Ícone do site Agro20
Agronegócio

Pão de alho é iguaria muito apreciada ao lado de carnes

Originário da cozinha italiana, o pão de alho contribui significativamente para o consumo anual de mais de 10 milhões de toneladas de trigo no Brasil. Com certeza, sucesso em qualquer roda de churrasco como aperitivo, o pão de alho é uma receita italiana que utiliza diferentes ingredientes para fazer o recheio desse delicioso pão.

Além do sabor irresistível, sem dúvida outro motivo que eleva a popularidade do pão de alho é o modo de preparo simples com ingredientes fáceis de serem encontrados e a um bom preço. O Brasil consome anualmente mais de 10 milhões de toneladas de trigo, bem mais do que a sua capacidade de produção, necessitando, por isso, importar grande volume desse grão com os vizinhos do Mercosul.

O que é pão de alho?

Pão de alho é uma receita que tem origem na cozinha italiana e consiste no guarnecimento de algum tipo de pão com recheio à base de alho e uma camada na superfície com azeite ou manteiga, contendo algum tempero, geralmente salsinha.

O preparo do pão de alho é finalizado ao ser grelhado, tostado ou assado no forno.

Tradicionalmente é servido como acompanhamento de uma refeição, um aperitivo. No Brasil, é muito frequente como complemento de churrasco.

Com a popularização desse pão no gosto popular, não demorou para que outras versões do alimento surgissem, incrementando mais a receita e fornecendo opções para todos os tipos de gosto.

Tanto a receita do pão de alho simples como as mais sofisticadas não exigem muito investimento e nem muito tempo para serem feitas.

Receita de pão de alho

A seguir, você irá comprovar a simplicidade da receita de pão de alho, pois vamos apresentá-la junto à variações que se tornaram populares. Confira!

Como fazer pão de alho?

Depois de bater tanto na tecla da simplicidade da receita, afinal, como fazer pão de alho?

Você irá precisar, primeiramente, reunir os seguintes ingredientes:

Agora o modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes, mas com exceção do pão francês, em um recipiente, até que vire um creme;
  2. Corte o pão francês de modo a recheá-lo com o creme;
  3. Com um papel alumínio, enrole os pães em um forno a 200 °C por 15 minutos;
  4. Quando estiver assado, basta finalizar aplicando uma salsinha picada.

Pão de alho com queijo

Sem dúvida, outra receita muito famosa é a que leva queijo.

Os ingredientes:

O modo de preparo:

  1. Em uma frigideira a fogo baixo, derreta a manteiga. Com o auxílio de uma colher, retire a espuma formada;
  2. Adicione a manteiga na frigideira, o alho já picado e amassado;
  3. Coloque a mistura de manteiga e alho dentro do pão francês ou de cachorro quente. Adicione ao recheio o queijo ralado;
  4. Ao fechar o pão, umedeça a parte superior com uma camada de manteiga e alho e finalize com mais uma porção de queijo;
  5. Para dourar e derreter o queijo, leve para a grelha, forno ou para a churrasqueira.

Pão de alho com requeijão

Sem dúvida, outra receita de sucesso é que leva recheio de requeijão.

Confira a lista de ingredientes:

Para preparar esse pão, faça o seguinte:

  1. Misture as ervas, o requeijão e a manteiga em um pote. Passe a pasta no pão, inclusive no interior, e cubra a superfície e o interior do pão com parmesão;
  2. Depois leve para a grelha, churrasqueira, forno, onde preferir, para dourar. Na hora de servir, fatie o pão.

Mercado de trigo no Brasil

Como bem sabemos, um dos principais ingredientes do pão é o trigo.

O consumo anual desse grão no Brasil ultrapassa 10 milhões de toneladas. Isso é um problema, pois a nossa capacidade de produção mal chega a 5 milhões de toneladas anuais, obrigando o país a importar mais da metade de sua demanda de países vizinhos, em especial os do Mercosul.

Nosso principal parceiro comercial na oferta desse grão é a Argentina.

A média de hectares do Brasil na produção de trigo chega a 1,9 milhões. Quanto à produção de grãos, o país produz algo em torno de 232,6 milhões de toneladas anuais.

Esse número é um pouco maior do que o total de habitantes do país que hoje se encontra em 220 milhões. Isso, portanto, significa que o consumo per capita é de mais de uma tonelada.

Combinações com pão de alho

E não é só no churrasco que esse pão cai bem. Sem dúvida, é um ótimo acompanhante de comes e bebes. A seguir, listamos alguns alimentos e bebidas que combinam com o pão de alho.

Sopas e caldos

Certamente você já ouviu falar de molhar o pãozinho na sopa, não é mesmo? Mas e se esse pãozinho não for um qualquer, mas um com recheio e tempero todo especial? É o caso do pão de alho. Combina perfeitamente com sopas e caldos, fornecendo sabores indescritíveis ao conjunto.

Cerveja

Se gosta de um pão de alho com tempero picante, a dica é investir em cervejas comuns como lager e pilsen. Mas se busca algo para harmonizar-se de frente com a bebida, cervejas mais fortes e frutadas são uma ótima escolha.

Vinho

Sim, pão de alho também é um ótimo complemento para vinhos. O segredo é saber escolher o vinho certo para garantir a harmonização.

O vinho seco é mais brando, por isso, não vai apagar o sabor acentuado do pão de alho. O branco é o mais indicado para harmonização, por ser mais adocicado. O tinto é mais arriscado, pois os sabores distintos podem não fazer uma boa composição. No entanto, quando ocorre, gera uma experiência marcante e surpreendente. Merlot ou Pinot Noir são os mais indicados nesse caso.

Sair da versão mobile