Ovelheiro gaúcho é cão de pastoreio e de origem brasileira

Inicio » Agronegócio » Ovelheiro gaúcho é cão de pastoreio e de origem brasileira
12/04/2021 Por
Ovelheiro gaúcho é cão de pastoreio e de origem brasileira

O cachorro ovelheiro gaúcho está entre os principais cães que fazem pastoreio. Antes de mais nada, estamos falando de cachorro de origem brasileira, vindo do Estado do Rio Grande do Sul (RS).

O ovelheiro gaúcho está na lista de cães de pastoreio, justamente, por ter ótimas habilidades para desempenhar a função, com temperamento manso e boa força física. Além disso, é um animal muito obediente, aceitando comandos com facilidade.

Ele é considerado um cachorro para pastoreio também por ser um animal tranquilo, mas que se mantém em alerta. É um cachorro que late bastante, avisando aos que estão ao redor que há a presença de um possível invasor.

ovelheiro gaúcho conduzindo ovelhas

Quais as principais características do ovelheiro gaúcho?

Assim como demais cães de pastoreio, o ovelheiro gaúcho tem como característica ser um animal inteligente, ágil e leal aos seus tutores. Tem como características físicas:

  • É parecido como a raça Border Collie, um cachorro que também integra a lista de cães para pastoreio
  • Tem uma estatura mediana, o que facilita sua movimentação ágil e precisa durante a condução e proteção do rebanho
  • Possui diferentes cores e tem o pelo de tamanho mediano
  • É um animal com focinho alongado

5 raças famosas no pastoreio

Antes de tudo, o ovelheiro gaúcho está entre os mais apreciados para o pastoreio, tendo habilidades suficientes para conduzir gados e ovelhas. Existem diversas outras raças que também desempenham o papel com eficiência, sendo grandes aliados de agropecuários que necessitam de apoio na condução de animais.

Um deles, já bastante conhecido no Brasil inteiro, é o Pastor Alemão. O pastor é um cachorro grande, que pode pesar 40kg. É comum ver pastores em ações com a polícia e bombeiros, atuando em operações como busca de vítimas e apreensão de drogas. Além disso, o pastor alemão é dócil e esperto, inteligente para a execução de comandos.

O Border Collie tem aspecto físico semelhante ao ovelheiro gaúcho. Sua inteligência chama a atenção no mundo todo, além de sua habilidade em se manter esperto para identificar possíveis predadores. Enfim, é um animal com excelente porte físico e muita energia.

O Pastor Belga também é uma raça com habilidades úteis no pastoreio, se adaptando muito bem a fazendas grandes, com espaço amplo. Do mesmo modo, é um animal dócil, mas também precisa ser adestrado por profissionais que conheçam o instinto protetor da raça.

O cachorro corgi se diferencia muito entre as raças anteriores, já que se trata de um animal com aspecto comprido e curto. Ainda assim, sua inteligência contribui para o auxílio com o pastoreio dos rebanhos. É um animal com bastante energia, apesar de ter recorrentes problemas na coluna por causa de sobrepeso.

Raças de pastoreio são ótimas escolhas

Todas as raças voltadas para pastoreio têm em comum uma grande habilidade para aprender comandos com facilidade, demonstrando uma grande inteligência do animal. Além disso, todos esses cães têm alta carga de energia que precisa ser gasta, fazendo exercícios rotineiramente.

Animais como o ovelheiro gaúcho contribuem consideravelmente para o bom desempenho das propriedades rurais que lidam com a criação de animais, fortalecendo o alto desempenho do agronegócio.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo