O óleo de jojoba tem utilidade estética e medicinal, o que é muito positivo, visto que cada vez mais pessoas buscam recursos mais naturais e menos químicos para tratar de fatores estéticos. Você com certeza já conhece o óleo de coco, o óleo de banana, mas saiba que o óleo de jojoba também é um excelente produto. Dependendo de como é usado, pode até auxiliar com fatores medicinais.
No geral, o óleo de jojoba é utilizado para a pele por seu forte poder hidratante, mas também existe quem utilize no cabelo por diversos motivos. Não é incomum que ele faça parte da constituição de shampoos, assim como a alfazema ou a babosa.
O que é óleo de jojoba?
Antes de entender o que é óleo de jojoba, você precisa entender o que é a própria jojoba. É basicamente um arbusto nativo do México e dos Estados Unidos, sendo a única espécie de sua família, Simmondsiaceae, o que a torna rara.
Na verdade, ela cresceu durante muito tempo passando despercebida nos Estados Unidos, portanto, suas utilidades para produtos estéticos e medicinais são relativamente recentes. No princípio o seu óleo era utilizado para cozinha, pois era muito eficiente com resistência a altas temperaturas.
Os indígenas já utilizavam há muito tempo, mas a utilização pela indústria estética e a pesquisa por cientistas é algo mais recente.
O produto puro e bem tratado possui um valor elevado de mercado, mas a indústria cosmética não hesita em pagar os valores. Leve em consideração, ainda, que a jojoba é a única de sua família, então, o valor tende a ser ainda maior devido à sua raridade.
O óleo de jojoba é utilizado também para funções medicinais e ajuda o ecossistema, mas você vai entender isso mais abaixo. Antes, vamos ver alguns benefícios do óleo de jojoba.
Benefícios do óleo de jojoba na pele
Quando nos perguntamos para que serve óleo de jojoba, o aspecto estético logo aparece. O óleo de jojoba possui muitas características próximas da oleosidade naturalmente produzida pela pele, portanto, tem seu uso recomendado para peles secas. Mas não pense que só possui essa função.
Seu poder de hidratar é impressionante, tanto que o mercado de estética está dando muita atenção para o produto e investindo bastante em pesquisas, estudos e fabricação de fórmulas.
Só de ser passado na pele já previne ressecamento, rachaduras e atrasa bastante o envelhecimento, melhora a elasticidade e muito mais. De quebra, ele ainda pode funcionar como o famoso Leite de Rosas e remover facilmente maquiagens, de maneira que não agrida a pele e não deixe resíduos.
Ainda estão sendo feitas pesquisas que confirmem que o óleo de jojoba é bom para acne, mas os resultados estão sendo favoráveis. Inclusive, indígenas americanos e mexicanos utilizam e afirmam que auxilia na proteção e elimina a acne.
Também já existem pesquisas sobre o tratamento do óleo para problemas de pele, como coceiras e infecções, e os resultados se mostram sempre favoráveis. Por exemplo, ele já é recomendado caso a pele possua rosácea, uma inflamação crônica da pele.
Cortes e feridas comuns também podem ser tratados tranquilamente com o óleo de jojoba que, além de auxiliar na regeneração, possui efeitos antibióticos e anti-inflamatórios.
Na verdade, ele possui uma compatibilidade incrível com o óleo produzido naturalmente pelo corpo humano (uma espécie de sebo). O óleo é mais parecido com uma cera do que com outros óleos vegetais, mas seus efeitos são excelentes para nossa pele.
Benefícios do óleo de jojoba para o cabelo
O óleo de jojoba para cabelo é um hidratante tão poderoso quanto o óleo de coco ou de banana e existem aqueles que afirmam que é até melhor em alguns aspectos. Além de hidratar, ele possui uma função protetora, que evita que o cabelo resseque ou quebre, além de evitar o famoso frizz.
Ao passar no couro cabeludo, o óleo auxilia a diminuir a caspa e ainda o protege, evitando machucados e mais caspa no futuro. Além disso, também favorece o crescimento de novos fios de cabelo e esse é um dos principais motivos para a atenção da indústria da estética.
Não só o óleo de jojoba favorece o crescimento de novos fios, como auxilia o cabelo já presente a crescer mais rápido, mais forte e mais brilhoso. Dessa forma, ele também diminui a queda, o que é ótimo para aqueles que sofrem com esse problema.
Óleo de jojoba e o ecossistema
Até pode parecer estranho, mas o óleo de jojoba pode ser a salvação para inúmeras baleias. Existe um óleo chamado espermacete, também conhecido como óleo de cachalote que, infelizmente, só pode ser extraído ao matar essas baleias.
Ele é utilizado por conta de seu alto valor estético, além de ser muito caro no mercado, por não haver nada que cause efeitos iguais. E é justamente aí é que entra o óleo de jojoba, pois ele é muito parecido em sua constituição com o óleo de cachalote.
Na verdade, alguns estudos afirmam até que ele é superior em diversos aspectos e pode ser um substituto para o espermacete. Dessa forma, inúmeras baleias seriam poupadas de caças ilegais, graças a um simples óleo que se demonstrou melhor.
O óleo de jojoba pode ser consumido?
Não existe nenhum tipo de receita ou indicações para o consumo do óleo de jojoba, diferentemente do óleo de coco, por exemplo. Nada impede que, no futuro, o óleo não possa ser consumido, caso se demonstre eficiente em dietas e com alto valor nutritivo.
Atualmente ele é apenas utilizado para questões estéticas na pele e no cabelo, além, é claro, dos fatores medicinais que proporciona.
Fica difícil dizer até onde é medicinal e até onde é estético, afinal, lidar com problemas e erupções na pele é algo que envolve a sua saúde, mas também sua aparência e estética, assim como lidar com a proteção do couro cabeludo e a cura de feridas diversas.
O fato é que o óleo de jojoba é um excelente aliado natural para aqueles que buscam produtos de ótima qualidade para tratamentos capilares e da pele. Seja uma pessoa que está com algum problema, ou mesmo aquela que só busca melhorar a sua aparência, o óleo tem a sua função.