo de forno, geralmente feito de barro em forma de ânfora (espécie de jarro).

Então fogo dentro do tandur, e o pão é colocado pra assar nas paredes desse forno. O naan fica pronto rapidamente, pois é mais fino que um pão comum e fica bem próximo do calor do fogo.

Como fazer pão naan?

O pão naan é diferente da maioria dos pães que conhecemos, pois ele é mais fino e achatado, com uma massa mais leve.

Para preparar a receita, você vai precisar de cerca de 150 ml de água; 50 gramas de açúcar refinado;
100 g de iogurte natural; 5 gramas de fermento em pó químico e 30 gramas de fermento biológico; 10 gramas de sal e 1 ovo para pincelar.

Para preparar, comece peneirando a farinha de trigo em um recipiente e em seguida acrescente o sal e o açúcar e misture. Se quiser incrementar com mais alguns temperos, essa é a hora. Pode-se acrescentar páprica e orégano.

Em seguida, acrescente o iogurte e a água e mexa bem até que os ingredientes estejam bem misturados. Adicione os dois fermentos e continue misturando até que a massa fique lisinha e consistente. Sove a massa e separe em 12 unidades e, em uma superfície com um pouco de farinha, sove cada unidade e abra cada uma delas com um cilindro, até que fiquem finas e arredondadas.

naan
Deixe as unidades descansarem por até uma hora para crescer um pouco. Então, se quiser, pode bater o ovo para pincelar sobre cada massa. Como por aqui não é comum o forno tandur, você pode assar seu naan em uma frigideira, até que eles fiquem com a casca crocante. Se quiser, antes de colocar na frigideira, acrescente um fio de azeite para não grudar.

Naan chapati

O naan cahapati é uma versão sem fermento. Para preparar, é preciso 200 gramas de farinha integral; 100 gramas de farinha de trigo e uma pitada de sal. Então, misture tudo e acrescente um pouco de água morna até dar ponto e também um pouco de margarina.

Deixe a massa descansar por 30 minutos e então faça bolinhas e abra cada uma. Depois, pode ser assado em uma chapa ou frigideira e vire para assar bem os dois lados, cerca de 2 minutos cada lado. Consuma ainda quentinhos seu pão naan.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo