O óleo de canela pode ser utilizado para aromatizar a casa e tem função relaxante. A canela possui diversos usos, seja na culinária e até mesmo para buscar alguns benefícios para a saúde, através do óleo de canela.
O óleo de canela é muito apreciado por seu aroma e muito é utilizado em aromaterapias, por suas propriedades cosméticas e até medicinais.
O que é óleo de canela?
O óleo de canela, bem como a canela em si como especiaria que utilizamos no dia a dia deriva da casca ou folhas de vários tipos de árvores, principalmente das espécies Cinnamomum verum, também chamada de canela – verdadeira ou canela do ceilão e a Cinnamomum cassia.
Aliás, grande parte do óleos essenciais de canela disponíveis no mercado deriva da Cinnamomum cassia, já que a canela que vem da Cinnamomum verum é mais difícil de ser encontrada em mercados convencionais e é então uma variedade mais cara.
Dentre os maiores produtores de canela do mundo, estão a Índia, a China e o Sri Lanka.
Óleo essencial de canela
O óleo essencial de canela geralmente apresenta um aroma adocicado e relativamente picante, sendo muito apreciado na aromaterapia.
Assim, esse óleo pode ser usado na aromaterapia, tendo propriedades que ajudam a combater infecções. A aromaterapia, por sua vez, é utilizada há muitos anos como alternativa para os cuidados físicos, emocionais e com também como autocuidado com a pele e para o bem-estar, como relaxamento.
De modo geral, a aromaterapia utiliza os óleos essenciais extraídos de diversas plantas, de suas folhas e talos.
Alguns óleos vegetais são utilizados nessas práticas terapêuticas por conterem componentes que fazem bem para a saúde. Um deles, é o óleo de canela.
Além de terapias, o óleo pode ser usado em banhos de imersão e no chuveiro, e, inclusive, para aromatizar ambientes. Assim, dentre os benefícios observados estão:
- propriedades anti-inflamatórias que ajudam a tratar, por exemplo, sintomas incômodos de resfriados, ajudando a prevenir o muco e limpar as vias nasais;
- o óleo de canela ajuda a reduzir dores de cabeça, contribuindo para o bom andamento do fluxo sanguíneo. Dessa forma, para esta mesma finalidade, o óleo também pode ser utilizado através de difusão pela casa ou inalação, aliviando as dores de cabeça;
- ação relaxante; assim como ajuda aliviar dores de cabeça, se combinada com essências naturais, como laranja e cravo da índia, também auxilia no bem-estar e relaxamento de corpo e mente.
Como fazer óleo de canela?
Para fazer o óleo de canela em casa, há uma receita simples, onde você vai precisar apenas de uns paus de canela e um bom azeite.
Preparo: em um frasco de vidro escuro, coloque dois ou três paus de canela. A quantidade de canela na verdade depende de como você vai preferir o aroma e sua intensidade, se mais forte ou mais fraco.
Em seguida, cubra os paus de canela no frasco com o azeite, tampe o vidro e agite um pouco. Feito isso, guarde o frasco em um local seco por cerca de 25 ou 30 dias. Lembre de todos os dias agitar um pouco o frasco para misturar o azeite e a canela e assim obter o máximo potencial do produto.
Passado esse tempo, retire os paus de canela do vidro, mantendo apenas o azeite. E então, seu óleo de canela estará pronto para uso.