Novilho é um boi de pouca idade ou de pequeno porte

Inicio » Pecuária » Novilho é um boi de pouca idade ou de pequeno porte
26/06/2020 Por
Novilho é um boi de pouca idade ou de pequeno porte

O novilho tem entre 18 e 30 meses de idade

A indústria de carne no Brasil é de grande porte e normalmente os gados são abatidos depois de alcançaram a idade de 36 meses. Mas o novilho é um diferencial nesse quesito, pois é abatido muito mais novo.

Essa forma de abate diferenciada, com toda a criação que é especializada, faz com que a carne do novilho tenha um sabor muito mais acentuado.

Novilho

O que é novilho?

Novilho é um tipo de gado que é criado com cuidados especiais para que atinja determinado tamanho, peso e idade até que seja encaminhado para o abate.

O novilho precoce tem o importante diferencial de possuir uma quantidade de gordura mais adequada em sua carne, o que é cuidado de forma atenta pelos criadores.

Além disso, para entender melhor o que é novilho, é importante mencionar que os criadores desse tipo de gado utilizam pesquisas e estratégias especializadas para que consigam fazer com que o novilho animal se desenvolva nas condições desejadas.

Ademais, o significado de novilho também tem um grande cunho financeiro. Pois, como a carne é diferenciada, o valor que o pecuarista recebe pela carne de novilho é maior que o recebido por gados criados de forma normal.

Bônus recebido

A recria de novilhas pode ser dividida em vários tipos e um deles é justamente essa, onde o pecuarista toma cuidados especiais com o novilho e consegue obter um tipo de gado especial e com qualidades diferenciadas que são um grande atrativo.

Se ele consegue oferecer um animal dentro dos padrões exigidos, com idade pouca, taxa de gordura adequada, acabamento diferenciado, ele consegue fazer a venda e adquirir um bônus financeiro que somente existe nesse tipo de pecuária.

Isso ocorre por diversos motivos. Um dos principais é porque todo o trabalho de criação do novilho demanda maior cuidado, consequentemente os gastos que o pecuarista tem são muito maiores do que os gastos com uma criação normal de gado.

Por isso, quando o novilho atende a todas as exigências do seu tipo de produção, o criador é recompensado com esse bônus, de forma que a produção não seja desvalorizada e acabe por desmotivar esse tipo de criação.

Diferenciais do novilho

Um dos grandes diferenciados na criação de tipo de gado é o pasto utilizado na sua alimentação, pois é um pasto diferenciado e controlado de forma exclusiva. Isto resulta em maior qualidade na alimentação do animal.

O pasto possui ligação direta com a quantidade de gordura que o animal vai ter. Por isso é tão importante que haja esse cuidado na alimentação do novilho.

Ademais, o animal possui outros diferenciais, como:

  • Genética;
  • Técnicas de manejo;
  • Complemento de alimentação de forma adequada.

Novilho

Vantagens

Para o criador, o novilho rende muito mais do que a criação de gados em idade normal para o abate.

Ou seja, a vantagem financeira é a que mais agrada aos pecuaristas e à indústria de gado do país, o que é um dos principais motivos para que os criadores trabalhem com esse tipo de criação.

Primeiramente, o abate ocorre 12 meses antes do esperado para um boi. Isso diminui o tempo em que o criador precisa cuidar e estar disponível para o animal. Isso diminui a quantidade de recursos que seria utilizada durante aqueles 12 meses.

Além disso, a comercialização desse tipo de boi pode acarretar um rendimento de até 30% a mais em comparação com outros setores da agropecuária levando em consideração a criação normal de gado.

Dessa forma, apesar de ser um investimento grande para que o pecuarista adquira as condições necessárias para criar um novilho precoce, depois de atingidas essas condições, a vantagem econômica compensa muito.

Novilho Nelore

O novilho Nelore é um tipo matriz para a produção de gado de corte. Ele pode utilizar gado Angus e Nelore ou Caracu e Nelore, por exemplo.

O cruzamento de raças às vezes pode ser uma questão para os criadores. Isto porque estudos e índices apontam que os gados cruzados consomem maior quantidade de alimentado do que os gados que não foram cruzados.

Assim, é preciso que uma avaliação seja feita para definir a melhor maneira de criação para o pecuarista.

Diferenciais práticos da carne

O consumo de carne possui grande proporção ao longo do país e em outros países, seja em churrasco ou outros tipos de preparo.

Dentro disso, a qualidade da carne do novilho ganha grande destaque, principalmente quando o assunto é novilho na brasa.

Ao escolher uma carne para assar na braça, em geral as pessoas buscam pelo aspecto, procurando boa aparência, cor, tamanho e forma. Além disso, o que influencia na escolha da carne também pode ser a textura, maciez, sabor e consistência.

E tudo isso a carne do novilho possui de forma a agradar o paladar até do mais exigente em churrascos.

Um novilho, quando chega no peso ideal para ser abatido, possui tamanho adequado. Isto gera cortes excelentes e muito eficientes para serem assados na brasa.

Com isso, pode ser constatado que o tamanho da peça importa ao consumidor.

Além disso, o sabor que a carne de novilho oferece ao consumidor do churrasco ou de outro tipo de preparação, também é diferenciado.

Como o animal recebeu alimentações especiais, cuidados apropriados e passou por todo um processo de criação que permitiu que, mesmo mais novo, estivesse pronto para o abate, isso tudo resultado em um sabor inigualável na carne.

Por isso, a carne de novilho novo é uma das mais requisitadas em açougues não só no Brasil, como na Argentina também, por exemplo. Sendo que a Argentina é uma grande consumidora de carne bovina e conhece o que há de melhor para ser consumido, é possível imaginar sua importância.

Novilho

Considerações finais

Dessa maneira, a criação de gado ganhou uma nova forma de oferecer cortes de carne ainda mais saborosos. Junto disso, os pecuaristas adquiriram uma nova fonte de renda ao adentrar no segmento de criação de novilhos precoces.

Assim, todos saem ganhando e mesmo que o processo de criação do novilho seja muito mais minucioso e expansivo financeiramente, a recompensa é satisfatória. Ademais, faz com que esse tipo de indústria cresça cada vez mais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo